Cerimônia marca jubileu de ouro da Fundação Francisco Mascarenhas (*)

By | 09/11/2014 12:07 am

As Faculdades Integradas de Patos (FIP) celebraram o último dia 31 de o utubro o Jubileu de Ouro de sua mantenedora, a Fundação Francisco Mascarenhas (FFM). Criada em 1964 pelo senhor José Gomes Alves, a Instituição é uma das pioneiras da educação superior no sertão paraibano e contribui significativamente para o desenvolvimento da região.

A cerimônia recebeu autoridades, representantes dos corpos docente e discente, funcionários e personalidades que deixaram seus nomes marcados na história da Fundação. A eles foi entregue o troféu Amigo FFM, em reconhecimento às suas cooperações para o crescimento institucional.

Para o diretor geral das FIP, João Leuson Palmeira Gomes Alves, o sentimento é de dever cumprido. “Nesse meio século, a Fundação Francisco Mascarenhas vem cumprindo seu papel de trazer educação e desenvolvimento para a nossa cidade e para a nossa região. Este momento é para simbolizar o sucesso dessa história”, destacou.

Dona Luzieta Palmeira, viúva de José Gomes Alves, é testemunha destes 50 anos de história. Acompanhada dos seus filhos, netos e bisnetos, a matriarca emocionou-se ao relembrar a trajetória de dificuldades e vitórias ao longo desse tempo. “Eu me sinto muito feliz e satisfeita de estar aqui e poder participar dessa festa”, comemorou.

Graduada em Pedagogia e História pelas FIP, Francisca Motta, revelou sua alegria em participar da festa enquanto aluna egressa e prefeita. “É uma felicidade dupla. Estou aqui como ex-aluna, depois de ter concluídos dois cursos que foram muito importantes para minha vida, e estou como gestora. Não sei qual é a felicidade maior. Eu acompanhei esta história com José Gomes e hoje vejo com João Leuson, um exemplo de como se faz um excelente trabalho em prol da educação”, reconheceu.

A cerimônia contou ainda com o descerramento da placa e a inauguração do obelisco que simbolizam a trajetória da Instituição. Neste meio século a Fundação Francisco Mascarenhas configurou-se um importante pilar do Ensino Superior na Paraíba. Sua criação é um divisor de águas na história da educação, principalmente no sertão do estado, onde são formados profissionais comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.

Comentário do programa – Durante estes cinquenta anos temos sido testemunhas dos inestimáveis serviços prestados a Patos pela Fundação Francisco Mascarenhas. Pena que a matéria esqueceu outros pioneiros que ao lado de Zé Gomes sonharam e tornaram realidade este sonho. Alguns ainda vivos como Antônio Monteiro, outros que viraram saudade para os mais reconhecidos. Não custava nada, aos ilustres jornalistas, consultarem os anais da Fundação e citar os responsáveis pela sua instituição e a luta que desempenharam desde então. A Fundação é uma família muito maior do que a família de Zé Gomes. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *