Category Archives: Blog

Morreu o ex-deputado e ex-prefeito de Teixeira, Valdecir Amorim.

 

Valdecir Amorim Rodrigues, 75 anos (nascido em 10/09/1941), morreu no início da noite desta quinta-feira, 23/02, no Hospital da UNIMED em João Pessoa. Ele estava internado há cerca de quinze dias, em tratamento de problemas cardíacos. Natural de Teixeira, cidade de onde foi prefeito por um mandato, Valdecir exerceu o mandato de deputado estadual em seis legislaturas, sendo votado também em Patos, por amigos da colônia teixeirense. Agrônomo de formação, foi o grande incentivador das culturas de hortaliças na região da Serra do Teixeira, sendo por muito tempo um dos maiores produtores de tomate e cenoura na região, onde foi praticamente o introdutor do cultivo de cenoura, produto que tem sido exportado para todo o Nordeste pela excelente qualidade produzida. O tomate, por sua vez, era produzido quase só para consumo caseiro, mas junto com a cenoura veio a se constituir, enquanto houve água disponível, num dos produtos mais importantes para os pequenos produtores da região, sobre os quais Valdecir exercia uma grande influência como agrônomo. Sua influência política levou sua esposa Rita Nunes, ao comando da administração de Teixeira, assim como sua filha Kay France ao exercício do mandato de vereador. Valdecir deixou sete filhos. O corpo está sendo velado na Casa Paroquial da cidade de Teixeira e será sepultado no final da tarde desta sexta-feira, no cemitério local.

Morte de Sandra Sibele comoveu a cidade.

O anúncio da morte da radialista e publicitária Sandra Sibele Dantas Ferreira, de 45 anos, ocorrida na madrugada desta quarta-feira, na capital do Estado, comoveu a cidade de Patos. Quem não a conheceu em vida, assim como quantos a conheceram, acompanharam nos últimos cinco anos a sua luta contra o câncer. A piora do seu estado de saúde nos últimos dias mobilizou seus familiares, seus companheiros de imprensa e seus muitos amigos numa corrente de oração e de apoio das mais diversas formas e de expectativa pela evolução do seu quadro. Sandra chegou em Patos, com apenas dezesseis anos, mas já com experiência no meio radiofônico por ter trabalhado em emissoras na cidade-irmã de Patos, Caicó. Trabalhou inicialmente na Rádio Itatiunga, trazida por Pedro Oliveira, então diretor da emissora, passou pela Panaty, fez televisão na Borborema e na Tambaú. Aqui Sandra fez amigos, constituiu família, criou filhos.  Hoje terminou sua batalha pela vida. E hoje, lembrou-me Carlos Estevam, faz exatamente dezesseis anos que o seu pai morreu, em circunstâncias semelhantes. O corpo de Sandra foi velado  a partir do meio dia no Memorial Parque da Paz, sendo sepultado às dezessete horas, com a presença de familiares e muitos colegas e amigos.  Daqui as nossas condolências aos filhos e famílias de Sandra, aos seus colegas e amigos, e a quantos lhe queriam bem.

O prefeito Dinaldinho Wanderley decretou luto oficial por três dias.

DECRETO Nº 006/2017                   Patos-PB, em 22 de fevereiro de 2017.

DECRETA LUTO OFICIAL NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB EM VIRTUDE DO FALECIMENTO DA PUBLICITÁRIA SANDRA SIBELE DANTAS BARROS.

                    O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE PATOS, ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica do Município de Patos e,

                   CONSIDERANDO o falecimento da Sra. Sandra Sibele Dantas Barros, ocorrido em 22/02/2017;

                   CONSIDERANDO o consternamento da comunidade patoense e o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emerge pela perda de uma cidadã exemplar e respeitável;

                   CONSIDERANDO, finalmente, que é dever do Poder Público render justas homenagens àqueles que com o seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram para o desenvolvimento e progresso desta cidade,

                D E C R E T A:

 Art. 1º – LUTO OFICIAL no município de Patos-PB por 03 (três) dias em respeito ao falecimento da empresária e publicitária SANDRA SIBELE DANTAS BARROS.

 Art. 2º – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogam-se as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Constitucional do município de Patos, Estado da Paraíba, em 22 de fevereiro de 2017.

Dinaldo Medeiros Wanderley Filho

 

 

Secretaria de Esporte e Turismo realiza Censo Municipal do Esporte

 

 

A Secretaria de Esporte e Turismo de Patos iniciou nesta segunda-feira  (20/02), o Censo Municipal do Esporte, que convoca todos os atletas profissionais e amadores para realizarem cadastro junto à secretaria.

 

O objetivo do censo é construir um diagnóstico do esporte em Patos, através de dados estatísticos, separando as diversas modalidades esportivas praticadas na cidade de Patos.

 

“Nosso papel é reorganizar o esporte como um todo, não só o futebol, mas Patos é uma cidade rica de diversos esportes, desde o judô até mesmo badminton, que quase ninguém conhece, e com esse cadastro vamos fortalecer todos os esportes”, afirmou o secretário de Esporte e Turismo, Nalfrânio Sátiro.

 

Nalfrânio disse ainda que com esses dados será possível elaborar projetos para buscar recursos através de políticas públicas nos diversos âmbitos, para com isso enaltecer o esporte no município.

 

Os atletas deverão procurar a sede da Secretaria de Esporte e Turismo, que está situada no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, na Praça Edvaldo Motta, de segunda à sexta, das 08h às 14h.

 

Os documentos necessários para realizar o cadastro são cópias do RG, CPF, uma foto 3×4 e portfólio que comprove o histórico esportivo.

Fala do secretário de Esporte e Turismo, Nalfrânio Sátiro – Download

CRAS Severina Celestino promove encontro de mulheres com prévia carnavalesca

Foi com fantasias, músicas, danças, comidas típicas e muita animação que o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS – Severina Celestino), que fica localizado no bairro do Morro em Patos, fez o segundo encontro de mulheres do ano e, aproveitando a ocasião, promoveu na tarde desta segunda-feira, (20/02), em ação conjunta com várias secretarias municipais, a primeira prévia carnavalesca do CRAS.

 

A reunião de grupo de mulheres é uma atividade mensal que faz parte do calendário do CRAS e acontece durante todo o ano e que envolve todas as mulheres cadastradas em um momento de confraternização e atenção especializada.

 

“Eu cheguei no CRAS com depressão, hoje eu já me sinto alegre, já me sinto outra, já brinco, já pulo, já danço. Isso eu agradeço, primeiramente ao CRAS, à coordenadora, à assistente social e esse dia de hoje, para mim, está sendo uma maravilha”, comentou a participante do evento, Josefa Lucena.

 

Para este mês de fevereiro, aproveitando o clima de carnaval, foi promovida a primeira prévia carnavalesca, uma ação pioneira no CRAS, onde vários parceiros deram contribuição para a realização do evento e foi escolhida a primeira Miss CRAS.

 

“A Secretaria de Ação Social não poderia nunca deixar de acompanhar de perto esses eventos. Eles são muito importantes, porque é através do CRAS, esses serviços de fortalecimento de vínculos, onde a comunidade se une e tem uma maneira de interação entre as pessoas”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Verônica Leite.

 

A ação contou com a participação de outras unidades de CRAS, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Serviço Social do Comércio (SESC), de diretores de escolas do município, de grupos musicais, alémde algumas secretarias, como a Secretaria de Desenvolvimento Social, a Secretaria de Saúde com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a de Educação, dentre outras.

 

 

 

Fala da coordenadora do CRAS Severina Celestino, Ana Cássia

Download

Fala da secretária de Desenvolvimento Social, Verônica Leite – Download

Fala da participante do evento, Josefa Lucena – Download

Fala da participante do evento, Irineide Santos

Download

Desbloqueio de recursos do FUNDEF garantirá mais investimentos na Educação em Patos

O procurador geral do município de Patos, Phillipe Palmeira, em entrevista na manhã desta terça-feira, dia 21, falou sobre o acordo que levará ao desbloqueio de 13 milhões em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) advindos de uma ação antiga na justiça.

 

O acordo foi firmado entre a administração municipal e os advogados que representam os diversos sindicatos das categorias interessadas. Após homologado o acordo pela Justiça, será feito o desbloqueio dos recursos do FUNDEF. O acordo prevê o rateio de 50% do FUNDEF para mais de 500 professores ativos, aposentados e pensionistas e os outros 50% para a Prefeitura Municipal. Prevê também o investimento de 10% do valor total recebido pela gestão municipal em melhoria nas estruturas de escolas e creches.

 

“É mais uma vitória para a educação de Patos, que ganha duas vezes com esse acordo. Os professores da época da ação ficarão com 50% do valor total, o que representa 6 milhões e meio, e 10% da parte que competirá à Prefeitura será investido diretamente na educação com a melhoria da qualidade de trabalho dos professores,” reafirmou o procurador geral do município, Phillipe Palmeira.

 

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) é um conjunto de fundos contábeis, formado por recursos dos três níveis da administração pública do Brasil para promover o financiamento da educação básica pública.

PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO – PHILLIPE PALMEIRA – Download

Prefeito Dinaldinho Wanderley nomeia coordenador da Defesa Civil de Patos e faz entrega de coletes de identificação

Na tarde desta segunda-feira (20/02), o prefeito, Dinaldinho Wanderley, recebeu em seu gabinete o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda e membros da Defesa Civil de Patos, o coordenador geral, Otaviano Ferreira e o coordenador operacional, Jakiano Almeida.

 

A Defesa Civil de Patos já estava em atividade, embora a lei de criação existisse, ainda faltava ser regulamentada, o que se tornou prioridade a regulamentação nessa nova gestão.

 

Na oportunidade Dinaldinho fez a entrega dos novos coletes de identificação, que também faz parte do equipamento de proteção e segurança da equipe da Defesa Civil.

 

“Muitas vezes a gente tinha a dificuldade de poder entrar em uma casa sem essa devida identificação, até mesmo pela questão de segurança. As pessoas podiam chegar numa residência dizendo que era da Defesa Civil sem serem, agora não, os coletes servem para nos identificar, todos têm o colete com o nome para identificar que é da Defesa Civil”, disse o coordenador Otaviano Ferreira.

 

Fala do coordenador da Defesa Civil, Otaviano Ferreira

Download

Cortes de terra continuam sendo realizados nas comunidades rurais de Patos de forma gratuita

Após a primeira semana do início dos cortes de terra na zona rural de Patos, o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, e o secretário adjunto, Luiz Cláudio, visitaram nesta segunda-feira (20/02), a comunidade de Campo Comprido, a quarta comunidade a receber os trabalhos.

 

Seguindo um cronograma realizado pela Secretaria de Agricultura, onde os cortes de terra foram divididos por zonas e estão sendo realizados de forma sequencial nas comunidades, João Paulo e Luiz Cláudio, estão, pessoalmente, fiscalizando o trabalho que está sendo efetuado e fizeram um balanço sobre tudo o que já foi feito.

 

“O balanço vem sendo positivo, nós já vamos atingindo a marca de quase 150 propriedades com o corte de terra já realizado e já iniciado a plantação pelos seus proprietários. Nós estamos fiscalizando juntamente com o secretário adjunto, Cláudio, para que isso seja maximizado da melhor forma possível para que os cortes de terras sejam eficientes”, afirmou João Paulo.

 

O secretário, João Paulo, também falou, com entusiasmo, sobre os relatos dos agricultores que são bastante positivos, ‘agora sim os cortes de terra está vindo na hora certa’, relatou os agricultores.

 

Junto às primeiras chuvas surge também a esperança do homem do campo. Para o senhor João Batista de Sousa, agricultor e dono da propriedade que também está recebendo os trabalhos da secretaria de Agricultura, está sendo muito bom receber os cortes de terra nesse período, já que em outras gestões só era disponibilizado com atrasos. Agora o senhor João Batista poderá plantar no tempo propício seu milho e feijão.

 

Os cortes de terra além de estarem sendo realizados no tempo adequado, também, estão sendo feitos nas propriedades de forma totalmente gratuita, com previsão para serem finalizados em 35 dias.

 

Fala do secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda

Download

Fala do agricultor, João Batista de Sousa

Download

Reunião com Dinaldinho define apoio do Município ao Carnaval de Patos

Apesar da prefeitura municipal de Patos ter decidido não realizar o Carnaval 2017, em virtude do município ser considerado, através de decreto do Governo do Estado, como área em situação de emergência devido a seca que assola a região, o prefeito Dinaldinho Wanderley vai garantir apoio logístico e financeiro a Liga de Blocos de Carnaval de Patos, que vai promover a folia de rua na cidade nos dias de Carnaval.

 

O prefeito esteve reunido, em seu gabinete, na tarde do último sábado (18-02), juntamente com a futura presidente da Fundação Cultural, Ana Claúdia Araújo Batista, e o presidente da Liga dos Blocos de Carnaval de Patos, Francisco de Assis (Zoma).

 

Para Ana Claúdia, “a reunião foi muito proveitosa, onde ficou decidido junto com o prefeito o apoio da prefeitura para que o carnaval permaneça vivo, e através do trabalho das secretarias e do gabinete do prefeito, a realização do Carnaval de Patos estará garantida de uma forma simples que a Liga dos Blocos está organizando, para que mantenha viva e acesa a alegria dos foliões”, comentou.

 

Na reunião, ficou certo que a prefeitura disponibilizará equipes de segurança, SAMU, STTRANS, etc. Também será garantido um apoio financeiro para que a Liga dos Blocos possa arcar com a contratação dos trios e atrações da festa.

 

O presidente da Liga dos Blocos de Patos, conhecido popularmente como Zoma, disse ser totalmente compreensível a não realização do Carnaval por parte da prefeitura, devido a situação em que se encontra o município, no entanto, ele destacou a importância do compromisso firmado com o prefeito na reunião para dar apoio logístico e financeiro a Liga dos Blocos.

 

“A gente entende completamente a situação que o município se encontra hoje. Estive na reunião com Dinaldinho e ele me passou que vai dar todo o apoio logístico e repassar uma ajuda financeira para contratar um trio e as bandas”, comentou o presidente da Liga dos Blocos de Patos.

Fala de Ana Cláudia Araújo Batista – Download

Fala do presidente da Liga dos Blocos de Patos – Download

Secretaria de Desenvolvimento Social participa de evento da Energisa

O CRAS Severina Celestino, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social, no bairro do Morro, participou na tarde da última sexta-feira, 17, de um evento social promovido pela Energisa.

 

O evento foi realizado como parte do programa Energia Eficiente, que tem por objetivo promover nas residências de pessoas carentes, a troca de lâmpadas comuns ou fluorecentes por lâmpadas LED ou fluorecentes de maior rendimento. As atividades aconteceram durante dois dias no Conjunto Itatiunga, zona oeste de Patos, onde foram trocadas as lâmpadas comuns por LED em um terço das residências (234 delas).

 

De acordo com a secretária de Ação Social, Maria Da Guia Lustosa, a parceria da prefeitura com Energisa é de importante no sentido de realizar um trabalho social, visando à prestação de serviço. “Fomos convidados para sermos parceiros nesse projeto, onde estamos trabalhando com os nossos CRAS para interagir com a comunidade”, destacou.

 

Outra participação do CRAS ficou por conta da apresentação de um grupo de dança, que terminou bastante aplaudido pela comunidade, além de atividades ligadas ao cinema. “Foi uma apresentação simples devido ao tempo muito curto, mas com resultado bastante satisfatório”, finalizou.

Fala da Secretária de Desenvolvimento Social, Maria da Guia Lustosa

Download

PROCON/Patos firma parceria com IMEQ/PB e faz fiscalização em postos de combustíveis em Patos

A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON/Patos) acompanhou equipe do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ/PB), órgão ligado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), na última sexta-feira, (17/02), em fiscalizações nos principais postos de gasolina da cidade de Patos.

 

O trabalho de fiscalização do IMEQ/PB, que teve início desde a última quarta-feira, (15/02), em cidades do interior, teve como objetivo constatar irregularidades em postos de gasolina, supermercados de médio e grande porte e em cronotacógrafos (aparelho de segurança instalado em vans e caminhões destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo) a fim de evitar que o consumidor final incorra em risco de segurança e também tenha seu patrimônio lesado.

 

De acordo com diretor superintendente do IMEQ/PB, Arthur Galdino, apesar de a fiscalização está sendo intensificada, o trabalho do órgão é contínuo e parcerias com o PROCON municipal são de grande importância para garantir a segurança do consumidor final.

 

“O nosso trabalho é contínuo. Temos as verificações periódicas e anuais e é um prazer enorme estar trabalhando em parceria com o PROCON. É importante o PROCON de Patos estar participando, assim como o PROCON de outras localidades também participa. É sempre muito importante essas parcerias, porque só quem vai ganhar com isso é o consumidor final”, comentou.

 

De acordo com o secretário do PROCON municipal, Bruno Maia, parcerias como essa servem para engrandecer o trabalho de fiscalização e beneficia não só o consumidor final, como o comércio da cidade.

 

“Entendo como extremamente benéfico ao comércio de Patos de uma forma geral. Não só para o consumidor do combustível em si, mas para todos os segmentos da relação de consumo que o PROCON tenha competência para fiscalizar, bem como o INMETRO representado pelo IMEQ/PB”, disse.

 

As equipes de fiscalização do PROCON/Patos têm concentrado seus esforços no intuito de combater a concorrência desleal e garantir ao consumidor do município relações de consumo mais justas e segurança na aquisição de produtos e serviços.

 

Qualquer pessoa que deseje fazer alguma denúncia de irregularidades encontradas em qualquer estabelecimento, pode procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), localizado na sede do PROCON de Patos, na Rua Rui Barbosa, Centro, atendendo de segunda a sexta das 8 às 14h. O consumidor também pode entrar em contato através do telefone (83) 3423-3629.

 

Segundo o diretor superintendente do IMEQ/PB, a previsão é de que o resultado da fiscalização esteja disponível ainda nesta segunda-feira, (20/02),  no site do IMEQ:http://www.imeq.pb.gov.br/

 

Fala do diretor superintendente do IMEQ/PB, Arthur Galdino – Download

Fala do secretário do PROCON/Patos, Bruno Maia – Download