O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da juíza Antonieta Maria Maroja Arcoverde Nóbrega, proibiu a divulgação da pesquisa PB 0018/2014, encomendada por um sistema de comunicação paraibano a um instituto. A magistrada ainda fixou multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento de sua decisão.
Essa é a quinta vez a Justiça proíbe publicação de uma pesquisa encomendada pelo sistema de comunicação ao instituto nestas eleições. Até agora, o instituto foi multado pelo TRE-PB em R$ 212.820 pela realização de consultas irregulares.
A suspensão da nova pesquisa, que seria divulgada nesta sexta-feira (30), foi solicitada pelo candidato a deputado estadual Leandro Wagner Queiroz Barbosa (PPL), da coligação ‘A Força do Trabalho IV’, através do advogado Francisco Ferreira.
Comentário do programa – A decisão do TRE só confirma o que todo mundo sempre soube. As pesquisas da Paraíba não merecem a menor confiança. Nunca uma delas teve os resultados confirmados pelas eleições. Sua divulgação é apenas uma tentativa de iludir os eleitores para votar em determinado candidato que aparece nas pesquisas com favorito. (LGLM)