Category Archives: Blog

Feira de Calçados é aberta em Patos e funcionará durante o São João

 

(Coordecom)

 

A Tradicional Feira de Calçados que acontece paralela aos festejos do São João de Patos foi aberta na manhã desta terça-feira (20), primeiro dia dos festejos na cidade, e funcionará até a próxima segunda-feira, dia 26 de Junho, no Coreto I da Praça Getúlio Vargas ao lado da Vila São João no Centro de Patos.

 

A exposição é realizada pela Central de Comercialização de Calçados de Patos (CENIC) e pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura de Patos. Este ano, a feira conta com 10 expositores de empresas do setor calçadista do município.

 

O prefeito Dinaldinho Wanderley ressaltou a importância da Feira de Calçados para o setor calçadista do município, tendo em vista que, este evento é uma oportunidade para as empresas exporem seus produtos e para que os visitantes conheçam cada vez mais os produtos que são fabricados em Patos.

 

“Aqui é onde Patos mostra o seu potencial de artesanato e do setor calçadista como um todo e também a mão-de-obra que temos aqui no nosso município. Eu convido todo mundo para conhecer este espaço e os produtos que são fabricados com tanto carinho e qualidade aqui no nosso município”, comentou.

Focco PB lança campanha – “Corrupção: corte esse mal pela raiz”

 

Com o slogan “Corrupção: corte esse mal pela raiz! Ajude a plantar a semente da ética e da transparência”, o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) lançou, ontem, o projeto “Focco em Movimento”. O evento aconteceu no Plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa, com a presença de entidades parceiras, autoridades e da imprensa.

Patos

O primeiro município contemplado será Patos, no Sertão, que receberá o projeto no próximo dia 14 de junho. Das 14h30 às 17h30, haverá coleta de denúncias na sede da Associação Comercial e Industrial de Patos. Às 19h, começará audiência pública, no mesmo local. Durante as audiências, serão discutidos problemas como desvios de recursos públicos.

Saiba MAIS: http://www.prt13.mpt.mp.br/2-uncategorised/490-focco-pb-lanca-campanha-corrupcao-corte-esse-mal-pela-raiz

 

Esta minha amiga está complentando cem anos

Esta belíssima figura vai completar cem anos neste sábado, 17/06/2017. Ela nasceu em São Mamede, então ainda distrito de Santa Luzia (PB), em 17/07/1917. Está lúcida e escuta religiosamente, todos os domingos, o meu programa REVISTA DA SEMANA, há quase quarenta anos. “É a forma de me manter atualizada, informada de todos os assuntos”, garante. Segundo as pessoas que convivem com ela é uma pessoa muito tranquila, alegre, positiva e muito sábia. A família vai comemorar seu centenário com uma missa, no domingo, 18 de junho, às dezenove horas, na Catedral da Guia. Além da Revista da Semana ela não deixa de assistir, pelo rádio, à missa e aos programas diários do bispo, desde Dom Expedito, passando por Dr. Gerardo, Dom  Manoel e, agora, Dom Eraldo. Para ela, muito obrigado pela audiência e muitos anos de vida.

 

 

 

 

 

Prefeitura de Patos continua os trabalhos de pavimentação por toda a cidade

A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, cumprindo com o que foi dito no início da gestão, continua realizando a pavimentação em toda a cidade de Patos.

 

Dessa vez a contemplada foi a Vila Mariana, que estava sendo prejudica pela falta de mobilidade, já que algumas ruas e vias estavam esburacadas.

 

O secretário Municipal de Infraestrutura, Antônio Carlos (Lito), afirmou que durante alguns anos aquele local passou despercebido e que precisava de um olhar atendo para os problemas que lá existem.

 

“Retomamos essa semana a conclusão da pavimentação da Vila Mariana com a execução de calçadas e sinalização das ruas. Acredito que em 15 dias esse serviço seja concluído”, falou Lito.

 

O secretário de Infraestrutura disse que segunda-feira (12/06) terá início a pavimentação asfáltica no centro de Patos já como preparativo para o São João 2017.

 

Fala do secretário Municipal, Antônio Carlos (Lito) – Download

Mais uma licitação é realizada com sucesso em Patos

A administração municipal realizou nesta quarta-feira (07/06) mais uma licitação. Como tem acontecido em todas as licitações realizadas pela Comissão Permanente de Licitação foram observadas todas as normas legais, todos tiveram acesso ao local, onde os trabalhos aconteciam com toda a transparência. Além da comissão, dos empresários que participavam do certame, estiveram lá os vereadores Diogo Medeiros, Edjane Araújo, Lucinha Peixoto e Fátima Bocão, que acompanharam os trabalhos.

 

A licitação visava escolher empresas e autônomos que prestarão serviço de transporte escolar no município. E terminou com a escolha dos profissionais e empresas que transportarão estudantes na cidade de Patos.

 

A deplorar o incidente que aconteceu durante a licitação. A presença da Policia Federal que teria recebido denúncia de pretensas irregularidades que estariam acontecendo no local. O delegado conversou com a comissão, com os participantes do certame e não constatou nenhuma irregularidade.

 

O pregoeiro do município, Ramon Castro, fala sobre a licitação em si. “Foi uma licitação tranquila, foi dada ampla divulgação, tanto no Diário Oficial da União, como no Diário Oficial do Estado, no jornal de grande circulação A União, como no Diário Oficial do Município também. Todas as formas legais foram atingidas e cumpridas para que o ato acontecesse”, afirmou.

 

Raimundão da Van, apesar de não ver acolhida sua proposta, também deu o seu depoimento. “Eu quero dizer que o trabalho foi bem feito, foi dentro da lei, não existiu nenhum erro”.

 

Francisco Simões (Galeguinho da Van), também comentou a realização da licitação. “Deixo meus parabéns ao pessoal da licitação, aos pregoeiros que agiram da maneira que era para agir, não puxaram nem para um lado nem para o outro, eram pela lei. O edital pedia, eles cumpriam…”

 

A vereadora Edjane Araújo, como representante da Câmara, que tem acompanhado todas as licitações também se manifestou sobre o assunto.

“Reconheço o trabalho que a Comissão Permanente de Licitação da cidade de Patos tem desenvolvido durante estes certames os quais são acompanhados tanto no certame da licitação para a estrutura do São João, onde inicialmente era previsto um milhão duzentos e setenta e quatro mil e terminou com uma licitação de quinhentos e quinze mil, ou seja, mais de sessenta por cento de economia para os recursos dos cofres públicos de Patos. A licitação começou por volta de duas horas da tarde e tinha como objeto a prestação de serviço de transporte escolar bem como dos seus condutores. Durante todo este interstício do processo licitatório tudo foi tranquilo com ofertas extremamente proveitosas para o município…”

 

  • Fala do pregoeiro do município, Ramon Castro – Download
  • Fala do empresário Raimundão da Van – Download
  • Fala de Francisco Simões (Galeguinho da Van), empresário – Download
  • Fala da vereadora Edjane Araújo – Download

Sistema de regulação e marcação de consultas na secretaria de Saúde de Patos ganha agilidade e praticidade

0

Os profissionais que trabalham nos setores de regulação e marcação de consultas da secretaria de saúde do município receberam capacitações durante esta semana para maior agilidade e praticidade na execução destes serviços no âmbito da rede municipal de saúde.
O sistema está sendo implantado para eliminar a burocracia e ganhar mais agilidade na hora que os usuários do Sistema Único de Saúde – (SUS) precisarem. Um programa integrado através do Ministério da Saúde unifica as notificações através de programas específicos e se integra a todo o banco de dados do sistema, evitando conflitos nos atendimentos que muitas vezes atrapalhavam as marcações.
Além de eliminar o uso de papel, os usuários serão atendidos em novo endereço e automaticamente o registro é feito na secretaria, de onde receberão uma notificação para seu encaminhamento, evitando consequentemente, perda ou extravio de documentos.
“O sistema foi criado para quando o usuário sair de uma consulta do PSF saia com a data e hora marcada, ao invés de se deslocar da residência dele para ir a secretaria marcar. As consultas serão enviadas aos PSFs e as Unidades vão passar para os marcadores e com a data prévia, ele voltará na secretaria e receberá a consulta já marcada. Ele sai com uma requisição através do medico do PSF, junto desse um ticket, marcado com a data e a hora do agendamento que foi feito pra consulta dele. Isso vai facilitar muito para moradores da zona rural que ao invés de se deslocar duas vezes ao centro da cidade, no próprio PSF dele será marcada a consulta dele e só vai precisar ir a secretaria receber seu encaminhamento ao médico para ser atendido. O sistema está sendo revisado e a partir da próxima semana já começa a ser integrado e num prazo bem curto tudo estará funcionando dentro da normalidade.” Ressaltou o Técnico Responsável pela implantação do sistema, Gilberto Melo.
Irla Wanessa Bitu, gerente de marcação, regulação, controle, avaliação e auditoria, falou da importância deste novo instrumento: “é muito importante para a população esse sistema sendo atualizado, dando oportunidade de um atendimento mais eficaz ao usuário do SUS, levando um atendimento mais rápido à população além de estar mudando para novas instalações em um prédio mais adequado com condições de melhor comodidade,”.
Até o final do ano, o sistema de regulação e marcação estará totalmente integrado com todas as unidades e facilitando o atendimento sem burocracia e deslocamentos desnecessários.

Visão do Internauta – Feitiço vira contra feiticeiro

A oposição patoense está desarvorada. Derrotada nas últimas eleições municipais têm torcido desde o início do ano contra a nova gestão, encabeçada por Dinaldinho Wanderley. E diante do sucesso que vai obtendo a administração, arrumando a casa e pondo tudo para funcionar, entrou em desespero, principalmente nos últimos dias, quando se prenuncia o sucesso do São João organizado pela atual gestão.

 

Toda qualidade de picuinhas tem sido armada pelos adversários, enquanto a administração caminha dentro da legalidade e ganha o reconhecimento da população. A última armação da oposição aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 07/06, quando a vereadora Lucinha Peixoto jogou nas redes sociais insinuações de que estaria havendo irregularidades numa licitação que se realizava no Centro Administrativo, visando a contratação de prestadores de serviço para atender ao transporte escolar.

 

Com base nas postagens da vereadora Lucinha, Rildian Filho teria feito uma denúncia na Delegacia local da Polícia Federal, fazendo com que o delegado André Guedes Beltrão se dirigisse até o local para fiscalizar o que estava acontecendo no local e apurar indícios de pretensas irregularidades que pudessem interessar à autoridade policial.

 

“A denúncia propriamente dita foi por parte da vereadora. No caso a denúncia foi protocolada aqui na Polícia Federal por Rildian Filho. Ele se prontificou publicamente com a gente lá no local, ele levou a Polícia Federal até o local, inclusive mostrou lá publicamente a comissão gravou vídeos, debateu mostrando o que seria o seu ponto de vista sobre a ilegalidade do fato com a comissão de licitação. A comissão de licitação por sua vez também deu as explicações devidas e na minha concepção prevaleceu o entendimento de que o certame era lícito”, comentou o delegado da Polícia Federal.

Resumiu-se a isso o episódio. A licitação continuou normalmente e chegou a sua conclusão no final da noite, com a escolha de quem vai fazer o transporte de alunos no município.

Disso tudo ficou patente que a oposição só tem se preocupado em atrapalhar a administração, em criar factóides, em criticar a festa maior da cidade aguardada com tanta expectativa que é o seu São João, demostrando que não tem nenhum amor à cidade.

Em contato com a imprensa, o Procurador Geral do Município anunciou que a edilidade vai representar contra os responsáveis pela denunciação caluniosa.

A população se mostra revoltada com a oposição, pela mesquinharia, pela demonstração de desamor pela cidade. É o feitiço virando contra o feiticeiro.

O Internauta Rafael Medeiros de Lima , é patoense e visitante assíduo do site Sertão Político. (Publicado no site Sertaopolitico.com )

Sindicato diz que foi transparente sorteio dos barraqueiros que vão trabalhar no São João de Patos

Na manhã de hoje (07/06), o prefeito Dinaldinho Wanderley, reuniu-se com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paloma Lustosa; com o secretário adjunto da pasta, Lamarck Leitão; e, também, com o presidente do Sindicato dos Barraqueiros de Patos, Expedito Lira, para avaliar o processo de escolha dos comerciantes que vão trabalhar no São João 2017.

 

Segundo o sindicalista Expedito Lira, o sorteio realizado, ontem (06), no centro de comercialização Batista Leitão, foi totalmente transparente. “O sindicato procurou, da melhor forma possível, fiscalizar e passar para os companheiros, que o sorteio tinha sido feito com transparência; inclusive, as rádios estiveram presentes, alguém colocou a mão e sorteou, e a gente teve o prazer de ver pela primeira vez como tinha sido feito o processo democrático da nossa cidade”, avaliou.

 

A secretaria de Desenvolvimento Econômico informou ao prefeito que tudo correu de forma tranquila e dentro do que era esperado e que a diminuição do espaço para algumas categorias dentro do Terreiro do Forró ocorreu por orientação do corpo de bombeiros, visando uma melhor segurança para o evento. “Todo o processo seletivo desde o cadastramento até o sorteio dos comerciantes foi previsto no edital que nós lançamos ainda no final de maio. Graças a Deus, com transparência e lisura, todo mundo fiscalizando, ponto a ponto, o que estava sendo sorteado e de forma democrática puderam concorrer a uma vaga”, destacou a secretária Paloma Lustosa.

 

Para Dinaldinho, o sentimento é de dever cumprido, pois todo o trâmite foi feito de acordo com o que determina a lei e sem favorecimento pessoal. “Aplicamos o principio da isonomia, dando a todos o direito igual de concorrer a uma vaga conforme disse o edital e sugeriu os órgãos de controle, pois é dever da prefeitura prezar pela segurança de seus munícipes; pudemos acompanhar aqui na reunião o depoimento de todos os envolvidos no processo, e vimos que tudo foi feito com lisura e transparência”, finalizou o prefeito.

 

O edital com o nome de todos os contemplados e as orientações a serem seguidas para a retirada do alvará e a marcação o local das barracas será divulgado no site da prefeitura, assim que o processo seja homologado.

 

  • Fala da secretária de Desenvolvimento Econômico – Paloma Lustosa – Download
  • Fala do presidente do sindicato dos barraqueiros – Espedito Lira – Download

Um sucesso o sorteio dos espaços comerciais do São João de Patos

 

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação realizou, no final da tarde desta terça-feira, o sorteio dos espaços destinados aos mais diversos tipos de comércio durante os festejos juninos. O evento ocorreu no Centro Comercial Batista Leitão (o Camelódromo), nas proximidades do Guedes Shopping. Uma demanda maior do que os espaços disponíveis tornou necessária a realização de um sorteio, para uma distribuição democrática dos lugares destinados ao comércio. Vale lembrar que os espaços mais disputados, dentro da área central da festa, foram reduzidos este ano, por determinação do Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar, por questões de segurança

O evento foi presidido pelo secretário executivo da pasta, Lamarck Leitão, mas contou com a presença do secretário de Planejamento, Nilton Domiciano,  e da Coordenadora do São João, Ana Cláudia Batista, que inclusive colaboraram ativamente nos trabalhos. Registramos a presença de vários representantes da imprensa como os jornalistas Jamerson Ferreira, Erly Fernandes, Adilton Dias e Ray Santana que acompanharam de perto a realização do sorteio.

A maioria das atividades comerciais que serão desenvolvidas, tanto dentro do espaço da festa como nas ruas adjacentes, teve demanda maior do que os espaços disponíveis, exigindo o sorteio, mas em algumas atividades a demanda foi apenas suficiente para preenchimento das vagas existentes. Das vagas existentes foram reservados 10% para candidatos que não tinham trabalhado anteriormente nos festejos juninos.

O sorteio se desenvolveu de forma tranquila. Mesmo aqueles que não foram beneficiados pela sorte, reconheceram a lisura da forma como foi feita a distribuição das vagas, não havendo tumulto, nem reclamações. Contribuiu também para isso o fato de a administração municipal ter alocado espaços novos fora do chamado terreiro para acomodar maior número de comerciantes, compensando em parte as perdas resultantes da redução determinada pelas autoridades de segurança.

Durante o sorteio, muitos vibravam quando o seu nome era anunciado pela oportunidade que preveem de ganhar um bom dinheiro durante os seis dias de festas, que certamente gerarão muitas divisas para o município e as mais diversas atividades.

Na saída muitos elogiavam a forma organizada como a administração municipal fez a distribuição dos espaços, com a maior transparência e à vista de todos.

Faleceu esta madrugada o pai da vereadora Tide Paulino.

Faleceu, esta madrugada, em Patos, o senhor Antônio Paulino de Araújo. “Seu” Antônio tinha 91 anos de idade e deixa viúva dona Rita Gomes de Araújo, de quem teve cinco filhos: Neusa, Zeneide, Vamberto, Valtide (vereadora em Patos) e Valnice. O corpo está sendo velado na cidade de Vista Serrana, onde será sepultado às 17h desta terça-feira, 06/06.