Novo partido é alternativa para dissidentes do PL na Paraíba (com comentário nosso)

By | 18/11/2023 10:17 am

Procurando um novo abrigo partidário, o Triunvirato ganhou mais uma alternativa. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a fusão do PTB com o Patriota, criando o Partido da Renovação Democrática (PRD), que usará o mesmo número do extinto Democratas, o 25.

A mudança ocorreu para ‘salvar’ o PTB, após a legenda não ter alcançado a cláusula de barreira. As estimativas apontam que o novo partido receberá algo em torno de R$ 22 milhões em fundo partidário.

Na Paraíba o comando da legenda está em disputa. O presidente do PTB, Dedé Salles, trabalha para se manter no comando, mas o vereador Guga, de João Pessoa, também estaria interessado. 

Para o comunicador Nilvan Ferreira e os deputados Cabo Gilberto e Wallber Virgolino a nova legenda é uma possibilidade. 

Os três, contudo, vinham mantendo conversas com o senador Efraim Filho, do União Brasil. As negociações, até onde a visão alcança, não prosperaram tanto como previsto. Outra possibilidade para o Triunvirato é o Novo, mas os recursos disponíveis pela agremiação são um desafio.

Certo mesmo, por enquanto, é que nenhum deles pretende seguir no PL, salvo se houver uma mudança de 360 graus – o que é pouco provável.

Comentário nosso

Acreditamos que a existência de um novo partido não muda nada para Cabo Gilberto e Wallber Virgolino, que só poderão mudar de partido, a tempo de serem candidatos a prefeito em João Pessoa, se forem expulsos do PL a tempo de atenderem a exigência da legislação eleitoral para filiação partidária de candidatos, pelo fato de serem atualmente detentores de mandato. Mas a candidatura de Nilvan Ferreira já estará garantida desde que ele se filie a novo partido a tempo de cumprir a legislação eleitoral, já que Nilvan não tem mandato.  (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *