Category Archives: Blog

Secretaria de Saúde faz balanço dos atendimentos na Caravana das Boas Ações

Dentro da Caravana das Boas Ações que teve sua segunda edição no Distrito de Santa Gertrudes, no último sábado, (20/05), os serviços de saúde foram os mais procurados pela população. Atendimentos como verificação da pressão arterial, teste de glicemia, teste rápidos de HIV e consultas médicas, tiveram a maior procura.

 

Três médicos estiveram consultando gratuitamente os participantes, inclusive o Prefeito Dinaldinho Wanderley. As equipes do PA Maria Marques e da UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda, atenderam 76 pessoas nas mais diversas especialidades. Os atendimentos foram os seguintes:

 

Atendimentos Odontológicos: 85

Vacinação: 23

Massoterapia: 15

Avaliações Nutricionais: 30

Tratamentos de Fisioterapia: 20

Distribuição de Hipoclorito de Sódio: 400

Glicemia Capilar: 25

Verificação de Pressão Arterial: 67

 

“Tivemos um balanço muito positivo. Estivemos lá com toda a Secretaria desde a atenção básica até os serviços especializados, trabalhamos na atenção básica com a odontologia, onde fizemos escovações em crianças, aplicação de flúor, dentre outras ações. O cartão SUS também teve um número bem considerável de aquisição. A epidemiologia esteve presente trabalhando a imunização com a vacinação contra H1N1. Nós levamos a Secretaria de Saúde que saiu das suas quatro paredes e foi ao encontro da população”, ressaltou o secretário adjunto de Saúde, Wendel Palmeira.

 

SECRETÁRIO ADJUNTO DE SAÚDE, WENDEL PALMEIRA

Download

Secretaria de Educação participa da Caravana das Boas Ações com demonstração de atividades e serviços

A Secretaria Municipal de Educação esteve presente em Santa Gertrudes durante a realização da II Caravana das Boas Ações, que foi realizada no último sábado, dia 20 de Maio.

 

Através da secretaria foram realizadas várias atividades lúdicas e oficinas com apresentações artísticas, pintura, dança e esporte, além da instalação de computadores com jogos educativos de matemática desenvolvidos para as crianças e a distribuição de 50 livros da Biblioteca municipal e mais de 150 livros voltados para o público infantil.

 

O programa Novo Mais Educação que é desenvolvido no município também esteve presente com apresentação de judô, envolvendo 11 alunos da escola José Permínio Wanderley.

 

A secretária de Educação, Alana Candeia, classificou o evento como muito produtivo e ressaltou os trabalhos que a secretaria desenvolve em Santa Gertrudes e em todo o município.

 

“Nós tivemos a oportunidade de demonstrar para a comunidade algumas atividades que estão sendo desenvolvidas, a exemplo da Educação de Jovens e Adultos, a inclusão na escola por meio do trabalho das Mães Cuidadoras e o atendimento educacional especializado. Nós pudemos trazer aqui uma mostra do que estamos fazendo e já vislumbrando o que podemos fazer muito mais ao longo da nossa gestão”, comentou

 

Fala da secretária de Educação – Alana Candeia

Download

STTRANS leva serviços para Santa Gertrudes dentro da Caravana das Boas Ações

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) esteve no último sábado, dia 20, realizando atividades no Distrito de Santa Gertrudes durante a Caravana das Boas Ações.

 

Dentre os serviços oferecidos pela Superintendência estava o atendimento para retirada de dúvidas com relação a alvarás de mototaxistas, taxistas e alternativos; atendimento para solicitação de serviços da STTRANS, como também retirada de dúvidas relativas a notificações de trânsito.

 

“Mais uma ação excelente da Prefeitura Municipal levando todas as secretarias para dentro dos bairros, fazendo uma comunicação direta e vendo a necessidade de cada localidade. Estamos aqui para saber qual a demanda do bairro, levar a estudo técnico e em seguida fazer a implantação de tudo que eles necessitam aqui para trazer segurança viária,” comentou o superintendente da STTRANS, Aldo Xavier.

 

Visando a conscientização do condutor do Distrito, na tenda de serviços da secretaria foi montada uma estrutura de vídeo onde foram feitas minipalestras sobre a campanha do Maio Amarelo e foram das orientações sobre segurança viária.

  • ALDO XAVIER – CARAVANA DAS BOAS AÇÕES – Download

Secretaria de Esportes e Turismo promove atividades durante Caravana das Boas Ações

Dentro das atividades desenvolvidas durante a programação da Caravana das Boas Ações, no Distrito de Santa Gertrudes, estavam as atividades da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, que levou momentos de esporte e lazer para a comunidade.

 

Iniciando a tarde de atividades aconteceu uma aula de zumba, visando incentivar a prática da atividade física de forma mais prazerosa através da dança, como conta o secretário de Esportes e Turismo de Patos, Nalfrânio Sátiro.

 

“A Caravana das Boas Ações e a Secretaria de Esportes têm tudo a ver. Trouxemos a aula de zumba, que foi um sucesso na primeira Caravana, e desta vez não foi diferente. Isso traz alegria para a população, muitas não têm esse acesso e a Caravana promove essa aproximação,” comentou Nalfrânio Sátiro.

 

A Secretaria levou ainda para o Distrito uma apresentação do grupo de capoeira Cordão de Ouro, como também foi dada continuidade ao cadastro de atletas nas modalidades individuais e de equipe, já realizado pela secretaria.

  • NALFRÂNIO SÁTIRO – CARAVANA DAS BOAS AÇÕES – Download

Caravana das Boas Ações leva ao Distrito de Santa Gertrudes atividades educativas através das secretarias municipais

Pensando no bem-estar da população patoense, a Prefeitura de Patos, através das secretarias municipais, realizou no último sábado (20/05) mais uma Caravana das Boas Ações. Nessa segunda edição o evento contemplou o Distrito de Santa Gertrudes, levando ações que buscam ampliar o desenvolvimento, a democracia e o enriquecimento local daquela comunidade.

 

Uma das secretarias a prestar serviços ao Distrito de Santa Gertrudes foi a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a qual desenvolveu ações voltadas a sustentabilidade, como também, orientações sobre as espécies de plantas mais adequadas para o solo do sertão nordestino e a forma correta de plantar.  Foram feitas a distribuição de 70 mudas de plantas nativas e frutíferas para a população.

 

O secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves, falou sobre o trabalho oferecido pela secretaria durante a Caravana, como também, do compromisso com a população daquele distrito. “Nós temos desenvolvido ações aqui no Distrito. Fizemos podas de árvores e melhorias na Praça Miguel Frederico. Estamos trazendo também para demonstrar as pessoas o nosso Núcleo de Educação Ambiental em parceria com a Secretaria de Educação para que possamos desenvolver um trabalho com material reciclável e educação ambiental para a população de Patos”.

 

Também participou do evento a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON – PATOS) levando seus trabalhos educativos de esclarecimento e direcionamento para a população de Santa Gertrudes sobre os direitos do consumidor.

 

O secretário do PROCON, Bruno Maia, falou sobre as ações oferecidas pela secretaria durante a Caravana. “O PROCON está participando de mais uma edição da Caravana das Boas Ações com sua prestação de serviço direcionada ao consumidor, aquele que se sente lesado ou mal informado, que busca de alguma forma um socorro público para sanar a balança do desequilíbrio entre o consumidor e o fornecedor, então estamos aqui para trazer o serviço a essa comunidade”.

 

A moradora de Santa Gertrudes, Silvana Pereira, disse ser uma atitude bastante louvável de levar a Caravana das Boas Ações até o distrito. Para ela isso mostra que o prefeito se importa com a comunidade. Silvana também elogiou a revitalização da Praça Miguel Frederico com a plantação de mudas. “Está sendo muito bom, principalmente para as crianças que vai vir para a Praça brincar na sombra, pois antes só vinha a noite por causa do sol”.

 

A Caravana das Boas Ações atenderá os quatro cantos da cidade. É esse o compromisso da Gestão Municipal com a população patoense, transformar Patos em uma cidade cada vez melhor.

  • Fala do secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves – Download
  • Fala do secretário do PROCON – Patos, Bruno Maia – Download
  • Fala da moradora do Distrito de Santa Gertrudes, Silvana Pereira Barbosa – Download

Secretaria de Desenvolvimento Social oferece vários serviços em Santa Gertrudes

Os moradores do Distrito de Santa Gertrudes puderam realizar vários serviços de beleza gratuitamente como cortes de cabelo e sobrancelhas, por meio das equipes de profissionais da secretaria municipal de Desenvolvimento Social durante a realização da Caravana das Boas Ações na comunidade que aconteceu no último sábado, dia 20 de maio.

 

A secretaria de Desenvolvimento Social também realizou entrega de panfletos e conscientização da população em relação as condicionalidades do programa Bolsa Família e sobre o Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

Não só os moradores do Distrito, mas também os que residem nas comunidades próximas se beneficiaram com as ações da secretaria que foram oferecidas na praça pública Miguel Frederico. É o caso do senhor Geraldo Martins, morador da comunidade Patativa do Assaré que aproveitou a oportunidade para cortar seu cabelo e disse que “a caranava é uma boa para nós e eu gostei demais desse evento”.

 

A moradora Débora Sousa também aproveitou a ocasião para usurfruir dos serviços oferecidos e destacou a qualidade do trabalho e do atendimento a população. “Eu fiz um corte de cabelo bacana e fui muito bem atendida, aliás, todo o atendimento foi bom aqui em Santa Gertrudes”, comentou.

  • Fala da moradora Débora Sousa – Download
  • Fala do morador Geraldo Martins – Download

Prefeitura de Patos lança São João 2017 de Santa Gertrudes e população do Distrito faz avaliação positiva

A população do Distrito de Santa Gertrudes teve a oportunidade de conhecer, neste último sábado, dia 20 de maio, a programação das festividades juninas do Distrito. O evento, que é uma novidade para aquela comunidade, será parte da programação do Melhor São João do Brasil.

 

Encerrado o Orçamento Participativo, que aconteceu logo após a Caravana das Boas Ações, o Prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, divulgou, em primeira mão, para todos os que estavam presentes, a grade artística do São João de Santa Gertrudes afirmando que o Distrito, a partir daquele momento, iria ter a verdadeira atenção que merece.

 

“Pela primeira vez, nós iremos ter um São João digno como merece a população de Santa Gertrudes. Esse Distrito sempre mereceu isso, faltava só um olhar por parte do administrador e lembrar que aqui também é Patos e que merece festividade junina. E agora nós tivemos essa lembrança, não apenas pelo fato da atração ser muito boa, mas pela lembrança cultural que fizemos ao Distrito”, explicou o prefeito Dinaldinho.

 

“Finalmente Santa Gertrudes foi lembrada e eu espero que continue assim durante toda essa gestão. Que todos esses anos sejam bons pra a gente, porque sempre faltava essa atenção pra nossa comunidade”, comentou a moradora de Santa Gertrudes, Lúcia Lucena.

 

Para Dayane Ribeiro, também moradora do Distrito, foi importante vê o povo daquela localidade ser lembrado. “Foi muito bom ver que fomos lembrados. Nunca havia acontecido isso aqui em Santa Gertrudes. Pela primeira vez, está vindo uma programação de São João pra cá. Isso é gratificante”, disse.

 

O São João de Santa Gertrudes será realizado no dia 6 de Julho e a programação contará com artistas da terra e com uma grande atração:

DIA 06 DE JULHO (QUINTA) – BRASAS DO FORRÓ
FORROZÃO SELA DOURADA
ADRIANO SOUSA
LÚCIA DO ACORDEON

 

  • Fala de Dayane Ribeiro moradora de Santa Gertrudes – Download
  • Fala de Marta Gerusa moradora de Santa Gertrudes – Download
  • Fala de Lúcia Lucena moradora de Santa Gertrudes – Download
  • Fala do prefeito Dinaldinho Wanderley – Download

Secretarias fazem avaliação positiva da caravana das Boas ações

Diversas comunidades rurais e moradores do Distrito de Santa Gertrudes, participaram na tarde deste sábado, (20/5), da 2ª Edição da Caravana das Boas Ações, programação que desta vez aconteceu no Distrito de Santa Gertrudes.

 

Com a ações ligadas as diversas secretarias presentes, a Caravana das Boas Ações levou serviços sociais para os cidadãos das zona rural e urbana do entorno do Distrito em uma ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Patos através de suas Secretarias.

 

A Secretaria de Agricultura, por exemplo, intensificou serviços em comunidades rurais, a exemplo de limpeza nas comunidades, distribuição de água potável, através da defesa civil, a utilização de agrotóxicos nas lavouras, além controle da mosca branca, espécie de mosca que tem aparecido em algumas áreas rurais do município. “Estamos fazendo cadastro dos agricultores e levantando as demandas que as comunidades nos trazem, para o controle dos nossos serviços, capacitando ainda mais o nosso público”, disse.

 

Outra secretaria que marcou presença na Caravana das Boas Ações, foi a de Desenvolvimento Social e Habitação, que levou ao distrito, serviços de empreendedorismo, em parceria com o Sebrae e Banco do Nordeste, exposição de calçados e artesanato, além de orientações e incentivo a formalização de negócios através do Microempreendedor Individual-MEI. “Essas atividades poderão ter continuidade nos trabalhos da secretaria, e estaremos sempre à espera do cidadão”, disse a secretária Paloma Lustosa.

 

Outro serviço oferecido, segundo Paloma, é atualizar o cadastro das pessoas enquadradas aos projetos habitacionais de Patos, uma vez que o Governo Dinaldinho Wanderley pretende construir cerca de dois mil imóveis, visando minimizar o déficit existente no município. “Estramos organizando o nosso cadastro e atualizando o banco de dados para que possamos verificar localidades e partir para a execução dos projetos”, disse.

 

Segundo Paloma, o município de Patos busca por meio de sua secretaria, desenvolver atividades econômicas como artesanato, calçado, regularizando empreendedores individuais e procurando minimizar a falta de moradia para a população. “Estamos iniciando os trabalhos e sei que colheremos frutos positivos em pouco tempo”, finalizou.

  • Fala do secretário de Agricultura – João Paulo de Lacerda – Download
  • Fala da secretária de Desenvolvimento Econômico – Paloma Lustosa – Download

Orçamento Participativo discute problemas do Distrito de Santa Gertrudes

Dando continuidade aos trabalhos realizados nas comunidades do município, a Prefeitura Municipal de Patos, promoveu neste sábado, (20/5), mais uma etapa do Orçamento Participativo Municipal, que aconteceu no Distrito de Santa Gertrudes.

 

Os trabalhos aconteceram no início da noite e foram coordenados pela Secretaria de Planejamento e Gestão, que deu sequência à série de serviços levados a comunidade, através da Caravana das Boas Ações, evento realizado em sua segunda edição.

 

Nilton Domiciano, secretário de Planejamento e Gestão, considerou o evento bastante produtivo, considerando a oportunidade em que o governo teve de transferir os serviços da máquina pública, para dialogar com as lideranças comunitárias do Distrito. “A população atendeu o nosso chamado e tivemos demandas apresentadas na Saúde, Educação, Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Serviços Públicos, e para todos nós que fazemos a Prefeitura de Patos, representa a oportunidade de executar o que o povo realmente necessita”, analisou.

 

Para o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, o Orçamento Participativo em sua segunda etapa foi bastante positivo. O prefeito destacou problemas de saneamento básico, passagem molhada, saúde e educação como algumas das prioridades sentidas junto à comunidade. “O orçamento participativo veio para ficar, por isso, vamos verificar onde está a necessidade das comunidades e agir como gestão na busca de soluções para os problemas”, esclareceu.

 

Ainda de acordo com o prefeito, o planejamento inicial era realizar o evento a cada quarenta e cinco dias, mas devido ao deslocamento pesado da máquina pública até a comunidade escolhida, o planejamento será alterado. “É uma estrutura muito grande trazer toda a máquina pública para um evento desse, mas a cada momento escolheremos um bairro e faremos o trabalho que é de grande importância”, disse o prefeito.

 

  • A próxima edição da caravana das boas ações e do Orçamento Participativo vai acontecer depois do são João em comunidade ainda a ser escolhida. Segundo o secretário Nilton Domiciano, a definição da data depende da agenda de compromissos do prefeito Dinaldinho Wanderley.

Fala do prefeito de Patos – Dinaldinho Wanderley – Download

Fala secretário de Planejamento – Nilton Domiciano – Download

Serviços serão oferecidos pela Secretaria de Saúde na Caravana das Boas Ações

No próximo sábado, (20/05) será realizada a Caravana das Boas Ações no distrito de Santa Gertrudes, promovido pela Prefeitura Municipal de Patos. Diversos serviços serão oferecidos a comunidade, como também a toda a população de Patos que queira se dirigir ao local do evento. Dentro dos serviços oferecidos, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará serviços essenciais para a saúde daqueles moradores.

 

Veja a relação:

* Farmácia e laboratório

– Distribuição de Sulfato Ferroso

– Kit de medicações de Urgência

– Tipagem Sanguínea

– Teste Rápido de HIV e Sífilis

 

* Atenção a Saúde Especializada

 

– Aferição de pressão arterial

– Apresentação cultural com Equipe do CAPS

– Distribuição de preservativos e panfletagens sobre as DSTs

– Teste rápido de HIV, Hepatites A e B e Sífilis

– Aconselhamento com Psicóloga e Assistentes Sociais

– Palestras educativas sobre a diferença entre UBS e UPA 24h

– Ações educativas de primeiros socorros – Socorros com equipes do SAMU

– Atendimento Ambulatorial (Clínico Geral)

– Exposição de primeiros socorros em caso de queimaduras, sangramento nasal e mordida de cães, gatos e cobras.

 

* Controle, avaliação e auditoria

 

– Cartão do SUS

 

* Vigilância em Saúde

 

– Sala de Vacina

– Distribuição de Hipoclorito de Sódio

– Panfletagem (Dengue, Hanseníase e Tuberculose)

 

* Atenção Básica

 

– Palestra sobre a prevenção de doenças

– ZUMBA

– Orientação nutricional- Massoterapia

 

A abertura do evento está previsto para as 15h45 e estará voltada para as ações que vão beneficiar o Distrito de Santa Gertrudes.