(Folha da quarta)
Presidente da CPI que investiga irregularidades na Petrobras, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi indicado nesta terça-feira (25) para uma vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).
Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-PB), ele foi o único inscrito para a vaga do ministro José Jorge, obrigado a se aposentar porque completou 70 anos no último dia 18. O prazo se encerrou nesta terça.
O futuro ocupante da cadeira herdará a relatoria dos processos de investigação da Petrobras, entre eles o que avalia prejuízos na compra da refinaria de Pasadena (EUA).
A oposição acusa o presidente da CPI de blindar o Planalto e a Petrobras nas investigações. Ele nega.
O nome de Vital do Rêgo será submetido à análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Se aprovado, ainda terá de passar pela análise do plenário do Senado. O TCU é composto por nove ministros.
Comentário do programa – Com cinquenta e um anos de idade, Vitalzinho tem emprego garantido pelos próximos dezenove anos, com aposentadoria garantida quando completar setenta anos. Está recebendo um prêmio por serviços prestados, não só como presidente das CPIs que investigam o Escândalo da Petrobrás, mas também por outros serviços prestados ao governo como oferecer palanque a Dilma num primeiro turno como candidato a governador da Paraíba, numa candidatura sem a menor chance. Como Ministro do Tribunal de Contas da União, Vitalzinho “bateu as paradas”, embora vá ter que abrir mão da sua carreira política, pelos próximos vinte anos. (LGLM)