Paraíba está entre os 5 estados do país sem representação de mulheres na Câmara dos Deputados (com comentário nosso)

By | 17/03/2024 5:57 am
Em uma lista negativa, a Paraíba se junta ao Amazonas, Tocantins, Piauí e Alagoas em estados sem representação de mulheres na Câmara dos Deputados.

Foto: Lula Marques/AGPT

A Paraíba está entre os cinco estados do Brasil sem representação de mulheres na Câmara dos Deputados. De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (8), em uma lista negativa, a Paraíba se junta ao Amazonas, Tocantins, Piauí e Alagoas.

Ainda no âmbito estadual, entre as pessoas que se candidataram a uma vaga na Câmara dos Deputados, 35,5% eram mulheres. Em 2022, houve um total de 251 candidaturas, sendo 89 mulheres. O percentual aumentou no decorrer das eleições, saindo de 30,8% em 2014 para 32,7% em 2018 e atingindo mais de 35% em 2022.

Em relação às câmaras de vereadores, entre os eleitos, as mulheres representam atualmente 16,2%. O percentual também é maior que em 2016, quando 13,8% eram mulheres e, no total, 305 ocupavam cadeiras em câmaras municipais. Em números absolutos, o número saltou para 364 mulheres em 2020.

Quando se fala em prefeituras, mais de 16% das gestões municipais paraibana são de mulheres. Essa é a terceira menor proporção do nordeste, ficando a Paraíba à frente apenas da Bahia e Piauí. São 37 prefeituras com mulheres como prefeitas.

Comentário nosso

Cadê a “Paraíba masculina, mulher macho, sim senhor?” Embora tenhamos uma senadora e já tivemos tido uma paraibana governando São Paulo, a maior cidade do país (Luiz Erundina), além de várias bravas representantes na Câmara Federal, estamos atualmente sem nenhuma representante na Câmara dos Deputados. Parece que a função “passou a ser meio de vida” exclusivo dos homens nascidos cá entre nós. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *