ALPB aprova reajuste salarial de 80% para professores contratados (com comentário nosso)

By | 18/10/2023 1:14 pm

(Paraiba Online, em 18/10/2023

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Entre as matérias aprovadas na sessão itinerante realizada no município de Cajazeiras na noite dessa terça-feira (17), destaca-se a Medida Provisória 325/2023, do governo do Estado, que concede reajuste de vencimentos aos servidores contratados por excepcional interesse público no magistério estadual. A medida estabelece a valorização por reajuste salarial de 80,02% na base salarial.

Os servidores contemplados passaram a receber como vencimento, a partir do mês de julho do corrente ano, a importância de R$ 2.376,26. As demais vantagens ainda serão concedidas, como a Bolsa Avaliação Desempenho Docente, a Gratificação Temporária Docência (GTD), a Bolsa Cidadã e a Bolsa Incentivo do Programa de Modernização e Eficiência da Gestão de Aprendizagem da Paraíba (PMEGAP).

O professor prestador de serviço poderá receber como remuneração máxima o valor de até R$ 4.126,26, considerando todas as vantagens que são inerentes à docência e à sua atuação.

Comentário nosso

O governador João Azevedo não está fazendo nenhum favor em conceder este aumento aos contratados. E deve fazer a mesma coisa em relação aos contratados por excepcional interesse público para outras funções. Os contratados têm o direito de receberem igual aos efetivos, caso contrário se estaria estimulando o uso de contratados, mais baratos, em lugar de efetivos. As empresas terceirizadas, por exemploo,  são obrigadas a pagar aos seus funcionários o mesmo salário que receberiam os empregados da empresa, ao qual fornecem os trabalhadores, de acordo com a função exercida e o tempo de serviço. Ou sejam, a empresa terceirizada tem que remunerar os empregados de acordo com o salário da categoria dos empregados da empresa que utiliza os seus serviços. Caso contrário se estaria estimulando o uso de terceirizados, em prejuízo de empregados próprios. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *