(Jornal da Paraíba)
Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi o município que teve a maior variação positiva de contratações
A Construção Civil voltou a puxar a queda de empregos na Paraíba. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relacionados à novembro e divulgados nesta sexta-feira (18), foram perdidos, no total, 93 empregos de carteira assinada no Estado. O saldo negativo foi afetado sobretudo pela Construção Civil, que perdeu 859 postos de trabalho, apesar dos números favoráveis em setores como Comércio e Serviços, que ganharam 493 e 309 vagas, respectivamente.
Áreas como a Extrativa Mineral (-5) e a Indústria de Transformação (-54) também contribuíram para o cenário desfavorável de empregos no Estado. Este foi o pior mês de novembro da série histórica e o único, desde 2003, a registrar um valor negativo. Segundo o Caged, no acumulado de janeiro a novembro de 2015 o saldo é de baixa de 10.781 mil postos, um recorde para o período, enquanto que nos últimos 12 meses verificou-se um declínio de 2,89% no nível de emprego ou menos 12.274 postos de trabalho.
O levantamento mostrou, ainda, que Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi o município que teve a maior variação positiva de contratações, com 715 admissões e 540 desligamentos – um saldo de 175 novos empregos. Nas primeiras posições do ranking estão também João Pessoa, Mamanguape e Sapé, com saldos positivos de 99, 44 e 31 contratações no mês passado, respectivamente. Entre os municípios com pior resultado estão Campina Grande (-66) e Sousa (-86).
No ranking nacional, a Paraíba figura em 5º lugar, e no Nordeste, em 3º, apenas atrás de Alagoas e Sergipe. Em todo o país, o mês de novembro também apresentou o pior resultado da série histórica, com a perda de mais de 130 mil postos de trabalho – uma redução de 2,29% de trabalhadores em relação ao mês anterior. Nacionalmente, os setores que influenciaram o saldo negativo foram a Indústria de Transformação (-77.341) e Construção Civil (-55.585).
Diga isso ao ” Mago”, ele vai dizer que é mentira!
Nossa! !!!!