Enfim, a Mídia recebe reforço de checagem de notícias a envolver UFPB, Secitec e Mercado com Novo Laboratório (confira comentário nosso)

By | 02/10/2024 5:21 pm

(Portal WSCOM, em 02/10/2024)

A agenda dos diversos departamentos da UFPB envolvendo comunicação, mídia digital e informática se prepara para conviver a partir do próximo dia 11, às 10 h, com o primeiro Laboratório em condições de produzir checagem permanente de conteúdos e/ou informações jornalísticas a partir da Paraíba Velha de Guerra.

Esta é a projeção confirmada pelos professores e demais integrantes do Laboratório inédito envolvendo diversos departamentos da UFPB em acordo / convênio da Secitec/PMJP, além do mercado representado pela API e AMIDI.

A natureza da articulação é inédita e chega com força de ser ampliada para outras possibilidades porque a interação permanente entre esses agente intui consciência coletiva em boa hora ainda a merecer outros reforços estratégicos.

Pelas informações existentes, a inauguração do Laboratório deve acontecer no DECOM numa das salas cedidas ainda com integrantes do DEJUR, MÍDIA DIGITAL, CI – todos da UFPB.

Em tempo: registre-se o papel articulador da professora Sandra Moura e de Dinarte Varela na produção deste evento dia 11.

ÚLTIMA

“Quem sabe/ faz a hora/ não espera acontecer”

Comentário nosso – Muito importante esta iniciativa. Quem frequenta as redes sociais sabe a quantidade imensa de notícias que têm circulado na imprensa e nas redes sociais e muitas delas “fake news” com as mais diversas intenções.  Pena que esta checagem não tenha acontecido mais cedo, a ponto de vir fazendo a verificação durante o período eleitoral, onde tem acontecido uma enxurrada de notícias sem nenhum consistência. Mentiras das mais “cabeludas” têm sido divulgadas, tentando beneficiar candidatos, sem que tenha havido um trabalho mais intenso de verificação sobre a veracidade delas. A Justiça Eleitoral andou barrando alguns casos de notícias mentirosas, mas milhões de outras circularam sem nenhum controle. Até nas propagandas eleitorais circularam mentiras ou meias verdades. Entre nós tivemos o caso de um candidato a reeleição como prefeito, citando obras de outros, como se fossem dele. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *