Foto: Lula Marques/AGPT
A Paraíba está entre os cinco estados do Brasil sem representação de mulheres na Câmara dos Deputados. De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (8), em uma lista negativa, a Paraíba se junta ao Amazonas, Tocantins, Piauí e Alagoas.
Ainda no âmbito estadual, entre as pessoas que se candidataram a uma vaga na Câmara dos Deputados, 35,5% eram mulheres. Em 2022, houve um total de 251 candidaturas, sendo 89 mulheres. O percentual aumentou no decorrer das eleições, saindo de 30,8% em 2014 para 32,7% em 2018 e atingindo mais de 35% em 2022.
Em relação às câmaras de vereadores, entre os eleitos, as mulheres representam atualmente 16,2%. O percentual também é maior que em 2016, quando 13,8% eram mulheres e, no total, 305 ocupavam cadeiras em câmaras municipais. Em números absolutos, o número saltou para 364 mulheres em 2020.
Quando se fala em prefeituras, mais de 16% das gestões municipais paraibana são de mulheres. Essa é a terceira menor proporção do nordeste, ficando a Paraíba à frente apenas da Bahia e Piauí. São 37 prefeituras com mulheres como prefeitas.
Comentário nosso
Cadê a “Paraíba masculina, mulher macho, sim senhor?” Embora tenhamos uma senadora e já tivemos tido uma paraibana governando São Paulo, a maior cidade do país (Luiz Erundina), além de várias bravas representantes na Câmara Federal, estamos atualmente sem nenhuma representante na Câmara dos Deputados. Parece que a função “passou a ser meio de vida” exclusivo dos homens nascidos cá entre nós. (LGLM)