(Portal Wscom, em 27/03/2024)
O deputado federal Luiz Couto (PT) defendeu que o deputado estadual Luciano Cartaxo seja o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de João Pessoa. O pronunciamento favorável ao correligionário foi feito na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O pronunciamento de Luiz Couto foi feito após a executiva nacional do partido cancelar o processo de prévias que havia sido estabelecido pelo diretório municipal do partido na Capital paraibana, deixando a decisão do rumo do partido na cidade nas mãos do comando nacional.
“Quero saudar o Diretório Nacional do meu Partido que em sábia decisão encaminhou para a Executiva Nacional a decisão sobre a tática eleitoral para as Capitais de João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro e Curitiba. Aproveito a oportunidade para manifestar meu apoio à candidatura do deputado e ex-prefeito Luciano Cartaxo à prefeitura de João Pessoa. Luciano é o nome preparado para vencer as eleições e fortalecer o Partido para os desafios futuros. Faço um apelo à unidade interna como condição necessária para uma grande construção coletiva. Não podemos ir a reboque ao apoiar Cícero. Devemos, sim, é ser protagonistas com a vitória de Luciano Cartaxo”, afirmou Couto em Brasília.
Ao contrário de Couto, há uma ala no PT da Paraíba, incluindo o presidente estadual do partido, Jackson Macêdo, que defende que a pré-candidata do partido deve ser a deputada estadual Cida Ramos.
Comentário nosso
Quem sou eu para me meter com o angu alheio. Mas continuo considerando Luiz Couto como o mais lúcido e coerente das lideranças petistas do país. E concordo com ele em considerar Luciano Cartaxo como o candidato mais competitivo do partido para as disputas na capital do Estado. Se a decisão ficasse a cargo da militância Cida talvez tivesse a preferência, mas Luciano a nosso ver tem condições de atrair o eleitorado de fora do partido o que é importante numa disputa. Só ampliando a base eleitoral, há possibilidade de um sucesso do PT contra a candidatura de Cícero Lucena à reeleição, com o domínio da máquina do município. Candidaturas com a de Ruy Carneiro e de Marcelo Queiroga podem arrancar pedaços do eleitorado de Cícero, mas o PT teria um eleitorado diferenciado pela sua origem de esquerda e Luciano é um nome menos extremista do partido. (LGLM)