(Blog do Jordan Bezerra, em 04/10/2024)

Na tarde desta sexta-feira, dia 4 de outubro, o Tribunal Reginonal Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou de forma o unânime pelo indeferimento do registro de candidatura de Zé Afonso (PSDB).
O Blog do Jordan Bezerra obteve acesso a um trecho da decisão, na qual o TRE-PB, com sede na capital João Pessoa, seguiu o parecer da Procuradoria e também do Ministério Público Eleitoral. Essa notícia cai como uma bomba no cenário político de Santa Terezinha, visto que o ex-prefeito Zé Afonso não teve a candidatura aprovada.
A alternativa que resta é recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, para tentar reverter a decisão. Os correligionários do atual prefeito e candidato Arimateia Camboim (Republicanos) já comemoram a decisão nas ruas da cidade.
“Eu sinto uma jurisprudência muito recente em setembro, que essa Corte julgou um caso similar e, portanto, nos termos do parecer ministerial voto pelo provimento do recurso para que seja indeferido o registro de candidatura de José Afonso Gayoso Filho”, votou o relator Bruno Teixeira.
O Blog do Jordan Bezerra deixa o espaço aberto caso Zé Afonso queira se manifestar acerca da decisão.
Comentário nosso – Informações que recebemos dão conta de que a defesa de Zé Afonso pretende recorrer para o Tribunal Superior Eleitoral e seus eleitores pretenderiam realizar um arrastão ainda amanhã. A nosso ver um recurso contra esta decisão, que foi unânime, dificilmente prosperará no TSE. A insistência do grupo em recorrer se destinaria a manter os correligionários motivados pelo menos para elegerem uma forte bancada de oposição, como forma de manter viva a combatividade da oposição e sua insatisfação com o continuismo do atual grupo ocupante do poder. (LGLM)