(Portal WSCOM, em 24/02/2025)

A Paraíba terá um avanço na estrutura da saúde pública. A gestão estadual está construindo três Hospitais da Mulher, um novo Hospital de Trauma no Sertão e promovendo reformas em oito unidades hospitalares. As informações foram detalhadas pelo superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, em entrevista nesta segunda-feira (24).
O primeiro dos Hospitais da Mulher a ser entregue será o de João Pessoa, previsto para maio deste ano. A nova unidade, que ocupará o espaço da antiga Maternidade Frei Damião, terá mais de 200 leitos e uma estrutura completa para atendimento materno-infantil, incluindo UTI Neonatal e UTI Materna. Além disso, o hospital será referência em exames como mamografia, ressonância magnética, tomografia e biópsias, fortalecendo a prevenção e o tratamento do câncer na Paraíba.
Já em Campina Grande, o Hospital de Clínicas passará a se chamar Hospital da Mulher, consolidando-se como a maior unidade hospitalar pública do estado, com 314 leitos. A estrutura terá maternidade de alto risco, UTI Neonatal e setores especializados para cirurgias cardíacas, neurológicas e urológicas.
O Hospital de Trauma do Sertão também está no planejamento e trará mais independência para pacientes da região. Hoje, vítimas de acidentes graves ou politraumas precisam ser transferidas para Campina Grande, o que demanda tempo e compromete o atendimento emergencial. Segundo Bezerra, a nova unidade terá a mesma estrutura dos hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande e deve ser concluída até o final de 2026.
Convocação de aprovados no concurso
Com a ampliação da rede hospitalar, o governo também iniciará a convocação de candidatos aprovados no concurso da PB Saúde. O certame, que teve mais de 50 mil inscritos, prevê 1.410 vagas imediatas e outras 2.928 para cadastro de reserva, com salários que variam entre R$ 1.698 e R$ 12 mil.
Os primeiros convocados serão lotados no Hospital Metropolitano, no Hospital Edson Ramalho, no Hospital Regional de Guarabira e no Hospital da Mulher de João Pessoa. Além disso, o governador deve inaugurar em abril a Policlínica Integrada de Segurança Pública (Poinsp), que também contará com profissionais selecionados no concurso.
O resultado final do certame será divulgado em 31 de março, e após a homologação, terá início o processo de convocação dos profissionais.
Comentário nosso – Dentro daquilo que previmos em comentários anteriores, a PBSaúde irá aos poucos ocupando os cargos da área de saúde em todo o Estado, com os seus servidores contratados através da CLT, à medida que forem sendo colocados em funcionamentos novos órgãos ou que forem sendo abertas vagas por aposentadoria em outros. E abrindo chance para funcionários que se deslocam do interior do Estado para João Pessoa, se transferirem para cidades mais próximas, ao invés de terem de vir de ônibus, nos dias de seus plantões como acontece hoje em dia. Quando voltamos de Patos nas nossas visitas mensais, geralmente pela madrugada, é muito comum a parada no ônibus nas proximidades do Hospital Metropolitano de Santa Rita, para descida de funcionários que vêm do Sertão. (LGLM)