Presidente do TCE adota novas medidas de reforço à vigilância de prefeitos que ultrapassam limite de contratações (confira comentário nosso)

By | 16/10/2024 4:47 pm

 (Blog do Jordan Bezerra, com informações do Gutemberg Cardoso, em 15/10/2024)

Presidente do TCE adota novas medidas de reforço à vigilância de prefeitos que ultrapassam limite de contratações; veja

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) está reforçando a vigilância sobre os prefeitos que ultrapassam o limite legal na contratação de servidores públicos. O presidente do TCE-PB, Nominando Diniz, afirmou que os gestores que desrespeitarem as regras enfrentarão rigorosas consequências.

Diniz destacou a importância do papel fiscalizador de cada órgão: “Todo poder e órgão tem uma função, competência e atribuição. No TCE é controle externo. No MPPB é controle externo e fiscal da lei. No Judiciário é julgar. No Executivo é executar. A Justiça Eleitoral é acompanhar e julgar o resultado das eleições. Cada um tem sua parte, o Tribunal fez a dele e disponibilizou para a sociedade. Editamos uma resolução que quem não cumprir não vai ter vida fácil. É minha função, competência e atribuição. Não posso responder pelo que a Constituição não me autoriza”, alertou.

O TCE-PB também disponibiliza à população uma ferramenta que permite acompanhar em tempo real as contratações feitas pelos municípios. No portal do Tribunal, é possível verificar o número de servidores e microempreendedores contratados por cada cidade paraibana. Para acessar essas informações, basta ir ao site do TCE-PB e selecionar a aba “Contratações de Pessoal”, localizada na parte inferior da página. Depois, o usuário pode escolher um município específico para consultar os dados detalhados.

A iniciativa visa garantir mais transparência na administração pública e evitar irregularidades na gestão dos recursos públicos.

Comentário nosso – Inúmeros prefeitos se esbaldaram contratando inescrupulosamente milhares de servidores, ganharam  votos, garantiram as próprias reeleições e a de seus candidatos. Vamos ver agora o que vai acontecer com eles.  Simples advertências, multas mixurucas ou um simples “cala-boca”. Agora “Inês é morta” e eles conseguiram o que queriam.  Foi uma “semvergonheira” geral. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *