Banco de Leite de Patos está com apenas sete litros no estoque

By | 14/05/2016 11:40 pm

 

(Veja comentário no final)

O Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle, da Maternidade de Patos, está com estoque de apenas sete litros. O volume é o menor atingido desde que o banco foi inaugurado em 1988; de acordo com a maternidade, o baixo número de doadoras e a grande quantidade de recém-nascidos que precisam do leite provocaram a redução no estoque. Dezoito bebês estão internados na maternidade precisando de leite, seis deles na UTI.

“A situação é crítica e preocupante e a única forma de revertermos isso é captando novas doadoras”, afirmou a coordenadora do BLH de Patos, Joana Sabino. “Por isso, estamos realizando palestras para conscientizar as gestantes e mães sobre a importância da doação. Faço um apelo para que as mulheres que tem excesso de leite, ao invés de descartar o produto, doe para o banco”, pediu. Atualmente, somente 13 doadoras fornecem o leite para a instituição, com regularidade variada.

Segundo ela, os bebês internados consomem, em média, 4,5 litros de leite por dia. “Como não têm previsão de alta, pois isso depende do ganho de peso e das condições de saúde de cada um, se os estoques não forem repostos a quantidade que está no banco só dá para alimentá-los por mais um dia”, afirmou Joana, acrescentando que o banco já chegou a ter um estoque de 180 litros.
Para ser doadora, é preciso apresentar exames do pré ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde, não fumar mais que dez cigarros ao dia, não tomar medicamentos incompatíveis com a amamentação e não usar álcool ou drogas ilícitas. Antes de ser enviado para alimentação dos bebês, o leite do banco passa por um processo de pasteurização que  inibe bactérias e vírus que possam causar doenças, como a AIDS. O Banco faz a captação na casa da doadora e fornece orientação e matérias para a ordenha. Para maiores informações deve-se entrar em contato através do telefone 3423-2157.

(jORNAL DA PARAÍBA)

Comentário do programaSe você tem leite humano sobrando preste este serviço à comunidade. Doe o que lhe sobra que vai beneficiar quem mais precisa. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *