Ele informou que na segunda-feira (12), de Carnaval, também celebrada como o dia do comerciário na região, as empresas não poderão operar com seus colaboradores.
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos, Everaldo Lima, detalhou o funcionamento do comércio durante o período de Carnaval na cidade. Ele informou que na segunda-feira (12), de Carnaval, também celebrada como o dia do comerciário na região, as empresas não poderão operar com seus colaboradores.
Segundo ele, na terça-feira (13) será opcional para as empresas decidirem se abrirão ou não, com a condição de que, em caso de abertura, os trabalhadores recebam pagamento pelo dia de feriado trabalhado e sejam concedidos uma folga em até 30 dias.
Para a Quarta-Feira de Cinzas, Everaldo Lima esclareceu que o horário de funcionamento das empresas ficará a critério de cada uma delas, permitindo flexibilidade na gestão do expediente pós-Carnaval.
Comentário nosso
Há um pequeno engano no que teria afirmado Everaldo Lima presidente do Sindicato dos Comerciários com relação ao trabalho no terça-feira de carnaval. Na verdade as empresas podem funcionar nesse dia, mas nesse caso os empregados que trabalharem receberão, como se feriado fosse, um dia de trabalho extra e uma folga dentro de trinta dias. Na realidade, nem segunda nem terça de carnaval são feriados. Em Patos há uma cláusula no acordo coletivo da categoria, portanto entre comerciantes e comerciários, pela qual a segunda será comemorada como dia do comerciário, e as empresas do comércio não podem abrir, e a terça-feira será tratada como se feriado fosse. (LGLM)