Muito cuidado ao escolher os novos prefeitos e vereadores nas eleições deste ano!

By | 20/02/2024 7:13 pm

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 20/02/2024)

Chamamos a atenção em recente Papo de Coleguinha para a importância de escolhermos bem os prefeitos e vereadores nas eleições deste ano.

Primeiro analisemos os que estão ocupando os cargos atualmente. Os vereadores são realmente atuantes, cobrando melhor desempenho do atual prefeito, fiscalizando a administração, denunciando as coisas erradas e sugerindo soluções para os problemas? Ou são meros “puxa-sacos” do prefeito? Se não estão agindo bem, está na hora de trocá-los.

O prefeito de sua cidade está trabalhando para melhorar a condição de vida dos moradores locais, tentando criar emprego e renda para a população desempregada, ou estão simplesmente quebrando o galho de um e de outro? Se nada fizeram de melhoria está na hora de trocá-lo.

Muitos candidatos vão surgir, para prefeito e para vereador. Dos candidatos a prefeito é bom examinar as suas propostas. Ele pretende fazer alguma coisa diferente do que está sendo feito, para melhorar a condição de vida da população? Criar empregos, criar oportunidades de renda? Ou vai apenas fazer as coisas que o atual prefeito está fazendo? Se tem propostas novas ele tem condições de realizá-las ou vai ficar só na promessa? Se vai ser o “mesmo Mané Luiz”, não vale a pena votar nele.

Quanto aos candidatos a vereador tenha cuidado com os que estão gastando fortunas para se eleger. Se eleito a única coisa que ele vai fazer é bajular o prefeito para recuperar o dinheiro que gastou. Basta você ver o que fizeram os que gastaram fortunas nas últimas eleições. Em Patos foram a maioria. E a maioria hoje é “puxa-saco” do prefeito.

Tenha cuidado com aqueles que você nem conhecia e que agora aparecem realizando os mais diversos benefícios. Um vereador ganha em torno de dez mil reais por mês em Patos. Como ele vai recuperar o dinheiro que gastou? Só se for se encostando no futuro prefeito para recuperar as despesas, através das mais diversas maracutaias.

Veja os vereadores que estão tendo uma atuação construtiva, fiscalizando a administração e sugerindo soluções para os problemas que estão acontecendo no município. Vale a pena votar neles de novo para reelegê-los.

Muitos outros candidatos vão aparecer. É importante que você veja os serviços que ele vem prestando à população. Seja como lideranças comunitárias, batalhando por melhorias por sua comunidade. Seja na imprensa, denunciando as irregularidades e sugerindo soluções. Mostrando as coisas erradas e o que fazer para melhorá-las. Trabalhando para melhorar a consciência do eleitor.

Se é um profissional liberal, um médico, um advogado, um dentista, um contador, o que ele faz em benefício da população, sem ser aquilo pelo que é pago? Se sempre agiu assim e não agora que é candidato a prefeito ou vereador.

É muito importante que você procure saber quem é o candidato que o procura. Se ele sempre trabalhou em favor da população ou se ele aparece agora fazendo favores só porque é candidato a alguma coisa.

Não faça papel de besta. Se alguém lhe oferece algum benefício, “fique na sua”, estão tentando comprar o seu voto. Receba, mas não vote nele, senão estará cometendo um crime eleitoral. Receber não é crime. Votar em quem tentou comprar seu voto é que é crime. Neste caso você vendeu o voto.

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *