A PROCISSÃO DOS HOMENS

By | 29/03/2024 4:28 pm

(Jornalista e professor Misael Nóbrega de Sousa, em 29/03/2024)

Meia-noite. O andor desce os degraus da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Patos, e segue pelas ruas da cidade numa procissão inusitada. As matracas organizam a multidão de homens que se forma apressada, como se surgisse de todas as esquinas do mundo.

O Senhor morto é carregado nos ombros de concidadãos bucólicos para que jamais seja enterrado na incredulidade terrena.

Nas pedras mosaicaidas que se estendem doravante, a comunhão com o altíssimo; debulhando as contas do rosário aquelas pobres criaturas vão cumprindo a sua própria penitência. A força dos pés golpeando o chão emite um som de marcha para o céu.

Às portas das casas, emolduradas, mulheres contemplam a passagem daqueles que suportam o tempo embrutecidos pela vida. E, só depois, voltam-se para dentro de si mesmas; não sem antes pedirem para que a alma de seus homens regresse menos atribulada.

O recebimento do corpo de Cristo se dá na Catedral de Nossa Senhora Daguia, como acontece tradicionalmente e não como uma liturgia da igreja: “Bem-aventurados os que aqui chegam nesta madrugada para a honra e glória do Senhor “. E um coro de mil vozes responde em uníssono: – Amém.

A procissão dos homens não existe em nenhum outro lugar, a não ser dentro do coração de cada peregrino. É por isso um momento para se refletir sobre: renúncias e sacrifícios; a iniciação dos filhos varões na retidão; o beijo à modelagem/imagem em absolvição aos erros e iniquidades… – Antes de se debandar de vez, cônscios de que aquele não é um percurso ordinário de obediência aos costumes, mas de elevação espiritual e renovação da fé.

 

 

Comentário

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *