(Jozivan Anero, no Polêmica Patos, em 22/10/2024)
Concedendo entrevista ao jornalista Célio Martinez, da Rádio Morada do Sol, a secretária de Meio Ambiente do Município de Patos, Manoella Rodrigue, falou sobre as críticas da sua pasta à questão da arborização, retirada de árvores e outras questões que dizem respeito a sua pasta.
De acordo com Manoella, a sua gestão plantou mais de 5.000 árvores e está desenvolvendo projeto para repor árvores em locais onde ocorreram retiradas, a exemplo da Rua Vidal de Negreiros e outros pontos, principalmente no centro de Patos.
A secretária falou das árvores invasoras como algaroba e o nin indiano que estão presentes por todos os bairros da cidade de Patos. Para ela, a substituição dessas árvores vai acontecer de forma gradativa, mas as algarobas têm necessidade de um trabalho mais rápido devido aos problemas de saúde apresentados por elas.
Na sexta-feira, dia 25 de outubro, o Ministério Público Estadual (MPE) estará realizando uma reunião para que a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Pas mostre o plano de arborização, explique a retirada de árvores de alguns setores e outras informações.
Comentário nosso – Patos precisa urgentemente de uma intensificação de sua arborização, única forma de amenizar o nosso clima. E para isso devem ser preservados os canteiros centrais arborizados e a útilização de parte das calçadas nas ruas onde não houver canteiro central para a implantação de outras árvores. Destruir o canteiro central para aumentar a pista de rolamento é um absurdo, quando se pode utilizar uma das faixas usadas para estacionamento para aumentar a faixa de rolamento. Que o Ministério Público zele pelo interesse público defendendo a arborização para conforto da população. (LGLM)