(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 03/10//2024.
A função essencial do vereador é fiscalizar a administração municipal e denunciar o que encontrar de errado para que seja corrigido. Além disso ele tem a função de elaborar leis, função na qual deve ter cuidado para não fazer leis que nunca serão aplicadas ou que sejam inconstitucionais. Para isso deve escolher assessores de boa qualidade para auxiliá-lo nas propostas e na elaboração dos projetos de lei.
Mas num município são tão importantes os vereadores de situação, para auxiliarem o prefeito, advertindo-o para os problemas e sugerindo soluções, como os vereadores de oposição, para fiscalizarem a administração e sugerirem também as soluções para resolver os problemas. Ou seja, para qualquer administração tanto são importantes bons vereadores na situação como na oposição.
O pior inimigo que o seu município pode ter é um vereador “lagartixa” que só sabe balançar a cabeça e aprovar tudo que o prefeito faz. Fuja do vereador “puxa-saco”, seja de que lado for. Procure sempre um candidato que tenha independência para apontar as coisas erradas e tentar que sejam corrigidas.
A maior prova de que você tem um bom prefeito é quando você tem uma oposição independente e ela não encontra o que criticar na admiistração.
Desconfie de um prefeito que assim que assume o cargo, procura fazer maioria absoluta na Câmara. Ele está mal intencionado. Quer a maioria absoluta para ninguém impedir os seus malfeitos. Um prefeito bem intencionado respeita uma oposição combativa, porque sabe que ela ajuda mais a sua administração do que se ficasse calada, sem contestar nada.
Desconfie de um candidato a prefeito, seja o primeiro mandato ou seja candidato à reeleição, quando ele persegue os vereadores adversários ou faz tudo para ajudar alguns dos vereadores que o apoiam, em prejuízo dos demais. A não ser que estes “demais” sejam “uns cabras safados”. Ao privilegiar um candidato determinado a vereador dos partidos que o apoiam ele está preparando mais um “puxa-saco” que vai permitir que ele “case e batize”.
Da mesma forma que ao perseguir um candidato de oposição ele está querendo derrotar alguém que vai ter uma atuação independente e vai denunciar todos os erros que a sua administração cometer.
O eleitor consciente deve desconfiar de um candidato a prefeito que privilegia alguns vereadores dos partidos que o apoiam e despreza os demais. Assim como deve desconfiar de um candidato que persegue os candidatos de oposição. Se ele tem medo da oposição é por que está mal intencionado.
Voltamos a insistir. O eleitor consciente vota nos melhores candidatos a vereador, seja de que partido bom. Pois só um bom vereador pode ajudar o seu prefeito ou o prefeito adversário, apontando as coisas erradas e sugerindo soluções para resolvê-las. Sem uma boa oposição você nunca terá um prefeito bom de verdade, mas um de mentirinha como os “puxa-sacos” desejam.
Prefeito que persegue vereador é um administrador mal intencionado. Faltam três ou quatro dias para as eleições. Procure eleger o mais preparado para ser prafeito e um dos mais preparados para ser vereador, mesmo que seja adversário do seu candidato a prefeito. Ele ajudará mais a administração do que um vereador “puxa-saco”.
Não pense que seu voto não vale nada. Seu voto é muito importante, desde que você tenha cuidado na sua escolha. E escolha gente independente e de vergonha.