(Patos Online)
O diretor de Operações do Detran-PB, Orlando Silva, concedeu entrevista na tarde desta quarta-feira, dia 28, onde buscou esclarecer alguns pontos questionados no caso da regulamentação dos ciclomotores na cidade de Patos/PB. A entrevista via telefone aconteceu no programa Polêmica, apresentado por Jozivan Antero, das 18 às 19h00, pela Rádio Espinharas de Patos.
Conforme explicou, a resolução nº 002/2015 do CETRAN (órgão estadual de trânsito), fala do licenciamento, que culmina com o emplacamento dos ciclomotores. Ele informou que esse emplacamento é de competência dos municípios, porém, esses não fizeram até então.
“Por conta disso, o CETRAN elaborou a resolução para que no prazo de 90 dias após, se o município quiser, fará a regulamentação. Após isso, se não houver nenhuma ação por parte do município, daí o Estado trará esses cliclomotores para a base estadual. É bom esclarecer que os ciclomotores precisam da habilitação ACC, para maiores de 18 anos, e que tenham passado por curso de direção defensiva. Enfim, toda a carga horária necessária”, explicou.
Questionado sobre o fato de os ciclomotores estarem sendo apreendidos em Patos, mesmo antes de haver regulamentação, o representante jurídico do DETRAN disse que o motivo dessa medida não é em virtude do veículo não ser emplacado, mas pelo fato de o condutor não possuir a ACC, não usar capacete, etc.
Informado sobre o fato de que o DETRAN de Patos não oferece a emissão de ACC, o entrevistado disse que vai averiguar porque isso não está ocorrendo.