Francisca Motta estaria procurando um novo secretário de saúde.

By | 30/12/2015 11:30 am

 

          A informação que corre nas rodas políticas locais é que a prefeita Francisca Motta estaria procurando um profissional na área de saúde para nomear para a Secretaria de Saúde do Município. Um dos nomes sondados teria sido o do dr. Jucélio Pereira que já exerceu vários cargos administrativos em nossa cidade. É um profissional sério e capaz. Segundo se comenta ele teria recusado a indicação alegando questões políticas e administrativas. A Secretaria de Saúde é hoje um “calo”, em qualquer administração. Aumentaram muitos os compromissos do município na área, o que exige uma dedicação quase exclusiva do profissional que ocupe o cargo, num município do porte de Patos, enquanto a remuneração paga pelo município jamais cobrirá o que o profissional deixará de perceber em outras atividades. Além do mais, o município tem recebido muitas responsabilidades na área sem uma contrapartida correspondente em termos de recursos. Outro problema á a falta de interesse de muitos profissionais, inclusive médicos, em cumprirem os horários a que são obrigados, o que deixa o secretário “num beco se saída”. Tem que exigir o cumprimento dos horários, mas não quer punir os colegas que não os estão cumprindo.  Uma prova é a reação dos profissionais de saúde, por exemplo, à marcação de ponto, motivo de exigência inclusive do Ministério Público Federal.

          Esperamos que a Prefeita encontre um profissional que se proponha a assumir o cargo, mesmo sabendo do desgaste que sofrerá, de parte da população se não fizer as coisas funcionários e de parte dos colegas, se exigir o cumprimento das obrigações, principalmente a carga horária. Outro problema é gerado pela limitação dos profissionais para acumular cargos, o que provoca prejuízos financeiros que a maioria não quer encarar.

          A função de secretário não é exclusiva da classe médica, podendo ser exercida por alguém que, pelo menos, tenha conhecimento dos problemas da área e das soluções que se tornem necessárias adotar. E precisa gozar do necessário prestigio junto da administração para enfrentar os inúmeros problemas que vai ter que enfrentar. O outro problema sério é ter que “bater de frente” com profissionais muito ciosos dos seus privilégios.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

2 thoughts on “Francisca Motta estaria procurando um novo secretário de saúde.

  1. Luiz Gonzaga Lima de Morais

    Alguém estava “tomando conta”. E não deve ter aguentado “a barra”, tantos problemas tinha a enfrentar.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *