Casos de arboviroses têm aumentado em todo país.
A Prefeitura de Patos, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, realizará na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, o Dia D de mobilização contra a Dengue. Enquanto a ação estadual está programada para o dia seguinte, 24 de fevereiro, o município de Patos antecipou suas atividades.
Segundo José Júnior de Medeiros, coordenador da Vigilância Ambiental Municipal de Patos, as ações serão intensificadas a partir de quarta-feira, dia 21, com um trabalho educativo voltado aos trabalhadores da empresa D´Fera, no bairro Maternidade.
Na quinta-feira, dia 22, os agentes de combate às endemias, em colaboração com os agentes comunitários de saúde, darão continuidade às atividades na Escola Municipal Senador Humberto Lucena, no bairro José Mariz. Estão previstas palestras educativas, distribuição de panfletos e visitas domiciliares durante os turnos da manhã e tarde. No mesmo dia, a Escola Municipal Sabino Ferreira Freire receberá uma ação educativa com a participação dos alunos, incluindo palestras e visitas domiciliares.
No Dia D de mobilização, sexta-feira, dia 23, os agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde estarão no distrito de Santa Gertrudes para realizar ações de conscientização junto aos alunos da Escola Municipal José Permínio Wanderley e da Escola Estadual Lúcia Wanderley de Freitas. O programa incluirá palestras educativas, distribuição de panfletos, visitas domiciliares e atividades de limpeza e remoção de lixo.
No mesmo dia, a Vigilância Ambiental Municipal realizará ações de combate à Dengue na Escola Municipal Antônio Guedes, no bairro Nova Conquista (zona sul), na UBS Pedro Firmino e novamente na Escola Municipal Senador Humberto Lucena, no bairro José Mariz.
José Júnior de Medeiros, coordenador da Vigilância Ambiental, enfatizou a importância de buscar atendimento adequado em uma unidade de saúde próxima caso surjam sintomas sugestivos de Dengue. Em caso de dúvidas sobre possíveis focos do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, os cidadãos podem entrar em contato pelo WhatsApp: (83) 98887-7476.