Cunha quer votar redução da idade penal ainda este mês (*)

By | 06/06/2015 8:53 pm

(Folha na segunda-feira)

Em novo movimento de oposição ao governo federal, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse no domingo (31) que a Proposta de Emenda Constitucional que trata da redução da maioridade penal será votada ainda neste mês.

Cunha quer também aproveitar a eleição de 2016 para propor a realização de um referendo sobre o tema.

O texto em discussão visa reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos.

A proposta recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em março e seguiu para a análise de uma comissão especial que deverá elaborar um relatório para votação em plenário.

Segundo Cunha, a comissão especial deve concluir o trabalho até 15 de junho. Ele diz que, imediatamente, levará a questão ao plenário.

O governo Dilma Rousseff é contrário à medida.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse à Folha neste domingo que a aprovação do projeto será ”desastrosa” e um ”desserviço” à segurança pública.

”No nosso entendimento jurídico, a questão da maioridade penal é cláusula pétrea. Portanto, qualquer questão de redução, mesmo decidida por uma PEC [Proposta de Emenda Constitucional], é inconstitucional.”

O ministro disse que qualquer mudança aprovada sobre o assunto poderá ser levada à apreciação do Supremo Tribunal Federal quanto à sua constitucionalidade.

Cunha afirmou à reportagem que o tema é ”matéria da sociedade, não de governo”.

Pesquisa Datafolha divulgada em abril mostrou que, em uma eventual consulta pública, 87% dos brasileiros diriam ser favoráveis à redução da maioridade penal.

Foi o maior percentual já registrado pelo instituto, que avalia o tema desde 2003.

“Está comprovado que colocar jovens com adultos [no sistema prisional] acaba dificultando a ressocialização. Não há nenhum estudo científico que mostre que a redução terá eficácia. Pelo contrário, a violência irá aumentar no Brasil se isso acontecer”, afirmou Cardozo.

Para Cunha, uma pessoa que pode votar aos 16 anos pode responder por crimes com a mesma idade.

“Se você dá a uma pessoa de 16 anos o poder de eleger o presidente da República, por que ele não pode ser responsável pelos seus atos? Ou muda a idade de quem vota ou muda a responsabilidade”, disse o deputado.

Contrário à redução, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) disse que Cunha tenta ”mudar o assunto”, ao pautar a votação da PEC em meio ao debate de reforma política.

Como se trata de PEC, Dilma não poderá vetar a medida se ela for promulgada pelo Congresso. O assunto precisa ser votado em dois turnos na Câmara e no Senado.

Comentário do programaÉ urgente que se faça alguma coisa para combater a criminalidade entre adolescentes. Mas a redução da idade penal não será suficiente se não forem adotadas medidas paralelas para a mudança das condições de vida e reeducação destes jovens. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *