Advogado Breno Wanderley diverge da defesa de Héber e crê que Josmá dificilmente perderá seu mandato; vídeo (confira comentário nosso)

By | 09/10/2024 8:55 am

(Blog do Jordan Bezerra, em  09/10/2024)

Advogado Breno Wanderley diverge da defesa de Héber e crê que Josmá dificilmente perderá seu mandato; vídeo

 

As eleições municipais de Patos foram palco de um imbróglio do partido do MDB, visto que algumas candidatas desistiram da disputa política no último momento. O advogado eleitoralista André Gomes, que faz a defesa de Heber Tiburtino, eleito suplente a vereador, afirmou que o vereador reeleito Josmá Oliveira, candidato pelo MDB, teria seu mandato cassado, devido a uma suposta fraude à cota de gênero do partido, anulando seus votos, e elegendo Heber Tiburtino à vaga na Câmara Municipal.

Segundo ele, os votos atribuídos ao MDB seriam anulados, e o PP apreceria com a maior média após o cálculo dos quocientes, a partir da nova distribuição.

Sobre esse fato, o advogado Breno Wanderley, especialista em direito eleitoral, divergiu do advogado André Gomes e alegou que Josmá Oliveira dificilmente perderá seu mandato.

“Não haverá nenhuma consequência. O que vai acontecer é que se elas (mulheres que se candidataram pelo MDB e desistiram) receberam alguma cota do fundo partidário terão que devolver. Normalmente, são obrigadas a prestar contas disso, se por ventura gastaram parte disso com material inerente à campanha, mas o partido em si não sofrerá nenhuma penalidade, porque a obrigação dele era somente disponibilizar e preencher essas vagas. Com relação ao candidato eleito pelo MDB, para ele também não terá consequências, uma vez que a culpa pela desistência não foi dele. O que é necessário é que, ao desistir das candidaturas, essas mulheres tenham justificado suas razões através de declarações ou cartas ao partido, demonstrando claramente que a desistência foi uma decisão pessoal de cada uma delas”, ressaltou o advogado.

 

Comentário nosso – Vários advogados se manifestaram sobre a possibilidade de Josmá Oliveira perder o mandato. Eu, no meu parco entendimento, acredito que ele não perderá. E acredito na análise feita pelo experiente advogado Breno Wanderley, quem sabe futuro desembargador. Com meu voto.  Entretanto, não é de admirar que outros advogados tenham entendimento diferente. O advogado quando está envolvido numa causa “puxa a brasa para sua sardinha”, ou seja usa os argumentos com que pretende ser vitorioso. Diferente daquele que não está envolvido na questão, que analisa as diversas alternativas e aponta aquela mais viável, a que acha que será a base para a decisão judicial.  Quem viver verá. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *