Literatura de cordel é declarada patrimônio cultural imaterial da Paraíba (confira comentário nosso)

By | 05/04/2025 6:57 am

(Wanessa Meira, no Polêmica Patos com Portal WSCOM, em 03/04/2025)

whatsapp sharing button
sharethis sharing button

 

A literatura de cordel foi oficialmente reconhecida como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. A medida está prevista na Lei nº 13.605, publicada na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial do Estado (DOE-PB). A iniciativa é de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PT) e foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), sendo sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB).

A nova legislação reconhece a importância do cordel como expressão artística vinculada à identidade e à memória cultural do povo paraibano. O texto cita a relevância histórica do gênero no estado, com destaque para a cidade de Pombal, terra natal de Leandro Gomes de Barros, considerado um dos precursores da literatura de cordel no Brasil.

“O reconhecimento da literatura de cordel como patrimônio do estado é uma homenagem não apenas a Leandro Gomes de Barros, mas a todos os mestres e artistas que mantêm viva essa tradição. Valorizar o cordel é preservar a nossa história e identidade”, declarou Cida.

A deputada também afirmou que a proposta “representa não apenas uma valorização da herança cultural do estado, mas também um compromisso com a preservação, a educação e a valorização das tradições populares que formam a essência da identidade paraibana”.

Em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia concedido à literatura de cordel o título de patrimônio cultural imaterial brasileiro, reconhecendo sua relevância para o país como um todo.

Comentário nosso – Nós tivemos em Patos um grande poeta, o violeiro Antônio Américo de Medeiros, que foi grande divulgador do cordel, e por muito tempo também compôs, imprimiu e divulgou os cordéis, além de vender cordéis de outros poetas. Aqui bem perto de nós, nós temos ainda um cordelista que continuar em grande atividade, compondo, imprimindo e divulgando os seus cordéis por todo o pais, o antigo professor de vários colégios de Patos, José Medeiros de Lacerda, residente na cidade de Santa Luzia, que pode ser contatado através do Whatsapp (83) 99909-4494.  (LGLM)

Category: Blog Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *