(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 20/02/2024)
Chamamos a atenção em recente Papo de Coleguinha para a importância de escolhermos bem os prefeitos e vereadores nas eleições deste ano.
Primeiro analisemos os que estão ocupando os cargos atualmente. Os vereadores são realmente atuantes, cobrando melhor desempenho do atual prefeito, fiscalizando a administração, denunciando as coisas erradas e sugerindo soluções para os problemas? Ou são meros “puxa-sacos” do prefeito? Se não estão agindo bem, está na hora de trocá-los.
O prefeito de sua cidade está trabalhando para melhorar a condição de vida dos moradores locais, tentando criar emprego e renda para a população desempregada, ou estão simplesmente quebrando o galho de um e de outro? Se nada fizeram de melhoria está na hora de trocá-lo.
Muitos candidatos vão surgir, para prefeito e para vereador. Dos candidatos a prefeito é bom examinar as suas propostas. Ele pretende fazer alguma coisa diferente do que está sendo feito, para melhorar a condição de vida da população? Criar empregos, criar oportunidades de renda? Ou vai apenas fazer as coisas que o atual prefeito está fazendo? Se tem propostas novas ele tem condições de realizá-las ou vai ficar só na promessa? Se vai ser o “mesmo Mané Luiz”, não vale a pena votar nele.
Quanto aos candidatos a vereador tenha cuidado com os que estão gastando fortunas para se eleger. Se eleito a única coisa que ele vai fazer é bajular o prefeito para recuperar o dinheiro que gastou. Basta você ver o que fizeram os que gastaram fortunas nas últimas eleições. Em Patos foram a maioria. E a maioria hoje é “puxa-saco” do prefeito.
Tenha cuidado com aqueles que você nem conhecia e que agora aparecem realizando os mais diversos benefícios. Um vereador ganha em torno de dez mil reais por mês em Patos. Como ele vai recuperar o dinheiro que gastou? Só se for se encostando no futuro prefeito para recuperar as despesas, através das mais diversas maracutaias.
Veja os vereadores que estão tendo uma atuação construtiva, fiscalizando a administração e sugerindo soluções para os problemas que estão acontecendo no município. Vale a pena votar neles de novo para reelegê-los.
Muitos outros candidatos vão aparecer. É importante que você veja os serviços que ele vem prestando à população. Seja como lideranças comunitárias, batalhando por melhorias por sua comunidade. Seja na imprensa, denunciando as irregularidades e sugerindo soluções. Mostrando as coisas erradas e o que fazer para melhorá-las. Trabalhando para melhorar a consciência do eleitor.
Se é um profissional liberal, um médico, um advogado, um dentista, um contador, o que ele faz em benefício da população, sem ser aquilo pelo que é pago? Se sempre agiu assim e não agora que é candidato a prefeito ou vereador.
É muito importante que você procure saber quem é o candidato que o procura. Se ele sempre trabalhou em favor da população ou se ele aparece agora fazendo favores só porque é candidato a alguma coisa.
Não faça papel de besta. Se alguém lhe oferece algum benefício, “fique na sua”, estão tentando comprar o seu voto. Receba, mas não vote nele, senão estará cometendo um crime eleitoral. Receber não é crime. Votar em quem tentou comprar seu voto é que é crime. Neste caso você vendeu o voto.