Câmara Municipal de Patos vai aumentar 4 vereadores (*)

By | 24/01/2015 5:43 pm

A Câmara Municipal de Patos, no Sertão, vai aumentar o número de vagas para a próxima legislatura. Atualmente com 13 cadeiras, a “Casa de Juvenal Lúcio de Sousa” poderá chegar a 15 ou 17.

A presidente do Legislativo, Nadigerlane Rodrigues, informou que a definição ocorrerá após o fim do recesso parlamentar em fevereiro. Patos tem mais de 105 mil habitantes.

De acordo com a Emenda 58 que alterou o inciso IV do caput do artigo 29 da Constituição Federal, os municípios que possuem entre 80 mil e 120 mil habitantes podem ter até 17 vereadores. O levantamento foi feito com base no Censo de 2010 do IBGE. A legislação também limita em 6% das receitas correntes do município o repasse para a Câmara Municipal.

A presidente da Câmara revelou que duas propostas vão ser discutidas pelos atuais vereadores. Um grupo defende que aumente duas vagas e o outro, quatro. Como as próximas eleições municipais vão ser realizadas no dia 2 de outubro de 2016, é necessária a aprovação de uma resolução ampliando as vagas, respeitando o prazo da anualidade, ou seja, pelo menos um ano antes da realização do pleito.

Em 2011, quando a Emenda foi promulgada, Patos, embora pudesse aumentar o número de vagas de 11 para 17 para a próxima legislatura, a Câmara patoense decidiu por maioria de votos apenas criar mais duas cadeiras. Diferentemente, por exemplo da Câmara de Bayeux, que criou mais sete vagas no Legislativo, pulando de 10 para 17. Em Santa Rita, o número de cadeiras subiu de 11 para 19.

A Câmara de João Pessoa aumentou de 21 vereadores para 27. Em Campina Grande, cuja população ultrapassou os 400 mil habitantes, o número de vereadores saltou de 16 para 23 na atual legislatura.

Comentário do programaUm ouvinte me perguntava se um aumento do número de vereadores pioraria ou melhoraria o nível da nossa Câmara. A resposta só pode ser uma. Depende do eleitorado. Se quiser melhorar o nível é só escolher melhor e independe de quantos lá cheguem, o nível pode melhorar. Se o eleitorado continuar a votar sem critério, a tendência será a mesma das eleições anteriores, “de pió a pió”, como a cantiga da perua. Pode haver uma melhora no nível intelectual e uma piora no nível político dos nossos representantes, Ou vice versa. O ideal era que melhorasse o nível político, ou seja que elegêssemos vereadores preocupados com os interesses da população e não com os seus próprios interesses. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *