Eleição é coisa séria

By | 01/10/2024 1:02 pm

Ouça áudio da matéria

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 07/08//2024)

Muita gente encara eleição como uma farra, como um jogo de futebol. Uma época de “toma-lá-dá-cá” que se tem de aproveitar.

De nossa parte, aproveitaremos estes dois meses de campanha política, para falar um pouco sobre a importância das eleições, na vida da gente. Na subsistência, na saúde, na educação, na comunicação, no transporte, na segurança, na agricultura, na convivência social, na assistência social e assim por diante.

Comecemos pela subsistência. Se não nasceu “em berço-de-ouro”, você vai precisar trabalhar. Se tem capital e jeito cria seu próprio negócio. Caso contrário vai procurar um emprego. Se não encontrá-lo na sua cidade, vai ter que procurá-lo em outras cidades. Se ainda for solteiro, vai deixar a sua família, enfrentando lá fora todo tipo de dificuldades. Como tem acontecido com muitos parentes nossos. E muitos deles se perdem pelo mundo. Se você é casado, ou abandona a familia ou tem que levá-la. E com isso abandona seus pais, seus irmãos, parentes e amigos para se submeter as dificuldades, lá fora. Se não pode levar a família, vai deixar sua esposa sobrecarregada com o cuidado da casa e com os filhos, além de ficar se preocupando como você está se arrumando, sabendo que ganhar a vida lá fora é uma batalha. E se for uma mulher ainda solteira, atrás de emprego, a situação ainda é pior.

E agora você pode perguntar. E o que eleição tem a ver com isso?

Uma das coisas que seu futuro prefeito pode fazer é criar condições na sua cidade para que novas oportunidades de empregos surjam, para que você, seus  filhos, netos, irmãos e sobrinhos não precisem ir procurar lá fora. A prefeitura não pode oferecer emprego para todo mundo, a não ser através de concurso público, que nem todos estão pereparados para eles, ou então um emprego que não pode garantir, muitas vezes, por mais de quatro anos. Ou, por fim, um “quebra-galho” por alguns meses, “enquanto não aparece coisa melhor”.

Como a prefeitura não pode empregar todo mundo, você tem que procurar emprego nas empresas de sua cidade, se não quiser se contentar com um emprego de doméstico. E se não houver mais vagas nas empresas da cidade?

Aí entra a importância de um bom prefeito. Ele é capaz não só de estimular a criação de novas empresas na sua cidade como de atrair empresas de outras cidades. Mas, para isso ,ele tem que oferecer condições favoráveis, ou para os empresários da terra ou para os empresários de fora. E são várias as formas que o prefeito tem para atrair novas empresas.

Você tem condições de avaliar a importância de novas empresas quando analisar quanto foram importantes para Patos as grandes empresas que aqui se instalaram nos últimos oitenta anos, desde as grandes algodeiras, daqui mesmo e de fora, até as universidades, escolas, hospitais, clínicas, empresas de comércio e algumas poucas indúsrias, dos últimos anos.

Mas o voto no vereador também é importante. Para chamar a atenção do prefeito para o que está faltando na sua cidade, o que náo está funcionando bem, está demorando a funcionar ou sendo feito erradamente. Para isso, tanto serve o vereador de oposição, como o vereador ligado ao prefeito. Ainda há bons vereadores mesmo nos partidos de situação. Assim como há imprestáveis na oposição.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *