Bertrand revela ao Blog do Jordan que é pré-candidato a vereador em Patos pelo MDB e diz que está apoiando a Baronesa (confira comentário nosso)

By | 09/04/2024 5:07 pm

(Blog do Jordan Bezerra, em 08/04/2024)

Bertrand revela ao Blog que é pré-candidato a vereador em Patos pelo MDB e diz que está apoiando a Baronesa; ouça

 

O Blog do Jordan Bezerra conversou nesta segunda-feira, dia 8 de abril, com Bertrand Freires Medeiros, que revelou, com exclusividade, sua intenção em candidatar-se a uma disputa de vaga na Câmara Municipal de Patos. Bertrand é ex-deputado estadual.

Bertrand é filho do ex-prefeito de Patos, Dr. Rivaldo Medeiros, e da ex-prefeita Dra. Geralda, e destacou seu interesse político, associado à necessidade de mudança no cenário municipal. Ele ratificou seu apoio à pré-candidatura da Baronesa Priscila Lima e ao partido do MDB pelo qual afirmou sua pré-candidatura.

“O sentimento de mudanças que a nossa cidade almeja combina muito com essa vontade que eu tenho de contribuir com o desenvolvimento e o progresso econômico e outras mudanças que Patos almeja. Por esse motivo, eu recebi um honroso convite do meu partido disponibilizar o meu nome como pré-candidato a vereador, para trazer comigo o legado dos meus pais, o Doutor Rivaldo e da Doutora Geralda, e também alguns conhecimentos que eu tenho para contribuir para o crescimento da nossa cidade. Estou junto com a pré-candidatura a prefeita da nossa Baronesa Priscila e quero estar com ela, para com esse sentimento de mudança, fazermos a nossa cidade se desenvolver economicamente muito mais e crescer muito mais, com melhores condições de vida para nossa população”, disse ele.

Comentário nosso

Andaram divulgando nas redes sociais que o MDB de Patos já teria definidos doze pré-candidatos a vereador, entre os quais não constava o nome de Bertrand Freire. Aí me surgiu uma dúvida. Quantos candidatos de cada gênero podem ser lançados? Nenhum teria mais de 70% nem menos de 30%. Aí fui para os cálculos. No caso de Patos onde devem ser eleitos 17 vereadores, cada partido pode lançar 18 candidatos. De acordo com a resolução que valeu para as eleições de 2000 e que parece-me não foi modificada na resolução vigente para este ano (Resolução TSE nº 23.609/2019), nos termos do art. 17, preleciona:

§ 2º Do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido político preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada gênero.

§ 3º No cálculo de vagas previsto no § 2º deste artigo, qualquer fração resultante será igualada a 1 (um) no cálculo do percentual mínimo estabelecido para um dos gêneros e desprezada no cálculo das vagas restantes para o outro.

Aí me surgiu um problema de matemática. O cálculo do mínimo seria 18 x 30% que é igual a 5,4. O cálculo do mínimo seria 18 x 70% que é igual a 12,6. Se arrendondarmos os dois resultados para cima teriamos 6 vagas minimas para um gênero e 13 vagas máximas para o outro gênero, o que resultaria em 19 e não em dezoito. Aí teríamos dezenove vagas. Consultei alguns colegas e não me deram uma saída. Consultei um coordenador de partido que me garantiu que ia lançar seis mulheres. E aí eu perguntou e assim algum candidado depois recorrer alegando que o partido tinha obrigação de apresentar treze homens? Se algum colega já tiver uma saída para esta “sinuca de bico” me passe a informação para o zap 83.99926.0193. Se o MDB puder apresentar treze candidatos, Bertrand pode ser este 13%. Se só puder lançar doze, quem será o sacrificado daquela lista inicial? (LGLM)

 

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *