Posts da Semana

By | 03/12/2016 7:26 pm

 

Dinaldinho criará uma Fundação para promover a cultura de Patos

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 28/11/2016 1:51 pm

O prefeito eleito, Dinaldinho Wanderley, pretende criar em Patos uma Fundação Cultural, para cuidar especificamente da cultura e das artes do município de Patos. A ela ficarão, por exemplo, vinculados o São João e todas os eventos tradicionais de Patos. Caberá a ela promover festivais das mais diversas artes e estimular os artistas da terra. Uma das vantagens da Fundação é que ela poderá captar recursos das mais diversas origens, inclusive de doações, o que lhe dará muito mais agilidade para atuar. A ela será destinado um percentual da receita corrente do município, o que lhe dará autonomia financeira, iniciativa inédita entre municípios da região.

A Fundação não ficará dependente de verbas eventuais, embora vá continuar a captá-las, sempre que possível. Outra vantagem é que eventos, como o São João, serão promovidas pela própria fundação, sem necessidade de terceirizar o evento com a decorrente dispersão das receitas.

Outro instrumento que a futura administração pretende reorganizar e que será determinante para fomento da realização de atividades artísticas no município é o Fundo Municipal de Cultura, criado na gestão do prefeito Dinaldo Wanderley. O Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de política pública que proporcionará a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas no município, para a realização de projetos culturais.  Nele os ativistas culturais vão buscar recursos para seus projetos. Ou seja, ele funcionará como instrumento de fomento aos empreendedores culturais, utilizando-se de um fundo financeiro especialmente formado para financiar as produções artísticas e culturais da cidade, servindo, fundamentalmente, para incentivar a produção de arte e cultura. Este fundo será suprido pela Fundação Cultural que lhe repassará uma parte das receitas correntes do município, ao invés de utilizar renúncias fiscais como forma de captação de recursos.

A criação da Fundação vai esperar até o início do ano, mas acreditamos terá tempo suficiente para organizar o São João 2017. E junto com o Fundo Municipal de Cultura vai proporcionar novos tempos para a cultura e a arte do município.

Que não se preocupem, portanto, aqueles que se dedicam à cultura na nossa cidade. A nova estrutura dedicada à Cultura terá muito mais condições de alavancar a área cultural do município do que tiveram os seus antecessores, pois terá à sua disposição uma fundação que terá muito mais agilidade para realizar atividades culturais. E terá recursos garantidos para isso, com a destinação de um percentual da receita corrente do município, fato inédito na região, proporcionado pela nova administração.

 

Bonifacio Rocha participou de reunião com Ministério Público

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 30/11/2016 7:48 pm

Atendendo a convite do Ministério Público Estadual, o vice-prefeito eleito de Patos, Bonifácio Rocha, participou na tarde desta terça-feira de uma reunião técnica promovida por aquele órgão no auditório do Sebrae, na cidade de Patos. A reunião que teve a participação de diversos segmentos da comunidade visava discutir prioridades a serem incluídas pelo Ministério Público dentro do seu planejamento estratégico para o ano de 2017.

A reunião foi aberta pelo Procurador Geral do Estado, Bertrand de Araújo Asfora, que disse da finalidade da reunião e em seguida delegou ao Secretário de Planejamento e Gestão, Clístenes Bezerra de Holanda, a condução dos trabalhos.

O MPPB selecionou dezessete cidade paraibanas para participar desta consulta, entre as quais a cidade de Patos. A partir desta consulta o Ministério Público elaborará seu plano estratégico escolhendo cinco assuntos que serão priorizados a partir de 2017, sem que deixe, entretanto, de atuar em todas as outras questões que, constitucionalmente, lhe são atribuídas.

Foi distribuído com os participantes um questionário com quinze assuntos sugeridos pelos promotores de todo o Estado para que cada participante da reunião escolhesse dez deles que considerasse merecer prioridade. Em seguida, os representantes das entidades presentes no auditório do SEBRAE puderam se manifestar indicando os assuntos que julgavam mais prioritários, entre aqueles que indicaram no questionário a que responderam.

O primeiro a se manifestar foi o vice-prefeito eleito, Bonifácio Rocha, para quem se deve priorizar “O combate à improbidade administrativa”, já que muitas das outras prioridades dependem da qualidade da administração da coisa pública. Luciano Dias, do GIASSP, indicou como prioridades a defesa da Saúde Pública e da Mobilidade Urbana. Leudo Farias escolheu a Saúde Pública e a Educação Pública. Carminha Soares, do SINFEMP, destacou a saúde, a educação, o saneamento básico e a violência doméstica, entre outros que se manifestaram.

Por fim, os promotores locais sugeriram que os participantes da reunião indicassem como prioridades aquelas questões que são mais prementes na comunidade local, indicando algumas delas. Os participantes e os promotores justificaram oralmente a escolha de cada prioridade.

 

Deputado Dinaldinho tem desenvolvido intensa atividade nos últimos dias.

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 02/12/2016 12:00 pm

Apesar do trabalho de montagem de sua equipe e providências para sua próxima posse como prefeito do município de Patos, o deputado Dinaldinho Wanderley não tem descurado de sua atividade parlamentar, que pretende exercer plenamente até a posse no Governo de sua terra. Na Assembleia, ele tem participado ativamente dos debates e tem defendido matérias de interesse dos municípios de sua base política.

Destaque para as seguintes matérias de sua iniciativa aprovadas na sessão desta quinta-feira:

  • Concessão de título de cidadã paraibana para a Irmã Aparecida Graciele da Costa, diretora do Colégio Cristo Rei, em Patos, pelos relevantes serviços prestados à educação paraibana;
  • A inclusão do PATOS MOTOFEST nos eventos turísticos da Paraíba, tendo em vista a tradição da referida festa, como indutor de renda no município;
  • A denominação da Rodovia Patos-São José de Espinharas homenageando o saudoso deputado Múcio Sátyro, um dos grandes batalhadores pela pavimentação daquela estrada;
  • Um Projeto Resolução concedendo a Medalha de Honra ao Mérito ZILDA ARNS à Dra. Adriana Melo, cientista paraibana que foi responsável pela pesquisa que identificou a relação entre o zika-virus e o surto de microcefalia que acomete o Brasil;
  • Um requerimento ao Governo do Estado no sentido de construção um poço artesiano que suplemente o suprimento d’água ao Distrito patoense de Santa Gertrudes;
  • Com um segundo requerimento ele conseguiu que fosse determinada a realização de Audiência Pública para debater os problemas observados entre o DETRAN, empresas de registro de gravame, bancos financiadores e revendedores de automóveis, que vem trazendo inúmeros transtornos à população do nosso Estado, bem assim prejuízos ao setor automotivo estadual.

Todas as matérias tiveram a aprovação decisiva dos seus pares.

 

Dinaldinho livrou-se de ações eleitorais desfavoráveis

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 03/12/2016 1:25 pm

Em contato com a imprensa, neste sábado, o Dr. Philippe Palmeira, um dos advogados da equipe jurídica que apoiou a candidatura do prefeito eleito, Dinaldinho Wanderley, informou que o candidato livrou-se de todas as sentenças que lhe foram desfavoráveis, proferidas durante a campanha eleitoral, pelo juiz da zona eleitoral. Uma das últimas ações, julgadas esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral, em que o julgador original lhe impusera uma multa por propaganda eleitoral pretensamente irregular,  resultou em acatamento do recurso, por unanimidade, afastando a imposição da multa.  Parabéns à equipe jurídica pelo seu eficiente trabalho.

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *