Congresso mantem veto a lei que permitia a desaposentação

By | 16/12/2015 8:40 am

 

Congresso Nacional manteve ontem à noite o veto parcial à Lei nº 13.183/2015. Haviam sido vetados pela Presidente Dilma os dispositivos que permitiam a chamada desaposentação. Ou seja permitia que a pessoa aposentada renunciasse à aposentadoria para tentar uma aposentadoria melhor. Os dispositivos haviam sido introduzidos na Medida Provisória 676/2015, que tratava de assunto diverso, durante a tramitação no Congresso Nacional, naquilo que se chama de “jabuti”. Um dos casos comuns de desaposentação é a do trabalhador que, aposentado, continua a trabalhar e pretende renunciar para obter uma aposentadoria melhor. O dispositivo vetado permitia que o trabalhador pedisse a desaposentação depois de contribuir por sessenta meses depois de aposentado.

O veto foi mantido porque apenas 181 deputados votaram a favor de sua derrubada, quando seriam necessários 257 votos. Como não obteve votação suficiente para sua derrubada na Câmara, nem foi votado pelo Senado.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *