(Jornal da Paraíba)
Cada vez mais a tese de candidatura própria do PSB ganha mais força em João Pessoa. As articulações que visam fortalecer o partido para a disputa saíram dos bastidores e já são discutidas abertamente, inclusive na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Hoje, o partido soma o apoio de pelo menos onze legendas no Estado e pretende ampliar esse número. O mais cotado para disputar as eleições na capital é o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, João Azevedo.
A pretensão do governador Ricardo Coutinho (PSB) é atrair para o âmbito municipal as alianças consolidadas no cenário estadual. O apoio do PMDB é um dos mais cobiçados pelo gestor. Com base nisso, a recente nomeação do deputado estadual Trócolli Júnior para a Secretaria de Articulação Política pode ser uma tentativa do governador para unificar o PMDB em torno da candidatura de seu partido na capital.
A política de alianças adotada pelo PSB tende a isolar o deputado federal Manoel Júnior no PMDB e pode minar sua possível candidatura. O peemedebista chegou a anunciar o apoio do PR, que foi negado pela direção da sigla. O partido sinaliza para o apoio ao projeto do PSB. Trócolli Júnior preferiu não falar sobre a disputa do próximo ano, mas quando questionado sobre seu papel na formação de alianças para as eleições municipais, ressaltou que irá trabalhar para o governo.
Na avaliação de Trócolli, seria prematura qualquer avaliação sobre candidaturas faltando mais de um ano para o processo eleitoral. Porém, ele frisou que a candidatura de Manoel Júnior será analisada no próximo ano e caso não se mostre possível, irá defender que o PMDB apoie o candidato lançado pelo PSB. No caso do PT, alguns socialistas já dão como certo o apoio do partido para 2016 em João Pessoa. Ontem, o PSB de João Pessoa se reuniu para discutir o cenário político após a saída do prefeito Luciano Cartaxo do PT e realiza uma plenária hoje.
Bem mais otimista, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), aposta em alianças com o PT e PMDB em torno da candidatura socialista. Para ele, o cenário político de hoje é totalmente favorável ao PSB, o que mostra uma possibilidade concreta de uma candidatura do PSB. “Há essa possibilidade concreta de termos a candidatura do PSB com apoio do PMDB e do PT e chegarmos à vitória tranquilamente na capital”, avaliou Galdino.
O presidente do PR na capital, deputado Caio Roberto, não esperou 2016 para anunciar que fica com o PSB na disputa municipal. Os dirigentes do partido optaram por discutir com o PSB a formalização de alianças para as eleições municipais, que não devem ser formalizadas em todos os municípios do Estado. Caio Roberto descartou qualquer tipo de apoio à pré-candidatura de Manoel Júnior.
Comentário do programa – Em João Pessoa há uma tendência de polarização entre uma candidatura do PSB e a candidatura de Luciano Cartaxo à reeleição, pelo PSD. PMDB e PT (agora com a saída de Luciano), tendem a apoiar uma chapa encabeçada pelo PSB de Ricardo. Enquanto, Luciano Cartaxo, agora alojado no PSD de Rômulo Gouveia, tende a atrair o apoio do PSDB que não tem um candidato com fôlego para a disputa. A candidatura de Manoel Júnior pelo PMDB, parece perder fôlego, mesmo que ele vire Ministro da Saúde, como se especula, não só nos jornais paraibanos, mas também nos jornais do Sul do país. (LGLM)