Força da máquina: Paraíba alcança recorde de reeleições em 2024, com 96% dos prefeitos reconduzidos ao cargo (confira comentário nosso)

By | 28/10/2024 4:30 pm

(Blog do Jordan Bezerra, Com informações de MaisPB, em 28/10/2024)

Força da máquina: Paraíba alcança recorde de reeleições em 2024, com 96% dos prefeitos reconduzidos ao cargo

Força da máquina: Paraíba alcança recorde de reeleições em 2024, com 96% dos prefeitos reconduzidos ao cargo

 

A Paraíba alcançou um recorde histórico de reeleições para prefeitos em 2024, com 96% de sucesso entre os candidatos que tentaram a recondução. Dos 111 prefeitos que concorreram, 107 garantiram mais um mandato, conforme levantamento divulgado pelo Portal MaisPB, com base em dados da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

A maioria dos prefeitos reeleitos, 105 deles, venceu ainda no primeiro turno. Nas duas maiores cidades do estado, João Pessoa e Campina Grande, as reeleições ocorreram no segundo turno, que foi realizado no último domingo (27). George Coelho, presidente da Famup, apontou que apenas quatro municípios paraibanos — Cuitegi, Lagoa de Dentro, Riacho dos Cavalos e Coremas — não reelegeram seus prefeitos.

Outro levantamento, realizado pela Folha de São Paulo e divulgado nesta segunda-feira (28), coloca a Paraíba como o estado brasileiro com maior índice de reeleições, considerando as unidades da federação com mais de cem prefeitos disputando o mesmo cargo. No entanto, há uma divergência de números entre a Folha e a Famup: segundo o jornal, 115 prefeitos da Paraíba tentaram a reeleição e 108 obtiveram êxito.

Em escala nacional, 2024 também marcou um recorde de reeleições de prefeitos, com 80% dos candidatos mantendo-se no cargo, o maior índice dos últimos 20 anos. De acordo com a Folha, 2.571 municípios brasileiros reelegeram seus líderes, ultrapassando o recorde anterior de 2008, quando 65% dos prefeitos garantiram novo mandato. Os dados foram coletados em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Comentário nosso – Prefeito, principalmente em cidade do interior (São Paulo, desmente a regra), dificilmente perde uma tentativa de reeleição. Nas cidades menores isto se torna quase uma lei, por conta do fato de a maioria da população depender de uma forma ou de outra da administração municipal. Uns são funcionários, efetivos ou contratados, ou tem alguém da família, nesta condição, outros dependem do Bolsa Família e temem ver o seu benefício cortado por interferência da administração, o que se torna atualmente mais dificil por conta da informatização, mas o pobre analfabeto não sabe disso, já que o cadastro é feito através do CRAS municipal.  (LGLM)

 

 

 

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *