Aprovação de Flávio Dino para o STF: veja a repercussão (com comentário nosso)

By | 14/12/2023 9:47 am

(g1, 

Flávio Dino durante sabatina no Senado — Foto: Pedro França/Agência Senado

Flávio Dino durante sabatina no Senado — Foto: Pedro França/Agência Senado

Senado aprovou o nome de Flávio Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quarta-feira (13). A indicação de Dino foi aprovada com 47 votos favoráveis e 31 contrários.

Veja, a seguir, a repercussão da aprovação.

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente da República

“Parabenizo o ministro Flávio Dino e o Dr. Paulo Gonet pela confirmação, por parte do Senado, de seus nomes para o STF e para o comando da PGR. Homens de inquestionável conhecimento jurídico, farão um grande trabalho na defesa de nosso Estado Democrático de Direito, garantindo a estabilidade de instituições construídas com tanto esforço pelo povo brasileiro e seus representantes.”

  • Alexandre de Moraes, ministro do STF

“Parabéns ao Senado Federal. Nossos Poderes e Instituições saem fortalecidos com a aprovação do Ministro Flávio Dino para o STF e do prof. Paulo Gonet para PGR. Coragem, Seriedade, competência e lealdade institucional caracterizam esses dois grandes homens públicos do Brasil.”

  • Rui Costa, ministro da Casa Civil

“Parabéns ao novo ministro do STF! A trajetória e a competência de Flávio Dino serão uma grande contribuição ao Tribunal. Desejo sucesso ao amigo, aprovado hoje em sabatina no Senado, que com certeza continuará atuando para fortalecer a Justiça e o ambiente democrático no Brasil.”

  • Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas

“Parabéns ao amigo Flávio Dino por seu desempenho na sabatina no Senado e aprovação como Ministro do STF. Ganha o Brasil! Que você desempenhe sempre um trabalho justo, honesto e bondoso com o povo brasileiro, como é caraterística de sua trajetória. Boa sorte!”

  • Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais

“Parabéns ao Flávio Dino pela aprovação como ministro do STF! Sua trajetória exemplar e compromisso com a justiça são admiráveis. Que sua atuação no Supremo fortaleça ainda mais a democracia e os direitos fundamentais.”

  • Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial

“Aprovada a indicação do Flávio Dino ao STF. Desejo boa sorte e tenho convicção que Dino fará um trabalho em defesa do que temos de tão precioso: nossa democracia!”

  • Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social

“Parabéns ao mais novo ministro do STF, Flávio Dino, por sua aprovação e desempenho hoje na sabatina do Senado. Professor Dino enriqueceu o debate democrático com seu notável saber jurídico. O STF ganha um nome ético e com experiência excepcional na magistratura, no legislativo e no executivo.”

  • Renan Filho, ministro dos Transportes

“Parabenizo o novo ministro do STF Flávio Dino pela chegada à Suprema Corte do país. Estou certo de que seu saber jurídico, sua firmeza e sua honestidade farão a diferença no fortalecimento da nossa democracia e na justiça brasileira.”

  • Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania

“Parabéns ministro Flávio Dino. Agora, ministro do Supremo Tribunal Federal.”

  • Marcio Macedo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República

“O Senado Federal acaba de aprovar Flávio Dino como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo ministro do STF tem um currículo e um histórico de defesa do estado democrático de direito, além do notório saber jurídico.”

  • Sen. Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso

“O Brasil sai vitorioso com um novo ministro que trabalhará pelo fortalecimento da nossa democracia e pela defesa dos direitos fundamentais! Seu notável saber jurídico ficou mais do que comprovado na sabatina de hoje. O Judiciário ganha de volta um dos grandes! Parabéns, ministro!”

  • Jaques Wagner, líder do governo no Senado

“Parabenizo Flávio Dino pela aprovação, no Senado Federal, de seu nome para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A acertada decisão premia uma carreira de sucesso como juiz, deputado, governador e ministro da Justiça.”

  • Augusto Aras, ex-procurador-geral da República

“Felicito S. Exas., Dr. Paulo Gonet e Dr. Flávio Dino, novos PGR e Ministro do STF! Reitero os votos de êxito que expressei a ambos quando foram indicados pelo eminente Presidente da República, assim como a certeza de que farão o melhor pelo futuro do Brasil!”

  • Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente do PT

“Parabéns, ministro Flávio Dino. O Supremo Tribunal Federal e o Brasil ganham muito com a aprovação de seu nome pelo Senado esta noite. Foi uma indicação muito feliz do presidente Lula, referenciada em sua trajetória plena de méritos. Juiz, deputado, governador, senador eleito e ministro da Justiça que teve atuação firme frente a uma das mais dramáticas ameaças à democracia na História do país. A Constituição e os direitos que ela garante ganharam um grande defensor no STF.”

  • Gilmar Mendes, ministro do STF

“Felicito Flávio Dino e Paulo Gonet pela confirmação de suas indicações junto ao Senado Federal. Estou certo de que ambos honrarão o Judiciário e o Ministério Público nacionais, atuando com serenidade e desassombro a serviço da Constituição Federal. A democracia brasileira celebra com entusiasmo as aprovações ocorridas nesta noite. Parabéns!”

 

Quem é Flávio Dino?

Flávio Dino de Castro e Costa tem 55 anos, é advogado, ex-juiz, professor e político. Ele nasceu em São Luís (MA) e é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Dino foi juiz federal entre 1994 e 2006. Também atuou como juiz auxiliar no Supremo, quando presidia a Corte o então ministro Nelson Jobim. Os juízes auxiliares trabalham nos gabinetes dos ministros, na análise de processos que chegam ao tribunal.

Em 2007, deixou a magistratura para exercer o cargo de deputado federal (2007-2011). Em seguida, assumiu a presidência da agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.
Comentário nosso
É inquestionável o saber jurídico de Flávio Dino e nada se sabe que desabone a sua conduta. Resta saber se no exercício da função será um juiz imparcial e não um sabujo de quem o indicou como têm sido Nunes Marques e André Mendonça, indicados e nomeados por Bolsonaro. Além de juiz foi governador do Maranhão por oito anos e deputado federal, sendo o primeiro ministro do STF, desde a redemocratização a ter passado pelos três poderes. Entre os que o elegiaram acima, quase (exceto os dois ministros do STF) todos são partidários do atual governo que o indicou e por isso são suspeitos nos elogios que lhe fizeram.  (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *