Caso Marielle: Congresso e governo são cobrados a propor reforma das Polícias (confirma comentário nosso)

By | 01/04/2024 7:31 am

(Roseann Kennedy, na Coluna do Estadão, em 30/03/2024)

A vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em 2018 no Rio de Janeiro. Foto: Mário Vasconcellos/CMRJ

Foto do author Roseann Kennedy

O caso Marielle Franco evidenciou que o crime se prolifera no Rio de Janeiro com a anuência de integrantes do Estado. No primeiro momento, a conclusão do inquérito da Polícia Federal deu um alento aos que aguardavam o resultado das investigações. Mas, a partir de agora, força o Legislativo a discutir a reforma das polícias e o modelo de segurança no País, na avaliação de especialistas do setor.

“Se o Congresso quiser tomar uma atitude séria, precisa montar uma comissão e apresentar uma proposta”, cobra Rafael Alcadipani, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor da FGV. Ele sugere, por exemplo, a adoção de mandato e metas para os chefes de polícia, como ocorre no Chile. “Chefes que não são independentes atendem a grupos politiqueiros”, alerta.

O procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo Márcio Sérgio Christino ressalta que o problema é estrutural e defende regulamentação mais ampla. “A questão do Rio é muito particular, não se reflete nos outros estados. A regulamentação tem de ser pensada primeiramente em nível nacional e refletir a necessidade de uma intervenção ou produção de um modelo de polícia diferente do existente”.

O pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP Bruno Paes Manso ratifica a avaliação de que o problema está na morfologia do sistema. Para ele, mudar a forma de indicação é algo pontual. “É cosmético se não se admitir o grau de profundidade do problema”. Ele defende investigação aprofundada “para que as polícias Civil e Militar sejam refeitas e a penetração do crime nas instituições executivas no Rio sejam assumidas como problema grave”.

Comentário nosso

É inegavelmente urgente que se faça uma reforma das diversas polícias do Brasil, para que sejam realmente eficientes e confiáveis. Seria talvez interessante que os chefes de polícia tivessem um mandato pré-estabelecido para evitar que se acomodem na função ou se viciem nas vantagens de que possem usufruir, inclusive de origens escusas. Agora o que não se pode é determinar que sejam eleitos por voto popular. Se as faccões e milícias já elegem vereadores e deputados, com maior interesse se empenharão em eleger os chefes de polícia, pelas vantagens que isso lhes traria. Deveria se procurar uma forma de escolher os chefes de polícia que evitasse ao máximo a interferência política nessa escolha. Que isso é dificil, todos sabemos que é. Mas é necessário o maior empenho neste sentido. E que ninguém pense que só no Rio de Janeiro há pessoas nos comandos das polícias de conduta duvidosa. (LGLM)

 

Comentário

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

One thought on “Caso Marielle: Congresso e governo são cobrados a propor reforma das Polícias (confirma comentário nosso)

  1. Trealdrix

    Стоит добавить, что одинаково целесообразно использовать спортивный уголок как для мальчиков, так и для девочек. Ведь маленькие принцессы будут не меньше радоваться такому полезному времяпровождению.Мы ежедневно получаем десятки звонков от благодарных родителей, бабушек и дедушек, которые выражают восторг продукцией и реакцией детей на нећ. Именно слова благодарности являются наилучшей рекламой для нашего магазина «НепоседАМ» и стимулом наполнять магазин всћ новыми качественными и полезными товарами. Мы осуществляем доставку по всей Украине, а увидеть вживую детский спортивный комплекс можно в Киев е.
    http://openshop.in.ua/begovye-dorozhki.html
    http://velo-sport.sumy.ua/?p=history&hp=2006
    http://www.spartak.cc/luchshie-igroki-spartaka-v-sezone/

    Детские Спортивные Комплексы Уличные.ТОВАР: Детский спортивный комплекс Акробат-1.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *