Novo curso de jornalismo das FIP dará ênfase ao empreendedorismo e gerenciamento das mídias sociais. (*)

By | 15/11/2014 6:52 pm

O coordenador do Curso de Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos (FIP), o professor Flaubert Paiva, foi entrevistado nesta terça-feira (11), onde informou sobre as mudanças mais significativas na grade curricular do referido curso. De acordo com Flaubert, o novo curso de jornalismo vem com uma proposta focada nas mídias e redes sociais.

“Nesses últimos dez anos houve uma sistemática mudança no que respeito à produção em comunicação, e neste momento teremos um olhar direcionado para as mídias e redes sociais, no que diz respeito a gerenciamento dessas informações. Do ponto de vista organizacional o curso passa a ser mais voltado para uma área de empreendedorismo, com base numa formação que vai proporcionar meios e possibilidade para que os alunos possam empreender ações de gerenciamento da informação. Tudo isso se justifica pelo fato de que o papel do jornalista hoje não se resume apenas aos meios de comunicação, mas para um campo muito aberto de atividades de caráter gerencial”, comentou.

Outra mudança significativa para quem pretende cursar jornalismo é a diminuição de um período em relação ao antigo modelo, ou seja, o curso atual terá sete períodos, sendo que, no último, o aluno fará três disciplinas eletivas e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Comentário do programa – Com a disseminação de profissionais de imprensa muito acima da demanda do mercado, os novos profissionais têm que ter “algo mais” a oferecer. Este algo mais é a excelência e a especialização. O que já vem acontecendo em outras carreiras. Médicos têm que ser muito bons ou especialistas. Advogados, engenheiros e assim por diante. Para os jornalistas surge a necessidade de especialização e aí estão as mídias sociais como novo campo de atuação. A criação e gerenciamento de portais, por exemplo, tem sido muito prolífica, mas só os bons profissionais conseguirão a audiência que resulta em ganho financeiro. A exemplo do que acontece, por exemplo, com profissionais de rádio. Quanto mais audiência tenham mais podem faturar os seus programas. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *