AS “FÉRIAS” DO PREFEITO

By | 29/10/2024 9:07 pm

(Misael Nóbrega de Sousa, jornalista, professor e poeta)

A decisão de um prefeito reeleito tirar licença, sem explicação, logo após as eleições municipais, levanta preocupações significativas.

Por exemplo, o afastamento foi comunicado e aprovado pela Câmara de Vereadores?

Como representante eleito, o prefeito tem responsabilidades que não podem ser deixadas de lado sem justificativas formais e sem que a Câmara esteja ciente da ausência.

O processo busca garantir que a licença seja transparente e que a administração pública continue funcionando adequadamente, geralmente com o vice-prefeito assumindo temporariamente o cargo.

Além disso, fica a dúvida se haverá desconto salarial durante esses dias de passeio. Afinal, os cidadãos pagam impostos para que a administração funcione em benefício da comunidade e, nesse sentido, é inadmissível que recursos públicos financiem as “férias” do prefeito.

A descontinuidade dos serviços municipais também é outro ponto crítico.

A presença do prefeito é frequentemente necessária para dar celeridade a processos, decisões e atendimentos essenciais para a população.

Quando o gestor se ausenta, o trabalho de toda a equipe administrativa pode ser impactado, retardando obras, suspendendo serviços e criando uma sensação de abandono.

Com a licença não justificável o prefeito perde uma oportunidade crucial de mostrar comprometimento e respeito pelos votos dos cidadãos, que esperam uma gestão ativa e responsável.

Quando a população reconduz um prefeito ao cargo, quer que ele demonstre ainda mais responsabilidade e proximidade com os eleitores e não que se afaste, sem justa causa, prejudicando sua governabilidade e imagem pública.

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *