Os deputados Cabo Gilberto Silva (PL) e Wallber Virgolino (PL) e o ex-candidato ao governo pelo PL em 2022, Nilvan Ferreira, resolveram peitar a executiva nacional do PL.
(Conversa Política, no Jornal da Paraíba, em 15/019/2023)
Os deputados Cabo Gilberto Silva (PL) e Wallber Virgolino (PL) e o ex-candidato ao governo pelo PL em 2022, Nilvan Ferreira, resolveram peitar a executiva nacional do PL e anunciaram, nesta sexta-feira (15), que um deles sairá candidato nas eleições pela prefeitura de João Pessoa em 2024. A decisão entre em rota de colisão com a decisão do partido em lançar o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
“Depois de uma reunião na tarde desta sexta-feira, debatendo os rumos da política nacional, as estratégias para as eleições municipais e a importância dos grupos conservadores no processo de escolha, definimos que até o mês de dezembro anunciaremos o nome de consenso para a disputa de 2024”, disse Cabo Gilberto, em vídeo postado nas redes sociais.
Na publicação, Wallber comenta que questionam que a direita anda rachada na Paraíba e ironiza que ela nunca esteve tão unida, fazendo referência aos três. “A direita não tem briga. O que existem são rusgas com a direção estadual do PL. Mas, a direita está unida. Nós três estamos firmes e fortes”, reiterou.
O Conversa Política apurou que qual dos três deve ser o candidato deve ser anunciado em novembro e, em dezembro, será anunciado para qual partido o pré-candidato deverá se filiar. Caso seja um dos deputados, esse escolhido terá que aguardar a janela partidária.
Há diálogos sendo feitos com três partidos: O União Brasil, do senador Efraim Filho, que inclusive já se reuniu com Nilvan Ferreira recentemente; o partido Novo; e também o Patriotas, antigo partido de Wallber Virgolino, hoje conduzido pelo vereador Marcílio do HBE, que é aliado do prefeito Cícero Lucena (PP).
Confira a íntegra da nota publicada pelo deputado Cabo Gilberto:
Depois de uma reunião na tarde desta sexta-feira, debatendo os rumos da política nacional, as estratégias para as eleições municipais e a importância dos grupos conservadores no processo de escolha, definimos que até o mês de dezembro anunciaremos o nome de consenso para a disputa de 2024.
É com muita responsabilidade e compromisso que informamos a todos que com diálogo com a nossa base, os conservadores e respeitando pesquisas que contratamos com o propósito de visualizar o melhor para nossa capital, iremos convergir num só nome para a prefeitura de João Pessoa.
Reiteramos o compromisso com nossas lutas, bandeiras e acima de tudo com o cidadão pessoense que busca uma opção melhor diante da atual gestão municipal.
Comentário nosso
Com Bolsonaro “nas cordas” do ringue político, ameaçado até de prisão, não será cabo eleitoral de ninguém em 2024. Isso poderá até render protagonismo político aos três divergentes nas eleições do ano que vem. A nosso ver, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga é um candidato natimorto. Se não desistir daqui prá lá, vai amargar uma derrota esmagadora. E se o partido insistir com o nome dele, vai sentir o amargor da derrota. Não sei se um dos três divergentes do partido terá futuro como candidato em outra legenda, pois o estigma de bolsonaristas pode tê-los infamado para sempre. E tenho dúvidas até se algum dos outros partidos queira acolher um deles como candidato. Vale acrescentar que a janela partidária só beneficia quem está em fim de mandato, o que não seria o caso de Cabo Gilberto e Walber Virgolino, cujo mandato vai até 2026. Conforme registra o site do TSE, “Mais recentemente, em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. Ou seja, vereadores só podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais, e deputados federais e estaduais naquela janela que ocorre seis meses antes das eleições gerais“.(LGLM)