Category Archives: Blog

Faleceu esta madrugada, na cidade de Maceió, Miguel Carlos Trigueiro Palmeira, Nenen.

Faleceu na madrugada desta terça-feira, 28/03, em Maceió (AL), onde estava em tratamento de saúde, Miguel Carlos Trigueiro Palmeira. Nenen de Beca, como era conhecido, tinha 56 anos de idade, era filho de Dinamérico Palmeira (Beca Palmeira) e de Ilka Trigueiro Palmeira. Casado atualmente com Alba Gean, tinha dois filhos Dinamérico Palmeira Neto (Netinho) e Mouryene Palmeira. Nenen era funcionário da FIP. O corpo será velado no Memorial Jardim da Paz, próximo a Parque da Cruz da Menina, e será sepultado na manhã desta quarta-feira, no Cemitério de São Miguel, no túmulo da família. Nossas condolências a todos os familiares.

Relator apressa voto que Temer preferia atrasar

(Josias de Sousa, em blog no UOL)
Relator do processo que pode resultar na cassação do mandato de Michel Temer e na inelegilidade de Dilma Rousseff, o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral, se equipa para divulgar o seu voto nos próximos dias. Deve-se a corrida contra o relógio à tentativa do relator de se contrapor às manobras do Palácio do Planalto para retardar o julgamento. O governo dá de barato que a posição de Benjamin será a favor da interrupção do mandato do presidente.
Os operadores políticos do governo se movem com a sutileza de uma manada de elefantes. Levam o pé ao freio para permitir que Temer interfira no colegiado que irá julgá-lo. Dois ministros estão na bica de deixar o tribunal. Henrique Neves sairá em 16 de abril. Luciana Lóssio, em 5 de maio. Conforme já noticiado aqui, Temer indicará como substitutos, respectivamente, os advogados Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.
O relator Benjamin prefere abrir o julgamento com a composição atual do TSE, oferecendo aos ministros que vão embora a oportunidade de acompanhá-lo em seu voto. Por mal dos pecados, a data da saída de Henrique Neves cairá no Domingo de Páscoa. Que será precedido do feriado da Sexta-feira Santa (14/04). Não é negligenciável a hipótese de o TSE enforcar a semana. Daí a pressa de Benjamin.
Depois de pronto, o voto do relator vai à mesa do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, a quem cabe marcar a data para o início do julgamento. Gilmar é, hoje, um dos principais conselheiros de Temer.

Morreu, aos 88 anos, o arcebispo emérito da Paraíba, dom Marcelo Carvalheira


  • Dom Marcelo

Morreu neste sábado (25), aos 88 anos, o arcebispo emérito da Paraíba, dom Marcelo Carvalheira. Segundo o Correio Online, a morte do religioso foi confirmada em nota pelo administrador diocesano de Guarabira Monsenhor Nicodemos, diocese a qual Dom Marcelo foi o primeiro bispo diocesano.

Dom Marcelo, foi ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, em Roma. Como padre, foi Professor de Teologia no Seminário de Olinda; Diretor Espiritual do Seminário; primeiro reitor do Seminário Regional do Nordeste Olinda; Assistente Eclesiástico da Ação Católica e Subsecretário do Regional Nordeste II da CNBB.

Neste período, Dom Marcelo foi um dos mais importantes colaboradores de Dom Hélder Câmara. Durante o regime militar no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado.

Foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba, recebendo a sé titular de Bitilio, que abrangia 25 cidades, em 29 de outubro de 1975, sendo ordenado bispo, aos 47 anos, em 27 de dezembro de 1975, pelas mãos de Dom Helder Pessoa Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.

Em 9 de novembro de 1981, aos 53 anos, foi designado bispo da recém criada Diocese de Guarabira, na Paraíba. Em 29 de novembro de 1995 foi designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, múnus que exerceu até 5 de maio de 2004.

Como bispo e arcebispo, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB Nacional (1987-1991 e 1995-1998), responsável pelo setor Leigos e CEBs; Vice-Presidente da CNBB Nacional (1998 a 2004). Participou do Sínodo dos Bispos sobre os Leigos e da Quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano]], em Santo Domingo. Foi delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997).

 

Portal Correio

Secretaria de Esporte e Turismo de Patos continua realizando o Censo Municipal do Esporte

A Secretaria de Esporte e Turismo estendeu o prazo até o final do mês de abril para a realização do cadastro dos desportistas profissionais e amadores do município.

 

O cadastro que iniciou no dia 20 de fevereiro, teve seu prazo ampliado para que todos os atletas patoenses possam se inscrever, para com isso ser realizado um diagnóstico esportivo através dos dados recolhidos no censo, o qual servirá como base para busca de incentivos as práticas esportivas no município.

 

O secretário de Esporte e Turismo do município, Nalfrânio Sátiro falou da importância dos desportistas participarem do censo.

 

“Só com esse cadastramento poderemos organizar competições. A exemplo, um time de vôlei nos procurou para pedir um auxílio para uma competição, quando procuramos no censo não havia nenhum clube de vôlei cadastrado. Então fica difícil darmos um apoio se não tivermos uma organização”, disse.

 

O secretário encerrou pedindo para todos os atletas que levam o esporte a sério e através dele divulgam o nome de Patos para a Paraíba, Brasil e Mundo, que façam o cadastro o mais rápido possível para que possam ter uma boa organização e controle do esporte municipal.

 

Para a realização do cadastro os atletas deverão apresentar cópias do RG, CPF, uma foto 3×4 e portfólio que comprove o histórico esportivo na sede da Secretaria de Esporte e Turismo, que está localizada no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, na Praça Edvaldo Motta, de segunda à sexta, das 08h às 14h.

 

Fala do secretário de Esporte e Turismo, Nalfrânio Sátiro – Download

Aposentado e pensionista que não se recadastraram no PatosPrev terão pagamento suspenso

O superintendente do PatosPrev, Ariano Medeiros fez um apelo para que os aposentados e pensionistas do município de Patos que ainda não efetuaram o seu recadastramento junto ao órgão procurem regularizar sua situação, a fim de evitar a suspensão dos pagamentos.

 

O recadastramento, que teve início no dia 1 de fevereiro, foi determinado pela Portaria 006/2017, pela necessidade de atualização dos dados cadastrais dos funcionários inativos e pensionistas públicos municipais, teve o prazo estendido por mais 30 dias e vai até a próxima sexta-feira, dia 30 de março.

 

De acordo com Ariano Medeiros, dos 775 segurados do Instituto, 88 ainda não realizaram a atualização dos dados e, estas pessoas, poderão ter seu beneficio suspenso se não comparecerem até o fim do prazo que não será mais estendido.

 

“Por uma questão de justiça, o pagamento do mês de março será feito apenas para os segurados recadastrados, aqueles que não se recadastrarem até o dia do seu pagamento terão o seu vencimento suspenso e tão logo ele compareça a nossa sede e se cadastre nós retornaremos seu nome imediatamente a nossa folha de pagamento”, alertou Ariano.

 

O recadastramento está sendo realizado na sede do PatosPrev, na rua Felizardo Leite, 52, Centro, Patos (PB), no horário das 8h às 13h. Os aposentados e pensionistas deverão apresentar cópia em xerox dos seguintes documentos:

 

-Carteira de Identidade;

-CPF;

-Título de Eleitor;

-Cartão do Pagamento

-Comprovante de Residência atualizado;

-Certidão de Casamento e/ ou averbação da separação judicial ou divórcio;

-Registro de Nascimento e Carteira de Identificação (caso tenha filhos menor de 21 anos)

Fala do superintendente do PatosPrev – Ariano Medeiros

Download

Faleceu em João Pessoa, Socorro Dantas da Nóbrega

Faleceu, ontem, na capital do Estado, a senhora Maria do Socorro Dantas da Nobrega. Socorro era casada com Irio Medeiros da Nóbrega, funcionário aposentado de Banco do Brasil. O corpo foi velado no Parque das Acácias, em João Pessoa, onde foi sepultado às dez horas da manhã desta segunda-feira, 27/03. Nossas condolências a todos os familiares.

Prefeito em Exercício, Bonifácio Rocha concedeu entrevista neste sábado (25) à Rádio Espinharas

O prefeito em exercício de Patos, Bonifácio Rocha foi entrevistado neste sábado (25/03) nas Rádios Espinharas AM 1.400 e FM 105.1 no programa Revista dos Municípios, coordenado pelo jornalista, Marcos Oliveira. O programa, levado ao ar das 12h às 14h, detém uma grande audiência e durante duas horas, o prefeito respondeu aos ouvintes através de perguntas formuladas pelos telefones e aplicativos disponibilizados pelas redes sociais.

 

Temas variados apontando as principais dificuldades na nova gestão foram levantados pelos ouvintes que tinham as respostas individuais pelo prefeito em exercício.

 

Além das indagações dos ouvintes, Bonifácio Rocha também recebeu elogios de vários participantes, pelo jeito simples e responsável de administrar, mostrando a transparência desta gestão. Entre as principais questões, os ouvintes queriam saber sobre as providências com relação a infraestrutura, trânsito, mobilidade urbana e saúde.

 

Entre as principais perguntas dos ouvintes, os atendimentos na área da saúde foram mais questionados, destacando atendimentos e especialidades no Frei Damião e a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do Campo da Liga, que tem a expectativa para seu funcionamento.

 

O prefeito em exercício, Bonifácio Rocha, ressaltou a importância daquela unidade e informou que de acordo com contatos feitos com a Secretária de Saúde do município, Andressa Lopes, a previsão de entrega à população é para começo do próximo mês já que problemas de infraestrutura nas instalações foram detectados após as chuvas e atrasou um pouco o cronograma de entrega daquele estabelecimento de saúde. Enfatizou que a gestão teve o cuidado de não reabrir a UPA nas condições em que ela se encontrava, evitando uma catástrofe pelos problemas estruturais detectados a tempo pelos órgãos de engenharia e de vigilância sanitária do município.

 

Ao final, Bonifácio Rocha agradeceu a participação dos ouvintes e  o acolhimento dos profissionais da Rádio Espinharas AM e FM e da equipe comandada por Marcos Oliveira.

Fala do prefeito em exercício, Bonifácio Rocha (Sonora cedida pelo programa Revista dos Municípios)

Download

Secretaria de Agricultura participa de reunião na Emater para discutir um Serviço de Inspeção Municipal comum

O secretário de Agricultura de Patos, João Paulo de Lacerda, participou, na manhã da última quarta-feira, 22 de março, de uma reunião com secretários de Agricultura de municípios circunvizinhos para discutir a viabilidade da criação de um Consórcio Intermunicipal de Serviços de Inspeção Municipal.

 

A reunião aconteceu no escritório regional da Emater, localizado na rua João da Mata,  centro de Patos,  e contou com a representação de vários municípios, dentre eles: Patos, Malta, Santa Terezinha e São José de Espinharas. A princípio, houve uma explanação sobre como funciona o serviço do Consórcio Intermunicipal do S.I.M. e seus benefícios e, logo após, cada secretário abordou a situação da sua região e abriu uma mesa redonda para debate.

 

A criação do consórcio tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da região no que diz respeito à venda de produtos agroindustriais, uma vez que, ao utilizar o selo de inspeção, resulta em uma maior abrangência e a promoção do desenvolvimento da região obedecendo o decreto Nº 5.741, de 30 de março de 2006, que organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA, assegurando que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; os Estados; o Distrito Federal e os Municípios adotem as medidas necessárias para garantir que inspeções e fiscalizações de produtos de origem animal e vegetal, e dos insumos, sejam de maneira uniforme, harmônica e equivalente em todas as localidades.

 

“A ideia surgiu porque vários desses empreendimentos ligados a bovinos, pequenos ruminantes e produtos agroindustriais carecem de uma regulamentação para que, inclusive, possam galgar outros mercados, com exemplo da venda com o Serviço de Inspeção para que possam almejar a venda em grandes mercados e até mesmo a comercialização em outros estados a exemplo do RN, CE, PE que existe uma demanda considerável”, disse o Engenheiro Agrônomo da Emater, Jailson Lopes.

 

A ideia de unir os municípios se dá pelo fato de o consórcio exigir a adequação à Legislação Federal sobre inspeção municipal, o que inviabilizaria grande parte dos municípios menores. “Os municípios dificilmente, individualmente, conseguiriam manter esse serviço de forma funcional e eficiente. Então, o Consórcio é pra que a gente possa qualificar, do ponto de vista técnico, o serviço de inspeção pra que, de fato, seja uma inspeção qualificada com adequação à Legislação Federal,” explicou Jailson Lopes.

 

De acordo com o secretário de Agricultura de Patos, João Paulo de Lacerda, o consórcio é de grande importância uma vez que viabilizaria uma qualidade do produto para todos os municípios participantes.

 

“É um consórcio, que no contexto nacional, hoje, é a perspectiva viável para que as prefeituras, devido às suas baixas arrecadações e aos repasses do Fundo Nacional. Isso é o que vai viabilizar para que o trabalho desses municípios consorciados seja feito e também para que os municípios possam ter, de uma forma mais barata, uma inspeção mais adequada dos seus produtos, sejam de origem animal ou vegetal”, afirmou João Paulo.

 

O município de Patos entraria como a sede do consórcio e ficaria responsável pela articulação com municípios participantes. Patos já possui a Lei do Serviço de Inspeção Municipal e os demais municípios, entrando no consórcio, seguiriam tal modelo.

 

A princípio, são quatro municípios envolvidos, mas há uma perspectiva de uma discussão futura com outros gestores, sobretudo da região metropolitana de Patos e da Associação dos Municípios do Vale das Espinharas o que possibilitará que esse número de municípios seja ampliado.

 

Uma próxima reunião já ficou marcada para o dia 19 de abril e acontecerá no auditório do SEBRAE, na cidade de Patos, quando serão discutidos os novos posicionamentos de cada município interessado e serão definidas as próximas medidas.

 

Atribuições do SIM

 

O Serviço de Inspeção Municipal tem atribuições de certificar, inspecionar e monitorar o funcionamento de estabelecimentos do tipo de abatedouro de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, aves, coelho e de outras espécies devidamente aprovadas para o abate, fábricas de conservas, de embutidos, charqueadas, entrepostos de carnes e derivados e fábrica de produtos de origem animal. Granjas leiteiras, postos de recebimento de leite, postos de desnatação, queijarias, usinas de processamento de leite e fábrica de entrepostos de laticínios serão alvos do SIM. Os entrepostos de pescado e fábrica de conserva de pescado, entrepostos de ovos e fábrica de conservas de ovos, apiários, agroindústrias e processamentos artesanais também necessitarão do certificado do SIM.

 

Engenheiro Agrônomo Emater, Jailson Lopes

Download

Secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda

Download

Nova Farmácia Básica do Centro é entregue à população patoense

Em solenidade bastante prestigiada com a presença de vários vereadores, secretários, funcionários da Prefeitura Municipal e público em geral, o prefeito em exercício, Bonifácio Rocha entregou através da Secretaria de Saúde do Município, nesta sexta-feira, (24/03) a Farmácia Básica do Centro da cidade.

 

A farmácia ficou fechada durante quase três meses enquanto passava por adequações em suas instalações para funcionar de acordo com as exigências do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

 

O prédio totalmente reformado possui uma área de 150 metros quadrados e recebeu equipamentos novos com climatização eficiente. Na inauguração, usaram da palavra, a gerente de farmácia, Germana Leitão; a secretária de Saúde, Andressa Lopes e o prefeito em exercício, Bonifácio Rocha, que em sua fala destacou as dificuldades por que passa o município, mas que dentro de um novo jeito de governar conseguiu entregar aquelas instalações respeitando os maiores responsáveis pela conquista, a população que contribui com seus impostos.

 

Germana Leitão, falou das antigas instalações que foram afetadas pelas chuvas, além da falta de condições de armazenamento e estrutura do antigo prédio na Praça Edivaldo Motta, obrigando a secretaria transferir todos os medicamentos para o bairro do Jatobá, causando vários transtornos aos que precisavam de medicação.

 

A secretária Andressa Lopes, reforçou os esforços feitos para a abertura daquela unidade e que entrega as instalações à altura do que a população merece.

 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento, avaliou o momento. “Este novo modelo de instalações irá trazer um melhor acolhimento ao usuário. Foi planejado de uma maneira que vem atender os anseios da população e nós, enquanto controle social estaremos aqui presentes, analisando como está sendo a atendimento para que a população sinta-se satisfeita,” disse.

 

A farmácia básica começa a funcionar nesta sexta-feira, 24 a partir das 13h.

PREFEITO EM EXERCÍCIO – BONIFÁCIO ROCHA – Download

SECRETÁRIA DE SAÚDE – ANDRESSA LOPES – Download

CLAUDEMIR BENTO – CONTROLE SOCIAL – Download

Governo Municipal realizou audiência pública visando elaboração da LDO

O Governo Municipal de Patos promoveu uma audiência pública, na noite desta quinta-feira, 23/03, no auditório do SAMU. A audiência pública tinha como objetivo levantar subsídios para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), obedecendo a uma orientação do Tribunal de Contas do Estado a todos os municípios.

 

A LDO define quais ações administrativas serão previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) e quais recursos serão destinados a cada uma delas. Ou seja, é com base na LDO que será elaborado Orçamento para o ano de 2018.

 

Estiveram presentes na audiência o prefeito em exercício, Bonifácio Rocha, secretários e técnicos de cada secretaria, o vereador Toinho Nascimento, diversos representantes das associações comunitárias do município e público em geral.

 

A mesa foi constituída pelo prefeito em exercício; o Secretário de Planejamento, Nilton Domiciano; o Secretário Executivo de Articulação Social e Orçamento Participativo, Vavá Marques; o contador do município, Rogério Lacerda Estrela Alves; e o presidente da UAC, José Ilton.

 

Aberta a audiência pública pelo prefeito Bonifácio Rocha, que passou a palavra ao contador Rogério Lacerda que fez uma explanação sobre o motivo da realização da audiência e sobre a importância da LDO para a elaboração do Orçamento Municipal. Em seguida foi dada a palavra às lideranças comunitárias e de associações da sociedade que haviam se inscrito, as quais tiveram oportunidade de sugerir as prioridades de suas comunidades e associações.

 

O presidente da União das Associações Comunitárias (UAC), José Ilton, enfatizou a importância do momento e a dedicação da gestão em ouvir a sociedade no que diz respeito a elaboração das políticas públicas voltadas a população.

 

“Estamos vendo que o prefeito está querendo, apesar das dificuldades que está encontrando, melhorar a administração municipal e a gente espera que cada vez mais as coisas melhorem e que as nossas reivindicações sejam atendidas. É importante que a prefeitura faça este Orçamento porque é daqui que saem as ideias, as propostas e as reivindicações das comunidades,” comentou.

 

As lideranças, além de usarem da palavra, preencheram um formulário, onde apontavam as prioridades das entidades que representam. Com base nas sugestões foram elencadas quais as secretarias que tinham mais prioridades a atender. As sugestões colhidas servirão de diretrizes para a elaboração do orçamento 2018.

 

Encerrada a participação das associações e entidades, o prefeito em exercício, Bonifácio Rocha, comentou algumas das reivindicações apresentadas, algumas das quais já estão sendo atendidas e outras prestes a serem executadas. Em seguida, agradeceu a presença de todos os secretários e auxiliares do governo municipal, representantes de entidades e considerou positiva a realização da audiência pública.

 

“Esta audiência pública foi de suma importância e graças a Deus muito participada por toda a sociedade, onde todos participaram reivindicando e mostrando um novo horizonte para o Orçamento do próximo ano. Foi uma agregação de valor a nossa LDO. Estou plenamente realizado e, na minha opinião, superou as expectativas,” destacou.

Fala do prefeito em exercício – Bonifácio Rocha – Download

Fala do secretário de Planejamento – Nilton Domiciano – Download

Fala do presidente da UCA – José Ilton – Download