A Matuta Cristal obteve uma pontuação excepcional, que lhe rendeu o prestigioso Troféu Revelation Spirit Selection.
(Portal WSCOM, em 01/11/2023)
A Cachaçaria Matuta, localizada no município de Areia, na região do Brejo da Paraíba, celebra uma conquista fenomenal no mundo dos destilados, ao receber várias medalhas no prestigioso Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles (CMB). Este evento, que é uma das competições mais importantes no segmento de destilados, ocorreu na cidade de Treviso, na Itália, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro deste ano.
O Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles é conhecido por sua seletividade e rigor na avaliação das bebidas. Os juízes, altamente qualificados e representando diversos continentes, analisaram mais de 2 mil amostras de destilados, provenientes de diferentes partes do mundo. Para receber uma medalha, as bebidas devem se destacar de forma evidente e atingir uma alta pontuação, com critérios estabelecidos pela organização.
As medalhas são concedidas com base na pontuação obtida pelas bebidas: Medalha de Prata (82,8 a 86,9 pontos), Medalha de Ouro (87 a 95,9 pontos) e Medalha Grande Ouro (96 a 100 pontos). Apenas as bebidas que conquistam a Medalha Grande Ouro são elegíveis para concorrer ao Troféu Revelation Spirit Selection, em uma segunda prova cega, garantindo assim a máxima seletividade na premiação.
No total, o Brasil conquistou 75 premiações de cachaças neste concurso internacional, e a Paraíba se destacou com 12 delas. A Matuta Cristal da Cachaçaria Matuta foi a única cachaça a conquistar o Troféu Revelation Spirit Selection, consolidando seu título de Melhor Cachaça do Brasil no concurso.
A Matuta Cristal, da Cachaçaria Matuta, obteve uma pontuação excepcional, que lhe rendeu o prestigioso Troféu Revelation Spirit Selection.
Além da Matuta Cristal, a Cachaçaria Matuta recebeu outras premiações significativas, incluindo a Medalha de Prata para a Matuta Bálsamo e Medalha de Ouro para a Matuta Umburana e a Bebida Mista Matuta Abelha Rainha. A Matuta Abelha Rainha da Matuta também fez história ao se tornar a primeira bebida mista desse tipo da Paraíba a ser premiada em um concurso internacional.
Cachaçaria Matuta, da cidade de Areia (PB), é reconhecida internacionalmente no prestigioso Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles (Foto: Divulgação/Assessoria)
Esses não foram os primeiros prêmios da Cachaçaria Matuta no Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles. Nas edições de 2021 e 2022, a marca paraibana teve dois dos seus rótulos, Matuta Black Blend e Matuta Single Blend, como vencedoras na premiação, conquistando as Medalhas de Ouro nas suas categorias.
Concursos internacionais, como o Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles, proporcionam uma oportunidade excepcional para que marcas de cachaça do Brasil possam medir suas virtudes em relação a destilados de outras categorias e obter reconhecimento internacional por seu padrão de qualidade. Ter uma medalha do CMB é um atestado de excelência e um diferencial em relação a outras marcas nacionais.
A conquista da Cachaçaria Matuta na Itália é motivo de orgulho não apenas para a empresa, mas também para o estado da Paraíba e o Brasil, demonstrando a qualidade e o potencial das bebidas destiladas brasileiras, em especial a cachaça, em competições de nível global. A premiação reforça a posição da Cachaçaria Matuta como uma referência na produção de cachaça de alta qualidade, sendo reconhecida como a melhor do país no Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles.
Comentário nosso
Eu adoroa a Matuta. Primeiramente porque a conheço de perto, já estive na Cachaçaria Matuta, em Areia, em fiscalização. Segundo porque aprecio as suas cachaças, embora hoje, só me permita beber a Matuta Abelha Rainha, mais suave do que as suas irmãs, com apenas 23% de volume, enquanto as demais têm vol 39%. (LGLM)