A Câmara de Vereadores de João Pessoa realiza, nesta segunda-feira (6), às 14h30, uma sessão especial para homenagear a Fundação Cidade Viva (FCV).
Os parlamentares destacam os relevantes serviços prestados à sociedade paraibana nos 15 anos de existência da Fundação.
A sessão especial, requerida pelo vereador Marcos Sobreira, foi aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa da Capital.
Entre as ações permanentes da Fundação Cidade Viva (FCV) estão a doação de cesta básica às famílias mais vulneráveis a cursos de qualificação profissional; do acompanhamento jurídico dos apenados até a ressocialização, por meio de instalação de fábricas em presídios masculino e feminino do Estado; passando ainda pela assistência psicológica e espiritual aos dependentes químicos e os co-dependentes (familiares); pelo serviço de assistência aos idosos, aos adolescentes e às crianças nos abrigos de longa permanência, incluindo apoio à adoção; além de trabalhos em hospitais, com moradores de rua, em atividade pedagógica complementar às crianças carentes e também na área socioambiental voltado aos catadores de materiais recicláveis.
A Fundação Cidade Viva é cristã, fundada em 2008, que busca, de forma incessante, promover em suas ações a dignificação da pessoa humana, tendo como princípio de atuação enxergar cada ser humano como criado “à imagem e semelhança de Deus”.
Autor do requerimento, o vereador Marcos Sobreira, mais conhecido como Coronel Sobreira, justificou a Sessão Especial pela quantidade e relevância de “ações profícuas e bem sucedidas da Fundação, que não faz uso do orçamento público para desenvolver os seus projetos.
Nos 15 anos de existência, foram quase 350 mil atendimentos, atuando, sobretudo, junto aos mais vulneráveis, aqueles que vivem muitas vezes no silêncio e no esquecimento.
“A Fundação, por ter autossustentabilidade, nunca usou orçamento público tampouco de emendas de parlamentares para realizar as suas ações em seus 15 anos de existência. Uma marca muito forte da Fundação tem sido a mobilização de muitos voluntários ativos. Sob ponto de vista histórico, acredito que nenhuma outra instituição na Paraíba conseguiu manter por tanto tempo voluntários ativos. Outra marca importante são as certificações. A Fundação é atualmente reconhecida como de utilidade pública nas três esferas (Municipal, Estadual e Federal) e o GodStock, movimento anual de propagação intensificada das ações da Fundação no mês de novembro, integra o calendário oficial de eventos da cidade de João Pessoa”, afirmou Sérgio Queiroz, um dos fundadores.
Queiroz acrescentou que a conquista mais recente da Fundação foi a Escola Internacional Cidade Viva, administrada também pela Fundação, ter chegado ao topo como “a melhor escola do Estado da Paraíba” e uma das melhores do País.
Moção de aplauso
Além da homenagem à Fundação Cidade Viva, haverá uma moção de aplauso na Sessão Especial à Escola Internacional Cidade Viva, por seu desempenho com base nos Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), consolidados pela edtech AIO Educação. A Escola Internacional Cidade Viva ficou em 1º lugar geral na média de pontuação do Enem de 2022, liderando entre todas as escolas do Estado da Paraíba. Os dados foram divulgados pelo jornal O Globo, no último mês de outubro.
Eixos da FCV
Como forma de dinamizar a ação social do ‘Projeto Cidade Viva’, foi criada a Fundação Cidade Viva (FCV) no ano de 2008. A Fundação, que tem a responsabilidade da ação social integral da Cidade Viva, busca promover a restauração da dignidade do ser humano e o desenvolvimento de suas potencialidades, tendo como atuação, por meio do Núcleo de Cuidado Comunitário, sete eixos: Apoio à família; Educação, esporte e cultura; Saúde; Geração de emprego e renda; Meio ambiente; Promoção da ética, direito, cidadania; e os Valores cristãos.
Atualmente, a Fundação da Cidade Viva é presidida por Samara Queiroz; tendo como CEO da Fundação, o pastor Josemar Bandeira e secretário executivo, o pastor José Marcelo Paes, enquanto os coordenadores do Núcleo de Cuidado Comunitário da Fundação Cidade Viva são os pastores Saulo Ribeiro e Moisés Lima.
Comentário nosso
Ninguém se admire se o Pastor Sérgio Queiroz for um dos mais fortes protagonistas das eleições de prefeito em João Pessoa, em 2024. Sérgio foi candidato a senador nas últimas eleições e foi muito bem votado na capital. A Fundação Cidade Viva, fundada por ele e presidida hoje por sua esposa, Samara Queiroz, tem um trabalho social respeitado em todo o Estado e principalmente em João Pessoa, sem usar dinheiro público. Se Sérgio for candidato, ninguém se surpreenda se for o único candidato capaz de se ombrear com Cícero Lucena e ir no mínimo para o segundo turno das eleições. Se ele chegar ao segundo turno, pode unir toda a oposição contra Cícero Lucena e se tornar o futuro prefeito da capital. Quem viver verá! Eu conheço de perto a inteligência e o carisma de Sérgio Queiroz e conheço, mais ou menos, a expressão da Fundação Cidade Viva, e o respeito de que desfruta entre os evangélicos de todo o Estado, com um trabalho cristão e social de primeira linha. Ao contrário de algumas outras denominações que tiram dos pobres para enriquecer seus dirigentes, a Cidade Viva mobiliza os ricos para beneficiarem os pobres. (LGLM)