Mês de conscientização contra a violência à pessoa idosa tem programação definida na cidade de Patos (confira comentário nosso)

By | 11/06/2024 7:57 am

O Junho Violeta faz alerta, de forma direta, as agressões sofridas pelos idosos, desde a violência física, abuso psicológico, abandono, negligência, abuso financeiro, violência sexual, dentre outras.

(Wânia Nóbrega com Polêmica Patos, em 10/06/2024)
Mês de conscientização contra a violência à pessoa idosa tem programação definida na cidade de Patos

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, por meio de várias parcerias com órgãos públicos e organizações da sociedade civil de Patos, estão dando início, a partir desta segunda-feira, dia 10 de junho, a diversas atividades para marcar o mês de conscientização contra a violência à pessoa idosa.

O Junho Violeta faz alerta, de forma direta, as agressões sofridas pelos idosos, desde a violência física, abuso psicológico, abandono, negligência, abuso financeiro, violência sexual, dentre outras.

Com o calendário de ações, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa está convidando a sociedade patoense a participar das atividades alusivas ao Junho Violeta e a refletir sobre os idosos que precisam de atenção.

Maria Joseny, a Josa, presidente do Conselho da Pessoa Idosa, disse que a Pastoral da Pessoa Idosa, além das entidades que lidam diretamente com os idosos e as redes de apoio e proteção, estão engajadas nas ações do Junho Violeta. “Essa campanha visa tornar a pessoa idosa protagonista, trabalhar para que elas possam exercer sua cidadania, ser aqueles que conquistem seus direitos e lutem para que seus direitos sejam prevalecidos…”, disse Josa.

Veja programação:

Comentário nosso
Tem idoso sendo explorado e submetido a violências praticadas pelos próprios familiares. Isto é mais do que comum. Depois que idoso passou receber ou aposentadoria, ou pensão, ou o beneficio de prestação continuada (BPC), muitos familiares passaram a explorar os parentes idosos. Tem muito vadio vivendo dos benefícios dos idosos, e deixando de assistir o próprio idoso. Tomamos conhecimento esta semana, de uma idosa de mais de noventa anos, acometida de uma doença demencial, que não está recebendo assistência médica, mal alimentada e devendo a Deus e ao mundo por que a família está usando o seu dinheiro. Tem filho que não trabalha mais e vive abusando do dinheiro da mãe. Orientamos o vizinho que me revelou isto para fazer uma denûncia ao Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, para ver se alguma providência será tomada, para garantir realmente o direito desta idosa. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *