Caso raro de infarto em homem de 31 anos, natural de Mãe d’Água, chama a atenção de cardiologistas de Patos e João Pessoa; paciente passa bem depois de cirurgia (confira comentário nosso)

By | 13/10/2024 7:24 am

Dr. Luan e a equipe de Hemodinâmica de Patos, por meio do Programa Coração Paraibano, encaminharam o paciente para o Hospital Metropolitano, em Santa Rita, na Grande João Pessoa.

(Felipe Vilar, no Patos Online, em 12/10/2024)
Geovanio Ferreira Melo, de 31 anos, foi submetido a uma cirurgia de revascularização (Foto: Reprodução)
Geovanio Ferreira Melo, de 31 anos, foi submetido a uma cirurgia de revascularização (Foto: Reprodução)

Um caso de infarto grave em um jovem identificado como Geovanio Ferreira Melo, de 31 anos, natural da cidade de Mãe D’Água, Sertão da Paraíba, surpreendeu diversos cardiologistas da região, chamando a atenção pela raridade da situação. Geovanio vinha apresentando, há meses, sintomas preocupantes como episódios de pressão alta, cansaço e dores no peito, que persistiam mesmo com o uso de medicações.

Decidido a buscar ajuda especializada, o jovem procurou o cardiologista Dr. Luan Martins, em Patos. Conhecido por lidar com casos cardíacos complexos, o médico optou por realizar um cateterismo cardíaco, procedimento que revelou múltiplas obstruções nas artérias do coração de Geovanio.

Diante do diagnóstico, Dr. Luan e a equipe de Hemodinâmica de Patos, por meio do Programa Coração Paraibano, encaminharam o paciente para o Hospital Metropolitano, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. Lá, Geovanio foi submetido a uma cirurgia de revascularização, conhecida como “ponte de mamária”. A decisão de realizar a cirurgia, em vez de uma angioplastia, foi baseada no número elevado de obstruções e na idade do paciente, fatores que exigiam uma intervenção mais complexa.

O caso repercutiu entre cirurgiões cardíacos da capital, visto que infartos com múltiplas obstruções em pacientes tão jovens são incomuns. A conduta precisa da equipe médica em Patos foi fundamental para salvar a vida de Geovanio, que poderia ter tido um desfecho fatal se não fosse o tratamento imediato.

Geovanio já recebeu alta e se encontra em casa, ao lado de sua família, em recuperação após a bem-sucedida cirurgia de grande porte.

O Programa Coração Paraibano é uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica implantada pelo Governo da Paraíba e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), que foi lançado em março de 2023.

Com uma estrutura de assistência 24 horas, o programa conta com uma equipe multiprofissional preparada para receber, especialmente, pacientes com infarto agudo do miocárdio. A assistência é realizada por meio de quatro hemodinâmicas distribuídasem três hospitais, sendo um Centro Coordenador no Hospital Metropolitano, em Santa Rita, e dois Centros Especializados, sendo um no Hospital de Trauma de Campina Grande, e outro no Hospital Regional de Patos, responsáveis pelas ações de Cardiologia Intervencionista; além de 12 Centros de Referência que dão suporte na estabilização do paciente.

As ações e intervenções relacionadas ao Programa são apoiadas pela Rede Descentralizada do Serviço Avançado de Transporte Terrestre e Aeromédico, e pelo Complexo de Regulação do Estado da Paraíba, responsável pelo mecanismo de transferência dos pacientes.

Em apenas um ano de atuação, o programa contribuiu para uma redução de mais de 20% na mortalidade causada por infarto agudo do miocárdio na Paraíba, conforme o balanço da Secretaria de Saúde do Estado.

Comentário nosso – Muito importante este programa, que, estendido ao Sertão, dá mais tranquilidade aos que podem precisar de atendimento urgente para problemas cardíacos, no interior do Estado. Mais um resultado importante da criação da PB Saúde, que esperamos venha administrar o nosso futuro Trauma, se um dia for concluído. Uma informação que faltou. A matéria fala em quatro hemodinâmicas mas só especificou a localização de três delas: o centro coordenador no Metropolitano e os outros dois no Trauma de Campina Grande e no Regional de Patos. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog Últimas

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *