Category Archives: Blog

Parceria entre Secretaria de Educação e Guedes Shopping garante manhã de lazer para crianças da Comunidade Serrote Liso

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Gerência Pedagógica, Guedes Shopping, parceiros e iniciativa privada garantiu nesta sexta-feira, dia 20, uma manhã de muita diversão e lazer para as crianças que residem na comunidade Serrote Liso. As crianças são alunas da Escola Municipal Alírio Meira Wanderley e da Creche Tia Lucy.

 

Iniciando a manhã de diversão as crianças brincaram no Play House, espaço de brinquedos e parques do Guedes Shopping. O Palhaço Ronaldo e a companhia de artes Cristiane Mayra, também se fizeram presentes e animaram as crianças com brincadeiras.

 

A coordenadora da pré-escola no município e uma das parceiras idealizadora do momento, Liliane Alves, contou como surgiu a ideia de proporcionar esse dia para as crianças dessa comunidade.

 

“Em visita à comunidade foi possível conhecer a situação em que eles vivem, que é uma situação difícil, passam muitas dificuldades em todos os sentidos, então nós em parceria com amigos, gostaria de citar o nome de Dinaiara, que encabeçou com a gente esse momento, agradeço a Tereza Vitória, do Guedes, que abriu as possibilidades dessas crianças aproveitarem esse espaço aqui no Guedes. Estamos nesse momento muito satisfeitas, porque estamos proporcionando uma manhã divertida para umas crianças que realmente precisam de diversão, já que na vida deles eles já passam por muitos momentos difíceis,” considerou Liliane.

 

Após serem servidos os lanches, a turma se dirigiu para o cinema onde assistiram o Pica-pau O Filme. As crianças ainda receberam brinquedos, lembrancinhas, sacolinhas com lanches e o Guedes Supermercado fez a doação de cestas básicas para cada família. “Eles vão sair hoje daqui tendo vivido momentos que todas as crianças merecem viver. E a gente deve fazer isso não só por essa comunidade, mas também por outras,” comentou.

 

 

 

PROCON divulga pesquisa de preço de carne para churrasco e bebidas

Com a chegada do final de semana, quando as pessoas buscam uma forma de lazer, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON – Patos), divulgou uma pesquisa de preço de carne para churrasco e bebidas.

 

Foram pesquisados 13 estabelecimentos comerciais que vendem carnes para churrasco, dentre eles frigoríficos, supermercados e granjas que oferecem oito tipos de carnes. Já no setor de bebidas participaram da pesquisa 10 estabelecimentos, tais como distribuidoras de bebidas, conveniências e supermercados e foram avaliados 17 tipos de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

 

O secretário do PROCON Municipal, Bruno Maia, disse que as pesquisas estão sendo bem aceitas pela população e que se comprovou que os consumidores que acompanham as pesquisas conseguem adquirir um melhor produto com preços acessíveis.

 

“Confirma-se mais uma vez que o consumidor que está atento as pesquisas do PROCON é um consumidor que pode ter uma economia no seu orçamento no final do mês. Então fiquem atentos, façam também sugestões ao PROCON do que vocês querem que seja publicado nas nossas próximas pesquisas, pois o nosso órgão serve a vocês”.

 

(TL)

 

Com show de mágica e muita diversão Escola Nosso Lar Tio Juca encerra programação da Semana da Criança

Durante a última semana a Escola Municipal Nosso Lar Tio Juca promoveu diversas atividades voltadas para a comemoração da Semana da Criança. Dentro da programação foram promovidos jogos internos, festival do picolé, show de talentos, atividades lúdicas e cinema na escola.

 

Para encerrar os festejos, manhã desta sexta-feira, dia 20, a escola promoveu uma festa temática que contou com um show de mágica com um ex-mágico do Circo de Marcos Frota, também foi feita distribuição de pipoca, algodão doce e cachorro-quente.

 

“Semana passada a gente teve uma programação de segunda à sexta-feira. Cada dia a gente teve uma atração diferente. Tivemos momentos de recreação, competições, show de talentos, mais bela voz, concurso do jovem mais belo, atividade de pintura, sempre envolvendo todas as crianças,” disse Katiane Sousa, gestora escolar.

 

Ainda de acordo com a diretora, para encerrar as comemorações foi escolhido o tema Discoteca para a festa, levando em consideração a preferência dos alunos pela dança.

 

“O tema Discoteca é porque eles adoram dançar, inclusive nós temos aqui na escola a oficina de dança. Estamos fazendo essa culminância de atividades nessa perspectiva, agradar elas. Eles se sentiram eufóricos com tudo, alegres demais. A escola se sente muito satisfeita em poder proporcionar esses momentos para os alunos,” concluiu a gestora Katiane.

 

 

Prefeitura realiza reformas e revitaliza cemitérios públicos de Patos Por COORDECOM Sexta-Feira – 20 de Outubro de 2017 A Prefeitura de Patos, através das secretarias de Serviços Públicos, Infraestrutura e Meio Ambiente, tem intensificado nas últimas semanas os trabalhos de limpeza e conservação nos cemitérios públicos do município. O Cemitério São Miguel, localizado no bairro do Belo Horizonte, recebeu uma reforma e foi o primeiro a ter os trabalhos finalizados, tendo a sua fachada completamente revitalizada com pinturas em alto relevo com cerâmica e substituição da iluminação da fachada e do interior por lâmpadas de led. Além da reforma da fachada, o Cemitério São Miguel, assim como os demais cemitérios públicos de Patos, o São Judas Tadeu, no bairro da Vitória; Santo Antônio, no Monte Castelo; São João Batista, e o cemitério do Distrito de Santa Gertrudes também estão recebendo ações de limpeza interna e externa, capinação, pintura dos muros, da fachada, podas de árvores, substituição de vitrais danificados, reparos e pintura nos banheiros e na iluminação. O chefe do setor responsável pelos cemitérios municipais, Tiago Oliveira, comentou que os cemitérios públicos de Patos foram encontrados no início do ano muito deteriorados e que mensalmente são realizados serviços de limpeza e conservação em todos os cemitérios públicos do município. “Nós estamos finalizando os trabalhos no cemitério São Miguel e estamos intensificando os serviços nos demais cemitérios do município. Inclusive aqui no cemitério São Miguel nós reativamos um poço que estava desativado e, com isso, esperamos diminuir ou até mesmo zerar os gastos que a Prefeitura tinha com a conta de água”, comentou. O secretário adjunto de Infraestrutura, Augusto Camboim, explicou os detalhes das obras e comentou como foram encontrados os cemitérios públicos do município. “Nós encontramos os cemitérios muito deteriorados e tínhamos um histórico no município de quando se aproximava o dia de Finados era feito só uma pintura e serviços superficiais. Pensamos em fazer algo diferente, um trabalho mais completo, substituímos a iluminação por lâmpadas de led, vamos trocar os portões que estão muito velhos, retiramos os animais de dentro dos cemitérios, entre outras ações”, comentou. 0:00 / 1:19 Fala de Tiago Oliveira – chefe do setor responsável por cuidar dos cemitérios 0:00 / 1:00 Fala de Augusto Camboim – secretário adjunto de Infraestrutura

A Prefeitura de Patos, através das secretarias de Serviços Públicos, Infraestrutura e Meio Ambiente, tem intensificado nas últimas semanas os trabalhos de limpeza e conservação nos cemitérios públicos do município.

 

O Cemitério São Miguel, localizado no bairro do Belo Horizonte, recebeu uma reforma e foi o primeiro a ter os trabalhos finalizados, tendo a sua fachada completamente revitalizada com pinturas em alto relevo com cerâmica e substituição da iluminação da fachada e do interior por lâmpadas de led.

Além da reforma da fachada, o Cemitério São Miguel, assim como os demais cemitérios públicos de Patos, o São Judas Tadeu, no bairro da Vitória; Santo Antônio, no Monte Castelo; São João Batista, e o cemitério do Distrito de Santa Gertrudes também estão recebendo ações de limpeza interna e externa, capinação, pintura dos muros, da fachada, podas de árvores, substituição de vitrais danificados, reparos e pintura nos banheiros e na iluminação.

 

O chefe do setor responsável pelos cemitérios municipais, Tiago Oliveira, comentou que os cemitérios públicos de Patos foram encontrados no início do ano muito deteriorados e que mensalmente são realizados serviços de limpeza e conservação em todos os cemitérios públicos do município.

 

“Nós estamos finalizando os trabalhos no cemitério São Miguel e estamos intensificando os serviços nos demais cemitérios do município. Inclusive aqui no cemitério São Miguel nós reativamos um poço que estava desativado e, com isso, esperamos diminuir ou até mesmo zerar os gastos que a Prefeitura tinha com a conta de água”, comentou.

 

O secretário adjunto de Infraestrutura, Augusto Camboim, explicou os detalhes das obras e comentou como foram encontrados os cemitérios públicos do município.

 

“Nós encontramos os cemitérios muito deteriorados e tínhamos um histórico no município de quando se aproximava o dia de Finados era feito só uma pintura e serviços superficiais. Pensamos em fazer algo diferente, um trabalho mais completo, substituímos a iluminação por lâmpadas de led, vamos trocar os portões que estão muito velhos, retiramos os animais de dentro dos cemitérios, entre outras ações”, comentou.

 

 

Campanha de vacinação antirrábica tem ‘Dia D’ neste sábado (21) em Patos

 Por COORDECOM   Sexta-Feira – 20 de Outubro de 2017

Neste sábado (21) a Secretaria de Saúde de Patos, promove o “Dia D” de vacinação antirrábica para cães e gatos. A campanha municipal teve início no dia 9 de outubro, percorrendo toda a zona rural do município, e já vacinou mais de 1.000 (Um mil) animais.

O gerente de Vigilância e Saúde, Larrimer Morais, ressalta que a vacina não possui contraindicação e é eficaz. “A vacina não existe nenhuma contraindicação e existe uma eficácia de até 95% de segurança para deixar o animal imunizado”, frisou.

A campanha busca imunizar o máximo de animais possível no município, atendendo a porcentagem que o Ministério da Saúde orienta que é de 80% de cobertura vacinal, uma vez que se trata de uma doença viral que pode chegar a ser transmitida para humanos e tem um poder letal.

Após uma semana educativa, a campanha teve início focada nos cuidados com animais, que aconteceu nos primeiros dias de outubro, obedecendo o que preconiza a Lei Municipal 4.862/2017, que instituiu a Semana Municipal de Proteção aos Animais.

Animais a partir de 2 meses de idade, inclusive fêmeas prenhes ou em período de amamentação, podem ser vacinados. A vacina não é indicada para animais doentes ou que estejam sendo medicados por antibióticos ou antinflamatórios.

 

Abaixo, segue, em anexo, pontos de vacinação:

 

Aniversário de Patos tem programação multicultural com artistas da terra

  •  Por COORDECOM   Sexta-Feira – 20 de Outubro de 2017

Na próxima terça-feira, 24 de outubro, a Cidade de Patos comemora mais um aniversário de sua elevação à categoria de cidade, e para celebrar essa data, a Prefeitura de Patos, realizará, durante todo o dia, eventos em diversos pontos da cidade pelos 114 anos da Morada do Sol.

 

Buscando promover uma legítima celebração do aniversário de Patos, será oferecida para população uma programação cultural com a participação e valorização dos artistas locais que contempla as diferentes manifestações artísticas, através de shows musicais, apresentações de dança, teatro e poesia, mostra de filmes, entre outras apresentações.

 

Durante toda a semana a Prefeitura de Patos, através de várias Secretarias, para presentear a comunidade patoense, também entregará obras que foram realizadas e finalizadas, durante esse ano.

 

“Gostaria de convidar toda a população patoense para juntos promovermos uma legítima celebração do aniversário de Patos. Contamos com a participação de todos para prestigiar esse momento. Então contamos com a participação de todos e vamos juntos fazer uma celebração aos 114 anos da nossa querida e amada Patos”, disse a chefe de Gabinete, Isis Karla.

 

HORÁRIO LOCAL ATRAÇÃO
5h Praça Edvaldo Mota Alvorada com a Filarmônica 26 de Julho
10h Catedral Missa Solene
16h Redepharma Pedala Patos RedePharma
18h Concha Acústica Nilson Batista Apresentação de Capoeira
18h Danças com alunos do Programa Mais Educação
19h Poesias e Cantos (com Isabela Fernandes, Saiô e Misael Nóbrega)
19h30 Mostra de Cinema
20h00 Teatro: Zé Paulino e Rosa dos Gatos (Ministério de Teatro Força Viva – ACEV)
21h Apresentação Musical com Arthur Escarião
22h Banda Gunners Disciples (Guns Cover)
23h00 Música e Dança: Mc Evandro, Reação Consciente e Moab
00h Encerramento

 

(TL)

 

Creche Maria Gomes de Santa Gertrudes comemora Dia das Crianças com grande festa

A Creche Maria Gomes, localizada no Distrito de Santa Gertrudes, promoveu na tarde de ontem, quinta-feira, dia 19, a comemoração alusiva ao Dia das Crianças. A ação contou com o apoio e o engajamento de diversos parceiros. Na oportunidade também foram entregues os presentes do projeto Faça um Criança Sorrir, da primeira-dama e madrinha das creches, Mirna Wanderley.

 

A festa tinha como tema O Circo e toda a equipe de funcionários da unidade escolar estava fantasiada de palhacinhos recepcionando os pequenos. As crianças puderam aproveitar a tarde com brincadeiras, música, pula-pula, cama elástica, distribuição de pipoca, sorvete, doces, lanches e presentes.

 

A gestora da creche, Celiane Gomes, destacou o engajamento das famílias e dos parceiros da creche na realização do evento.

 

“Foi planejado com todos os funcionários e com os amigos da creche. Uma tarde cheia de muita alegria e diversão com brincadeiras, parques, doces, sorvete, tudo que agrada a criança. A escola se empenhou, as mães ajudaram, teve até um bingo para arrecadar recursos para a festinha e as mães se dispuseram a vender as cartelas. Tudo feito com o maior carinho e maior empolgação. Uma união entre as famílias das crianças e a família creche,” considerou a diretora.

 

A madrinha das creches municipais, Mina Noia Wanderley esteve participando da comemoração e levou sua equipe do projeto para a distribuição dos presentes. “A nossa madrinha esteve desenvolvendo esse projeto com as creches e hoje veio fazer a entrega na nossa creche, para abrilhantar ainda mais a nossa festinha. Vão todos para casa com suas lembrancinhas, seus doces e com presentes,” concluiu a diretora Celiane.

 

 

(KL)

Prefeitura de Patos está finalizando preparativos para reabertura do Centro do Idoso

O Centro Dia do Idoso, Luiza Soares, que acolhe pessoas da melhor idade, que tenham uma certa dependência, estão em situação de abandono ou negligência, recebeu reformas e adequações para receber melhor os usuários e proporcionar um ambiente com estrutura mais adequada para acolhê-los com mais comodidade.

 

De acordo com a coordenadora do local, Elisângela Lacerda, essa estruturação foi necessária tendo em vista as condições precárias em que o local foi encontrado no início do ano.

 

“Nós encontramos este Centro completamente destruído em um estado de descaso total. Então a gente teve que começar nosso planejamento e atividades praticamente do zero, porque quando chegamos aqui não tinha porta, não tinha móveis, e a grande parte da mobília estava destruída”, comentou.

 

Elisângela explicou, ainda, que durante este período em que o Centro passou por reformas os idosos não deixaram de ser assistidos. “Quero deixar claro que nossos idosos não estão desassistidos. Nós temos uma equipe que é bastante competente, uma equipe multidisciplinar que durante todo o ano sempre esteve em contato com eles”, destacou.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social está ultimando os preparativos para reabrir o Centro Dia do Idoso, fazendo o acolhimento que o seu público-alvo merece, inclusive a dispensa já está abastecida e as acomodações devidamente preparadas.

(RA)

Gerência Pedagógica se reúne com gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino

Com o objetivo de decidir encaminhamentos para o fim do ano letivo 2017 e já iniciar o planejamento para o ano letivo de 2018, a Gerência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 19, no auditório do Centro de Treinamento Marlene César, um encontro com os gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino.

 

Estiveram presentes gestoras e supervisores das escolas, na pauta estavam assuntos como resoluções de pendências com relação às escolas, conclusão do ano letivo, taxas de aprovação e reprovação, e situação do alunado em sala de aula.

 

“Nós sempre estamos buscando ouvir nossos gestores. A nossa preocupação gira em torno da criação de estratégias e metodologias que possam contribuir para a recuperação da aprendizagem em sala de aula. Sabemos também que para que esses índices melhorem, é imprescindível que a família esteja presente, para que juntos possamos combater diversos fatores que impedem muitas vezes o progresso do aluno. Contudo, sabemos também que nem sempre isso acontece, e que enquanto escola precisamos encontrar meios para solução desses impasses, para que assim, a evasão escolar e a desistência sejam revertidos,” disse a gerente pedagógica, Mariana Willendorff.

 

Outro ponto discutido durante a reunião foi a Prova Brasil, que será aplicada nas escolas durante a próxima semana. “Estamos aqui também para discutir a aplicação da Prova Brasil, que se inicia na próxima segunda-feira, e se estende até o dia 03 de novembro. A prova é uma forma avaliativa de nosso sistema educacional, e serão avaliados nossos alunos de 3º, 5º e 9º ano,” revelou a gerente.

 

 

Crianças do CIEP IV participam de atividade sobre higiene pessoal promovida pelo NASF IV

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 19, na Escola Municipal CIEP IV Alfredo Lustosa/Aggeu de Castro, localizada no Alto da Tubiba, uma atividade sobre higiene pessoal dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), promovida pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF IV).

 

A ação tem como objetivo realizar o tratamento das crianças com pediculose capilar, como também sensibilizar crianças e familiares sobre importância da higiene corporal, dos objetos pessoais e do ambiente em que vivem.

 

Iniciando as atividades as crianças participaram de uma palestra educativa sobre higiene pessoal, que foi apresentada pelos profissionais de forma dinâmica e lúdica por meio de vídeos e teatro de fantoches. Em seguida, foi realizado o tratamento e a prevenção da pediculose com a lavagem dos cabelos das crianças com aplicação de uma loção medicinal dada pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

De acordo com o fisioterapeuta do NASF IV, Walcellony Benício, esse foi o início da atividade, e que em dez dias a equipe retorna à escola para a segunda aplicação da loção. O fisioterapeuta frisou ainda que toda a atividade conta com a autorização prévia dos pais e dos responsáveis pelas crianças.

 

“Essa é mais uma de nossas atividades dentro do cronograma de ações do PSE. Hoje a nossa atividade é alusiva à higienização pessoal das crianças. Fizemos uma atividade educativa com elas e vamos fazer a aplicação da loção nos cabelos e a lavagem. Conseguimos com a secretaria de saúde as loções que serão aplicadas nas crianças como forma de tratamento nas que já têm o parasita, e também será aplicada como prevenção nas que ainda não apresentaram. Toda essa nossa atividade possui autorização prévia dos pais,” informou Walcellony.

 

Mais informações

 

A pediculose capilar, ou piolho, é um problema frequente nas escolas, gerando diversos problemas que afetam desde a saúde do couro cabeludo, até a diminuição do rendimento escolar da criança na escola.

 

Para o enfrentamento do problema, a criança infectada precisa ser tratada para seu próprio bem-estar, e para evitar a contaminação de outras pessoas. Para que as ações nas escolas tenham efeito prolongado é necessária a sensibilização e participação familiar.

 

« Voltar