O PROFESSOR ILUMINA O CAMINHO

By | 15/10/2024 9:36 pm

 

(Misael Nóbrega de Sousa, jornalista e professor, em 15/10/2024)

Entre as inúmeras homenagens feitas aos professores, uma frase em especial me chamou a atenção: “Educador é aquele que confecciona asas.” Essa metáfora captura a essência do desafio de ensinar, pois, em meio ao tradicional processo de ensino-aprendizagem, o professor é muitas vezes “orientado” a formar indivíduos padronizados. No entanto, ele falha gloriosamente nessa missão quando se apaixona pelos alunos, oferecendo-lhes não apenas conhecimento, mas o mais valioso dos dons: o livre-arbítrio – uma lição que não se encontra nos livros.

Por isso, o professor é uma insígnia do tempo, cujo valor só é plenamente reconhecido anos depois, quando se torna uma doce lembrança, um vínculo de gratidão pelas histórias entrelaçadas ao longo da vida acadêmica. O amor não está em nenhuma prova. E esse é o seu maior carma: transformar meninos em homens, usando o teorema de Pitágoras, enquanto, na verdade, está “confeccionando asas” através de uma relação afetuosa e de cuidado.

O professor não detém o segredo do universo, é alguém profundamente humano. Ele se mantém contido, discreto, quando muitas vezes gostaria de transbordar. E chora silenciosamente cada vez que precisa reprimir algo em si ou nos outros. Seu espaço de realização é aquele quadrilátero da sala de aula que é, ao mesmo tempo, um extrato do mundo.

Como Dom Quixote movendo os moinhos de vento, o professor é um inquieto, sempre questionando seus próprios valores, enquanto incentiva os alunos a revolucionarem os seus próprios destinos. As pessoas desejam respostas prontas, mas o professor ilumina o caminho. Aprendemos com nossos pais, com o vizinho, com a palmatória ou até com uma pedra no sapato. Mas é o professor que nos ensina a pensar – e é por meio desse exercício que nos tornamos verdadeiramente livres.

 

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *