Aprovação do governo Lula cai, e cresce total dos que acham sua gestão igual à de Bolsonaro (confira comentário nosso)

By | 02/10/2024 10:41 am

Porcentual dos que acreditam que o petista se sai melhor que o antecessor recuou 13 pontos, de 51% para 38%, desde julho; margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais

(Gabriel de Sousa, no Estadão, em 02/10/2024)

Nova pesquisa de avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgada pelo instituto Quaest nesta quarta-feira, 2, mostra que a aprovação do trabalho do petista recuou de 54% para 51%. O índice é maior que a rejeição, calculada em 45%. Outros 5% não souberam responder. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Foto: Wilton Junior/Estadão

Na pesquisa anterior, divulgada pela Quaest em julho deste ano, os que rejeitavam o governo Lula eram 43%, o que mostra que esse índice oscilou dentro da margem de erro.

O instituto fez entrevistas presenciais com 2.000 brasileiros entre os dias 25 e 29 de setembro. O índice de confiabilidade do levantamento é de 95%.

Os grupos que mais aprovam a gestão de Lula são os moradores do Nordeste (69%), os que têm até o ensino fundamental (62%) e os que ganham até dois salários mínimos (62%).

A rejeição, por sua vez, é maior entre os que possuem o ensino superior incompleto ou mais (59%), os que recebem mais de cinco salários mínimos (57%), os autodeclarados brancos (55%) e os evangélicos (55%). No último grupo, do qual Lula tenta se aproximar com pronunciamentos e projetos governamentais, o índice de desaprovação cresceu três pontos porcentuais.

Na avaliação geral do governo Lula, 32% consideram a gestão positiva, 31% negativa e outros 33% a veem como regular. Outros 4% não souberam responder.

Comparado com a pesquisa anterior feita pela Quaest, o índice positivo caiu quatro pontos porcentuais, e o negativo oscilou um ponto porcentual para cima. Os que consideram o governo regular cresceram três pontos porcentuais.

Para 30% dos entrevistados, o governo Lula está “melhor do que o esperado”; para outros 33%, a gestão está “pior que o esperado”. O maior índice (36%) é o dos que acham que o Executivo faz um trabalho “nem pior nem melhor que o esperado”.

O levantamento da Quaest também aponta que mais brasileiros acreditam que o maior problema do País é a economia. Antes, o índice era de 21%; agora, é de 24%. Os outros problemas mais citados foram a violência (17%), as questões sociais (16%) e a corrupção (13%).

Índice dos que acham Lula melhor que Bolsonaro cai 13 pontos

Segundo a Quaest, o total de brasileiros que acreditam que o governo Lula se sai melhor que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu 13 pontos, de 51% para 38%, desde julho. Os que acham que Bolsonaro foi melhor que o petista são 33%, queda de três pontos em relação a julho. O porcentual dos que acham os dois iguais cresceu de 8% para 22%.

Para 61%, poder de compra do brasileiro é menor do que no ano passado

Para 41% dos brasileiros, a economia brasileira piorou nos últimos 12 meses. Os que acham que ela melhorou somam 33%. Para outros 22%, a situação econômica ficou do mesmo jeito. Outros 4% não souberam responder.

Os que acham que o poder de compra do brasileiro é menor do que há um ano são 61%. Para 18%, esse poder aquisitivo melhorou. Outros 19% acham que o cenário é o mesmo de 2023.

Comentário nosso – Assim como Bolsonaro passou quatro anos trabalhando para se eleger e esqueceu de governar, Lula caiu na mesma armadilha. Está deixando de governar, primeiro para tentar se tornar uma figura internacional, e depois tentar melhorar a situação eleitoral do partido. Com isso está também se esquecendo de governar. Enquanto isso, não se combate a violência, não se cuida de evitar os incêndios,  não se cuidar de criar mais empregos, a jogatina torna os brasileiros mais pobres e por aí vai. Mas o castigo não demorará. Se ele tentar a reeleição em 2026, vai se enterrar de vez. Quem viver verá. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *