Category Archives: Blog

Vila Natal recebe Festival de Artes realizado pelos alunos do Novo Mais Educação

 Por COORDECOM   Quarta-Feira – 13 de Dezembro de 2017

Até a próxima sexta-feira, dia 15 de Dezembro, os alunos da rede municipal de educação estarão encantando o público com apresentações teatrais, musicais e culturais com temas natalinos que fazem parte do Festival de Artes do Natal Encantado 2017. Ao todo, mais de 30 escolas estão dando a sua contribuição para tornar o natal patoense mais bonito.

 

As apresentações representam a culminância do projeto Novo Mais Educação que é desenvolvido nas escolas municipais. Na noite desta terça-feira (12) se apresentaram as primeiras escolas que trouxeram para o palco da Vila Natal toda a emoção que o Natal representa.

 

A coordenadora do Novo Mais Educação, Kilmara Rodrigues, disse que escolas que têm dança, arte, ballet, teatro, música, fanfarra, vêm se preparando para esse momento do Natal Encantado e esta  participação é fruto de uma longa preparação que os alunos juntos com os articuladores, mediadores e facilitadores do programa vêm fazendo.

 

“Ontem foram representadas as escolas da área do Jatobá, hoje contaremos com apresentações de escolas da área do São Sebastião e Belo Horizonte e na sexta-feira do Frei Damião. Os alunos estão abrilhantando as noites da nossa Vila e do nosso Natal Encantado e eu gostaria de convidar toda a comunidade patoense para nos prestigiar”, comentou.

 

O Festival de Artes do Natal Encantado 2017 continua nestas quarta, quinta e sexta-feira, dias 13, 14 e 15, e contará com a seguinte programação:

 

Dia 13/12 (Quarta-feira) 19h:

– Festival de artes:

Jesus amado do meu coração (EMEF Dom Expedito);

Espetáculo: Era uma vez o dia em que todo mundo era bom (EMEF Prof. Manoel Oliveira);

Pout-Pourri Natalino: Vem que está chegando o Natal (Escola Nosso Lar Tio Juca);

A bela e a fera em um Natal Encantado (CIEP II Anésio Leão);

Natal Encantado em uma noite feliz (EMEF Zefinha Mota);

Maria e o anjo Gabriel – é tempo de luz! (CIEP V Maria Eudócia);

Pastoril natalino (EMEF Alírio Meira Wanderley).

 

 

Dia 14/12 (Quinta-feira) 19h:

– Festival de artes:

Papai Noel e o presente de Natal. (EMEF Tobias Medeiros);

Está chegando o Natal. (EMEF Paulo Porto);

Cordel Natalino – parabéns pra Jesus! (Instituto Dr. Dionísio da Costa);

O significado do Natal (EMEF Rotary Norte);

Musical – O nascimento do menino – A criação do espírito em uma noite feliz, ouça o que Deus diz: quão bom seria se todo dia fosse Natal de alegria. (EMEF José Permínio Wanderley);

Natal Country (CIEP I José Genuino);

A tradição da noite feliz (EMEF Sabínio Nóbrega);

Musical: teatro, balé e dança moderna numa noite de luz. (EMEF Aristides);

O menino Jesus nasceu e com ele trouxe paz e uma nova cor ao mundo (EMEF Sen. Humberto Lucena);

Jingle Bells! Nasceu Jesus! (EMEF Anaísa Luiz Calixto).

 

 

Dia 15/12 (Sexta-feira) 19h:

– Festival de artes:

Peça Teatral “O  filho de Deus Nasceu”. (EMEF Pastor Frank Dier);

CENTRO DE ATENDIMENTO IRMÃ BENIGNA

Mais outras escolas convidadas

Prefeitura de Patos recupera galerias em todos os bairros da cidade

 Por COORDECOM   Quarta-Feira – 13 de Dezembro de 2017

Os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) não param, inúmeros bairros de Patos já receberam construções e consertos de galerias, proporcionando mais qualidade de vida para os moradores da cidade. Dessa vez a rua Kelfhânio Brito, localizado no bairro da Maternidade, estará recebendo a construção de 70 metros de galerias.

 

O esgoto a céu aberto na rua Kelfhânio Brito é um problema que perdura há anos. Os moradores reivindicam melhorias nessa área desde as gestões passadas e que só agora foram atendidos.

 

A moradora da rua Kelfhânio Brito, Antônia Maria, disse está satisfeita e agradecida pelo trabalho que está sendo realizado em sua rua, “Estou muito agradecida de ver que estão consertando a galeria e a rua. Muito obrigada Dinaldinho, eu sabia que quando você veio tomar café em minha casa uma benção você ia dar”.

 

O secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos (Lito), visitou a rua, juntamente com os operários da obra, e disse que a recuperação da galeria acabará com os contratempos vividos pela população daquela localidade.

 

“A SEINFRA está fazendo um levantamento e melhoramento de uma galeria que há quase 12 anos está prejudicando a população. Então, é uma recuperação muito grande, com substituição de tubos deixando a galeria nova que vai beneficiar quase 30 moradores em uma única rua”. (TL)

 

Secretaria de Serviços Públicos intensifica ações de limpeza e conservação em todos os bairros de Patos

Por COORDECOM   Quarta-Feira – 13 de Dezembro de 2017

A Prefeitura de Patos está trabalhando para deixar a cidade cada vez limpa e organizada. Nas últimas semanas, as equipes da secretaria de Serviços Públicos intensificaram os trabalhos de capinação e varrição em vias e terrenos da cidade, bem como estão realizando a limpeza e recolhimento de entulhos que estão obstruindo as ruas e passagem de pedestres.

 

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Raniere Ramalho, foi montada uma programação para intensificar os serviços de limpeza e conservação para atender a todos os bairros da cidade.

 

“Estamos fazendo uma programação com capinação, varrição, recolhimento de entulhos, podas de árvore, pintura de meio fio e vamos atender a todos os bairros do nosso município porque o objetivo do Prefeito Dinaldinho é manter a cidade limpa e com ambientes agradáveis para que as pessoas possam se sentir bem”, destacou.

 

Raniere também destacou os trabalhos de melhorias nas vias de acesso aos bairros do conjunto dos Sapateiros e na comunidade Vista da Serra, através de serviços de terraplanagem e limpeza das ruas e terrenos públicos nestes locais. “Vamos montar uma força tarefa para visitar todos os bairros que necessitem destes trabalhos, melhorando o acesso dos moradores as ruas e entradas destes bairros”.

Fala de Raniere Ramalho – secretário de Serviços Públicos

CEREST de Patos cumpre agenda de capacitações sobre saúde do trabalho e políticas de segurança

Por COORDECOM   Quarta-Feira – 13 de Dezembro de 2017

Cumprindo uma agenda de visitas em cidades que abrangem a 7º Regional de Saúde, responsabilidade do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Patos (CEREST-Patos), entre nos dias 11 e 12 de dezembro, segunda e terça-feira, o Centro visitou os municípios de Itaporanga, Ibiara e Santana de Mangueira. As visitas tiveram como objetivo explorar temas voltados à saúde e bem estar do trabalhador.

 

Na oportunidade, a equipe do CEREST propôs estratégias para promoção da saúde do Trabalhador, momento em que foram traçados objetivos para elaborar um plano de ação em saúde do trabalhador abordando os eixos principais, como vigilância em saúde do trabalhador, Atenção à saúde do trabalhador e Educação permanente em Saúde do trabalhador; os mecanismos para a discussão na Secretaria Municipal de Saúde da relevância da saúde do trabalhador; além de uma capacitação das equipes de saúde da família quanto as notificações no Sistema de Informações de Agravos de Notificações de acidentes de trabalho.

 

De acordo com a coordenadora do CEREST-Patos, Yara Dayane de Lira, as visitas fazem parte de um cronograma de ações que abrange todos os municípios que fazem parte da área de abrangência. “Essas capacitações têm como objetivo alcançar as notificações de acidentes e agravos relacionados ao trabalho fazendo com que os municípios implantem estratégias voltadas à saúde do trabalhador e melhorem as estatísticas”, disse.

 

A sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Patos funciona na Rua Elías Asfora, número 36, bairro Jardim Guanabara, em Patos. Cumpre o papel de prover retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS voltadas ao trabalhador. (IN-MN)

 

 

 

 

« Voltar

Casa dos Brinquedos da Vila Natal recebe doações da Escola Santo Expedito

O Natal Encantado de Patos, promovido pela Prefeitura Municipal, recebeu na manhã desta terça(12/12) uma importante doação de brinquedos para a Casa dos Brinquedos que faz parte do cenário da Vila Natal, localizada ao lado da Praça Getúlio Vargas no Centro de Patos.

A doação dos brinquedos foi feita pela Escola Santo Expedito através de um trabalho de arrecadação juntos aos alunos da escola.

“Sempre participamos de trabalho solidários como este e assim estamos colaborando para que as crianças possam ter um natal mais feliz, possam ter a alegria de receber um presente”, disse Lamarck Martinho, vice-diretor da Escola Santo Expedito.

 

De acordo com Deleon Souto, um dos coordenadores do Natal Encantado, o evento, além da parte festiva, também se preocupou com a parte social com a arrecadação de brinquedos para crianças carentes.

 

“Quando idealizamos a Vila Natal também nos preocupamos com essa parte social da programação que está tão atrelada ao espírito natalino e, esse ano, criamos a Casa dos Brinquedos para receber doações de brinquedos que serão entregues as crianças carentes do município”, destacou.

 

Deleon ressaltou que a campanha de arrecadação de brinquedos para a Casa dos Brinquedos da Vila Natal segue que até o dia 25 e que qualquer pessoa pode doar.

 

“Então você que puder doar um brinquedo novo ou semi-novo basta deixar na Casa dos Brinquedos na Vila Natal para que a gente possa encaminhar para as crianças que vão fazer um bom proveito, não importa o valor e nem o tamanho do brinquedo, o importante é colaborar”, concluiu.

 

Estiveram participando do momento, os Coordenadores do Natal Encantado Isis Medeiros e Deleon Souto, o vice-presidente da Escola Santo Expedito, Lamarck Martinho, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Verônica Serpa e a chefe de cerimonial da Prefeitura, Maria José.

 

Os brinquedos arrecadados serão repassados a Secretaria Municipal de Ação Social que ficará responsável pela distribuição. (D.A)

Fala de de Deleon Souto

Fala de Lamarck Martinho

Prefeitura realiza trabalhos para prevenir propagação de incêndios no lixão de Patos

A Prefeitura de Patos, em uma ação conjunta das secretarias de Serviços Públicos, Infraestrutura e Meio Ambiente, está realizando um trabalho de prevenção no lixão do município, que tem como objetivo eliminar novos pontos de possíveis incêndios, concentrar o lixo depositado nas imediações do lixão em lugar determinado e, consequentemente, garantir uma melhor qualidade de vida a população.

 

A ação se dá através do trabalho de limpeza em todo o entorno do lixão para evitar que as condições do local favoreçam a propagação e alastramento do fogo em caso de possíveis novos incêndios que possam ocorrer no local de forma criminosa ou natural. Para isso, estão sendo utilizadas máquinas pesadas que reviram o solo e transportam materiais para serem colocados sobre o lixo.

 

O secretário de Serviços Públicos, Raniere Ramalho, explicou que as máquinas da Prefeitura estão sendo utilizadas para soterrar o lixo com terra e concentrando o lixo em um lugar determinado.

 

“Estamos adotando medidas emergenciais e cabíveis, levando material e jogando em cima do lixo, bem como limpando o entorno da área. A Secretaria de Meio Ambiente já vem fazendo um belo trabalho no local e nós estamos auxiliando em uma parceria que visa promover melhorias para as pessoas que trabalham no local e contribuir para o bem estar de toda a população de Patos”, destacou. (DA)

 

Fala de Raniere Ramalho

STTRANS modifica trânsito Centro – Jatobá para permitir obras do DER na Ponte do Figueiredo

A interdição começou na manhã desta terça-feira, dia 12 de dezembro, a Ponte Figueiredo, que dá acesso ao bairro do Jatobá, passará por um processo de reestruturação executado pelo DER. Para maior segurança, a Ponte ficará intransitável durante as obras. Desta forma o trânsito ficará assim como está nesse gráfico abaixo.

 

De acordo com Madiel Conserva – Residente do DER de Patos, a obra está prevista para o mês de março de 2018.

 

“Pedimos a população que entenda, e que tenha cuidado porque nós estamos em mão dupla no binário do jatobá”, falou Madiel.

 

O residente disse ainda que a nova ponte vai ter um local reservado para os ciclistas e portadores de necessidades especiais.

 

“Nesse momento a minha preocupação é o período noturno, porque pela manhã estamos contando com o apoio da STTRTANS que estão orientando os condutores no percurso destinado”, finalizou Madiel.

 

No percurso Centro – Jatobá, o condutor fará um desvio da Rua Irineu Joffily pelo prolongamento da Rua Elias Asfora no sentido da Ponte Nova a qual ganhará o status de Via de Mão Dupla até a Rua Sabino Viana, de onde o condutor guiará até a Rua Manoel Mota onde retomará o curso normal.

 

O percurso Jatobá – Centro se mantém inalterado, Durante o período das obras a STTRANS estará inserindo uma nova sinalização no percurso e orientando os motoristas.

 

“Nós estamos no local orientando o condutor a trafegar nesse trecho e vamos ficar por aqui o tempo que precisar”, Disse a agente da STTRANS Arlete Melquiades. (PC)

Fala de Madiel Conserva

Fala de Arlete Melquíades

Vila Natal tem atraído grande público e população elogia programação do Natal Encantado 2017

O Natal Encantado 2017, que é promovido pela Prefeitura Municipal de Patos através da sua gerência de Cultura, tem agradado e atraído cada vez mais os patoenses, que todas as noites estão lotando a Vila Natal para assistir as diversas apresentações musicais, teatrais e culturais que vêm se apresentando no local.

 

Muita gente tem vindo conferir as novidades e sentir o clima de Natal, como é o caso da patoense Ayla Botelho, que nesta segunda-feira (11) veio até o local para conhecer sua estrutura e assistir as apresentações do Encontro de Fanfarras das escolas da Rede Municipal de ensino.

 

“Aqui tá um ambiente muito bonito e familiar, dá para trazer toda a sua família e aproveitar bem o espaço. Eu vim com a minha família para prestigiar esse local que realmente ficou muito bonito”, destacou a jovem que veio conhecer as atrações da Vila Natal e do Natal Encantado 2017 acompanhada dos seus parentes.

 

Já a senhora Maria do Socorro disse que está encantada com as atrações que estão sendo realizadas pela programação oficial do Natal Encantado 2017.

 

“Estou achando tudo muito lindo e maravilhoso, estou achando até parecido com as coisas do meu tempo de criança com essas músicas e costumes da cultura do Natal. Foi minhas filhas que me trouxeram aqui e se eu morasse mais próximo eu acho que viria aqui todos os dias porque a programação está muito boa”, comentou. (RA)

Fala de Ayla Botelho

 

Fala de Maria do Socorro

PROERD certifica 870 alunos de 22 escolas da Rede Municipal de Ensino, em Patos

Cerca de 870 alunos de 22 escolas da Rede Municipal de Ensino de Patos participaram na noite da última quinta-feira, dia 07 de dezembro, no Ginásio O Rivaldão, da solenidade de Formatura do PROERD 2017 (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O programa é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com o governo municipal através da Secretaria de Educação.

 

A cerimônia contou com a participação de autoridades e familiares dos formandos. Durante a solenidade os alunos receberam os certificados e prêmios, e foram prestadas homenagens às pessoas que contribuíram com a realização do curso.

 

A coordenadora regional do PROERD, a sargento Valquíria Oliveira, enfatizou o benefício do PROERD na formação dos estudantes.

 

“É extremamente importante porque é nessa fase que eles estão formulando conceitos, analisando modelos, então a gente chega às escolas com a proposta de modelos alternativos positivos para resistir às drogas, resolver conflitos de maneira pacífica. As aulas foram muito importantes, e esse momento de certificação é o ápice para que eles entendam a importância de concluir etapas, se sentirem firmes, fortes e importantes. Essa é uma parceria importante que visa à formação de uma rede de proteção. O programa visa não só a parceria da escola, mas também a da família no entorno e no âmbito interno da comunidade escolar, justamente para proteger as crianças do perigo das drogas e da violência,” comentou.

 

De acordo com a secretária de educação de Patos, Zoetânia Nóbrega, o PROERD é um importante programa que contribui para a formação e o entendimento das crianças sobre os males provocados pelas drogas.

 

“Esse programa é extremamente importante, pois desenvolve nas crianças a capacidade deles entenderem que a droga é um mal. O programa traz como instrutores policiais que têm toda uma metodologia própria para falar sobre os males que as drogas causam. E é um momento também no qual a Secretaria de Educação Municipal se agrega ao comando de Polícia Militar para desenvolver esse programa nas escolas,” disse.

 

A senhora Maria da Guia, mãe de um dos alunos certificados, classificou o programa como um importante instrumento para manter as crianças longe das drogas. “É uma ajuda para as crianças dizerem não às drogas. A droga destrói e a gente vê muitas histórias de crianças que deixam de estudar para se envolver nas drogas, e isso não pode, pois lugar de criança é na escola e no caminho certo. Temos que mudar esse mundo,” falou.

 

Sobre o Programa

 

O PROERD tem o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os demais. Tem como base o Projeto americano Drug abuse Resistance Education, implantado em 1983 e que até hoje inspirou cerca de 58 países. No Brasil o programa chegou no ano de 1992, tendo se expandido para todos os estados brasileiros desde 2002.

 

 

Faleceu, nesta segunda, dona Cleonice, viúva de Chico Bocão

Faleceu nesta segunda-feira, 11/12, a senhora Cleonice Medeiros de Maria. Viúva do vereador Francisco Antônio de Maria, Chico Bocão, dona Cleonice tinha 81 anos de idade. Ela foi vítima de infarto, tendo vindo a óbito quando era transportada para a capital do Estado em busca de assistência mais especializada. Era mãe de Francisco Medeiros de Maria (Nego), Gloriete Medeiros de Maria e Maria de Fátima Medeiros de Maria Fernandes, a vereadora Fátima Bocão, que deram 8 netos e quatro bisnetos. O corpo está sendo velado na residência da família, na rua Pedro Benedito, e será sepultado nesta terça-feira, 12/12, às 17h, no cemitério de São Judas Tadeu. Dona Cleonice era velha amiga nossa, ouvinte dos nossos programas. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.