(Pedro Pereira, no blog Pleno Poder, no Jornal da Paraíba, em 16/10/2024)
O senador e presidente estadual do MDB na Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, anunciou nesta quarta-feira (16) o posicionamento do partido para o segundo turno das eleições em João Pessoa.
A decisão foi divulgada pelo parlamentar através de suas redes sociais, onde afirmou que foi decidido dar “livre escolha” aos filiados do MDB na capital para este segundo turno.
“Livre Escolha. Este é o posicionamento do MDB da Paraíba em relação ao segundo turno da eleição para prefeito em João Pessoa, decidido após uma ampla discussão interna no partido e após nossas conversas com o presidente Lula, com a presidente do PT Gleisi Hoffmann e com o ministro Alexandre Padilha”, afirmou o parlamentar.
Apesar de ‘liberar’ os filiados a votarem em quem quiserem, Veneziano afirma que o gesto não representa um apoio indireto a Marcelo Queiroga (PL), uma vez que o candidato representa, na ótica do senador, “tudo o que é antagônico aos conceitos do MDB”.
Contudo, Veneziano não se posiciona de forma favorável ao projeto de reeleição de Cícero Lucena (PP), haja vista que esse movimento iria de encontro a decisão dos demais partidos que compõem o rol de aliança emedebista na Paraíba atualmente.
Confira o posicionamento de Veneziano:
Comentário nosso – Não podia ser outro o posicionamento de Veneziano. Nem podia apoiar o bolsonarista Marcelo Queiroga, por conta de sua (de Veneziano) proximidade com o Governo Lula, nem podia apoiar alguém (Cicero) de quem pode ser adversário em 2026, já que Cícero pode querer ser candidato a governador, já que João Azevedo não tem um candidato mais viável do que ele. Com isso libera seus correligionários, seguindo suas opiniões contra a candidatura do bolsonarista. (LGLM)