Bairro Novo Horizonte foi o que mais cresceu na cidade de Patos, mas enfrenta graves problemas estruturais

By | 24/01/2015 5:44 pm

(Jozivan Antero, no Patos Online)

O corretor de imóveis e também vereador Diogo Medeiros (PSB) foi entrevistado para contar um pouco da história do Bairro Novo Horizonte. O bairro foi o que mais cresceu nos últimos 20 anos, mesmo com problemas na infraestrutura, ocupação irregular de áreas de preservação permanente e descaso por parte das autoridades. Diogo e seu pai foram os pioneiros na construção de casas no Novo Horizonte e conhece a fundo a história, inclusive com fotos do início de tudo.

Fundado na década de 80 pelo empreendimento criado pelo Dr. Lauro Queiroz, o loteamento, e atual Bairro Novo Horizonte, começou sua expansão após os financiamentos para construção através dos incentivos dados pelo Governo Federal através dos bancos. As primeiras casas a serem construídas foram na Rua Francisco de Assis Cabral, conhecida por Rua dos Policiais devido a grande quantidade de policiais que fizeram opção por morar na localidade.

Diogo Medeiros relatou que o nome Novo Horizonte é uma alusão ao Bairro Belo Horizonte, pois alguns consideram o Bairro Novo Horizonte como uma extensão do Belo Horizonte. O fato é que o crescimento rápido do Bairro Novo Horizonte, a qualidade das casas, além do grande número de obras, fez o bairro crescer tanto ao ponto de acontecer uma supervalorização dos terrenos no setor.

Uma particularidade negativa é que o bairro cresceu mesmo pelo desejo dos seus investidores e não pelo apoio do poder público, pois os governos municipais deixaram as áreas destinadas ao uso público serem invadidas em quase toda a sua totalidade. As Áreas de Preservação Permanente (APP) foram ocupadas devido a conivências das autoridades de fiscalização e até com o consentimento de políticos inescrupulosos com influência na Prefeitura Municipal de Patos.

O Governo Federal destinou para a Prefeitura Municipal de Patos, na administração do ex-prefeito Nabor Wanderley (PMDB), cerca de R$ 42.000.000,00 para a construção dos canais do Frango, Novo Horizonte e do Noé Trajano. Apenas o Canal do Frango foi construído e os demais ainda aguardam início das obras. A área destinada ao Canal do Novo Horizonte foi invadida por completo e o Canal do Franco, que faz fronteira entre os bairros, inclusive Novo Horizonte, se mostrou ineficaz para o que foi criado.

O vereador Diogo Medeiros também relatou durante a entrevista, o fato da autorização por parte da Câmara Municipal de Patos do empréstimo de R$ 14.000.000,00 para calçamento de ruas na cidade. Diogo disse que entre as diversas ruas do município, várias estão no Novo Horizonte, mas que ainda não foram iniciadas.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *