Até os petistas estão convencidos de que a saída de Dilma é iminente

By | 21/04/2016 2:55 pm

Quase ninguém acredita que Dilma permanecerá no poder por muito tempo. Até os petistas mais lúcidos estão convencidos disso. Se a saída dela é justa não vem ao caso. Se seu substituto é melhor do que ela, não é pacífico. Mas que ela está na iminência de sair do governo, por uma decisão político do Congresso Nacional é cada vez mais consensual. Por oportuno vejamos esta matéria publicada na Folha nesta quinta-feira.

Renan e petistas consideram afastamento de Dilma ‘iminente’

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu na noite desta terça-feira (19) cinco senadores do PT para um jantar em sua residência oficial, em Brasília. O encontro ocorreu horas após o peemedebista estabelecer o rito que o processo de impeachment de Dilma Rousseff obedecerá na Casa. Segundo relatos, a avaliação geral foi de que o afastamento da petista é iminente.

Ao longo da noite, outra governista, a ministra Kátia Abreu (Agricultura), se somou ao grupo. Inicialmente, os petistas foram a Renan agradecer o que chamaram de “postura firme e equilibrada” do presidente do Senado diante das pressões da oposição e de partidários do impeachment para que ele acelerasse o trâmite do processo.

Foi inevitável, porém, que fizessem avaliações sobre o cenário no Senado, e a derrota da petista foi vista como a possibilidade mais plausível. Caso a maioria simples dos senadores aceite dar continuidade ao processo de impeachment, Dilma é afastada por até 180 dias, prazo em que a Casa é obrigada a concluir o julgamento da petista, condenando-a ou absolvendo-a do crime de responsabilidade.

A derrocada da petista foi considerada uma certeza nesta primeira etapa, a que definirá seu afastamento por até seis meses.

Pessoas próximas a Renan confirmam que ele vê a saída de Dilma como “uma questão de tempo”. Durante o encontro, os petistas, por sua vez, afirmaram que, assim que o vice Michel Temer assumir o Planalto, enfrentará forte oposição do partido no Congresso e nas ruas.

A avaliação de aliados de Renan é que Temer precisará entender que, uma vez presidente interino, não estará em condições de “exigir” nada do Congresso e terá que negociar ponto a ponto medidas que quiser encampar, inclusive com o que hoje é vista como sua possível base aliada.

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

6 thoughts on “Até os petistas estão convencidos de que a saída de Dilma é iminente

  1. Luiz Gonzaga Lima de Morais

    Vão ter que enguli-Los até que a Justiça os defenestre também.

    Reply
  2. Maria Crispim

    Se não houver novas eleições, vamos nos deparar com o mais votado constitucionalmente, escolha do povo brasileiro, Tiririca.

    Reply
  3. Jairo Cezar

    A situação atual do país, reflete bem o ditado que diz: se ficar o bicho come e se correr o bicho pega..

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *