Paraíba tem pior saldo negativo de empregos no mês de novembro

By | 20/12/2015 3:45 am

 

(Jornal da Paraíba)

Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi o município que teve a maior variação positiva de contratações

A Construção Civil voltou a puxar a queda de empregos na Paraíba. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relacionados à novembro e divulgados nesta sexta-feira (18), foram perdidos, no total, 93 empregos de carteira assinada no Estado. O saldo negativo foi afetado sobretudo pela Construção Civil, que perdeu 859 postos de trabalho, apesar dos números favoráveis em setores como Comércio e Serviços, que ganharam 493 e 309 vagas, respectivamente.

Áreas como a Extrativa Mineral (-5) e a Indústria de Transformação (-54) também contribuíram para o cenário desfavorável de empregos no Estado. Este foi o pior mês de novembro da série histórica e o único, desde 2003, a registrar um valor negativo. Segundo o Caged, no acumulado de janeiro a novembro de 2015 o saldo é de baixa de 10.781 mil postos, um recorde para o período, enquanto que nos últimos 12 meses verificou-se um declínio de 2,89% no nível de emprego ou menos 12.274 postos de trabalho.

O levantamento mostrou, ainda, que Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi o município que teve a maior variação positiva de contratações, com 715 admissões e 540 desligamentos – um saldo de 175 novos empregos. Nas primeiras posições do ranking estão também João Pessoa, Mamanguape e Sapé, com saldos positivos de 99, 44 e 31 contratações no mês passado, respectivamente. Entre os municípios com pior resultado estão Campina Grande (-66) e Sousa (-86).

No ranking nacional, a Paraíba figura em 5º lugar, e no Nordeste, em 3º, apenas atrás de Alagoas e Sergipe. Em todo o país, o mês de novembro também apresentou o pior resultado da série histórica, com a perda de mais de 130 mil postos de trabalho – uma redução de 2,29% de trabalhadores em relação ao mês anterior. Nacionalmente, os setores que influenciaram o saldo negativo foram a Indústria de Transformação (-77.341) e Construção Civil (-55.585).

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

2 thoughts on “Paraíba tem pior saldo negativo de empregos no mês de novembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *