Paraíba tem crescimento em postos de emprego pela 1ª vez no ano (*)

By | 26/09/2015 10:53 pm

(Jornal da Paraíba, neste sábado)

Alta foi puxada pelo setor da Indústria de Transformação, com 3.064 empregos criados

A Paraíba apresentou crescimento no número de postos de trabalho pela primeira vez em 2015, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (25). Em agosto, o Estado registrou crescimento de 4.293 postos – o número representa um crescimento de 1,06% em relação a julho.

A alta foi puxada pelo setor da Indústria de Transformação, com saldo de 3.064 empregos criados, e Agropecuária, que gerou 1.870 novos postos. O Comércio (-590 vagas) e a Construção Civil (-143), entretanto, registraram demissões no período.

Durante todo o ano, entretanto, a Paraíba registrou perda de 11.717 postos de trabalho – ou um declínio de 2,76% em relação aos oito primeiros meses de 2014.

Os municípios que mais geraram novas vagas em agosto foram Mamanguape (1180 novos postos), Santa Rita (+1470) e Sousa (+95). João Pessoa (saldo de -649), Campina Grande (-205) e Queimadas (-50), entretanto, registraram o maior número de empregos encerrados.

Comentário do programaDizer, simplesmente, “A Paraíba apresentou crescimento no número de postos de trabalho…” pode dar uma falsa ideia para o leitor. O que pode ter acontecido na realidade é terem sido assinadas maior número de carteiras profissionais, o que não quer dizer necessariamente que aumentou o número de empregos. Pode ter aumentado a regularização, o que muitas vezes se dá graças a uma maior fiscalização. Mamanguape, por exemplo, no mês de agosto foi objeto de fiscalização do Ministério do Trabalho, quando foram registrados mais de cinquenta empregados, no Comércio, onde a queda provocada pelas demissões poderia ter sido maior.   A simples presença da fiscalização induz a que outros empresários também regularizem aqueles empregados que estão sem carteira assinada. Claro que o aumento dos empregos, justamente na indústria de transformação, se deve ao início das atividades nas usinas de cana de açúcar, daí o aumento tanto em Mamanguape como em Santa Rita, onde existem usinas. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *