Câmara recebe Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Patos e aprova pedido de urgência para apreciação e votação (*)

By | 13/12/2014 9:48 pm

(Ascom | Câmara Municipal de Patos)

A Câmara Municipal de Patos recebeu na terça-feira, 09 de dezembro, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), encaminhado pela prefeita Francisca Motta, junto com um pedido de Urgência Urgentíssima para sua apreciação e votação por esta Casa Legislativa.

O Projeto de Lei Nº 50/2014, de autoria do Poder Executivo, foi apresentado no Plenário da Casa Juvenal Lúcio de Sousa durante a Sessão Ordinária, a qual compareceu a presidente da Casa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes e os vereadores Ivanes Lacerda, Diogo Medeiros, Toinho Nascimento, Lucinha Peixoto, Maurício Alves, Claudia Leitão, Isis Karla, Inácio de Gelo, Jardelson Pereira, Jefferson Melquíades e Sales Júnior, que votaram e aprovaram, por unanimidade, o pedido de Urgência Urgentíssima para análise e votação do PMGIRS.

No uso da Tribuna, a vereadora Claudia Leitão falou sobre a alegria de ver chegar à Câmara de Vereadores o Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Patos e ressaltou a importância do mesmo e o comprometimento da prefeita Francisca Motta em colocá-lo em ação.

“Estou muito feliz por ver chegar a esta Casa o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, especialmente porque participei das oficinas para sua elaboração e venha acompanhando todo o processo e a discussão para a implantação da Coleta Seletiva. Este é um Plano que atende a metas de pequeno, médio e longo prazo e que ele está orçado em mais de 16 milhões de Reais, de que participam ativamente recursos da União, do Estado e do Município, e sabemos, também, que há por parte da prefeita Francisca Motta um compromisso muito grande em colocá-lo em ação, uma vez que é gritante a sua necessidade”, comentou a vereadora.

Além da apresentação do PMGIRS, a Sessão ainda contou com a apresentação de 15 Emendas Modificativas ao Projeto de Lei Nº 037/2014, do Poder Executivo Municipal, que estima a receita e fixa a despesa do município de Patos para o exercício de 2015, apresentados pelos vereadores Sales Júnior, Jefferson Melquiades, Claudia Leitão e Toinho Nascimento; um Projeto de Lei e três Requerimentos.

O vice-presidente da Casa, vereador Ivanes Lacerda, comentou sobre as Emendas encaminhadas para as Comissões e destacou a necessidade de se tratar como prioridade para o ano de 2015 a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

O vereador disse que “todas as emendas foram bem elaboradas, que foram fruto de demandas verdadeiras da população e que não vê razão para que não sejam aprovadas, mas que, isto não significa que elas se transformarão em prioridades, pois, tudo depende da arrecadação prevista e dos convênios firmados”.

“Neste momento, por exemplo, eu vejo como prioridade máxima para 2015, a questão do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, mas, outro vereador pode entender que seja o esporte, a busca e o incentivo ao esporte, que seja a saúde, a educação, mas o desenrolar do orçamento é que vai dar o norte dessa discussão”, enfatizou Ivanes.

Comentário do programa – Mesmo que sua elaboração tenha sido precedida de discussões entendemos que constitui uma falta de respeito à Câmara o pedido de urgência/urgentíssima. O assunto é muito importante para ser votado “a toque de caixa”. A população tem que tomar conhecimento da importância da matéria e para isso quanto mais debate ocorrer na Câmara melhor. A administração deve perder o costume de querer empurrar goela abaixo da Câmara projetos importantes para que sejam aprovados sem uma discussão que tire todas as dúvidas dos vereadores e da comunidade. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *