Servidores da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba estão paralisados nesta segunda-feira em todo o Estado em protesto pela exoneração de Einstein Coutinho de Almeida, Auditor-Fiscal do Trabalho do cargo de Superintendente da SRTE/PB. Servidor de carreira que em três dois de gestão fez mudanças significativas de forma democrática, dinâmica e comprometida com a instituição na busca de um melhor funcionamento deste órgão, de melhores condições de trabalho e do clima organizacional em geral, o que nenhum outro com indicação política tenha conseguido.
Essa mobilização também tem como objetivo REJEITAR a nomeação de um político em seu lugar, o que os servidores não aceitam por existirem da repartição pessoas por demais qualificadas para exercer esse cargo e com conhecimento suficiente da nossa realidade pra gerir o órgão, a exemplo de EINSTEIN e por essa razão solicitam todo o apoio da imprensa nessa causa dando cobertura nessa paralização, porque sabemos que quando um gestor tem interesses unicamente políticos todos tem a perder, inclusive os usuários. só servidores da casa sabem o que um órgão e seus servidores precisam pra funcionar bem e prestar um serviço de qualidade. Indicações políticas só causam divisões no ambiente de trabalho e total descompromisso com a Instituição, e isso pudemos comprovar com a interdição do prédio da Superintendência em 2015 pelas precárias condições de abandono em que o Ministério do Trabalho na Paraíba chegou a ficar.
Diversos órgãos já obtiveram vitória nessa questão como o INSS, a CGU, cujos dirigentes são do próprio quadro de carreira, e agora com a Lei de Responsabilidade Estatal o próprio Governo começa a reconhecer que esse é o único caminho parao serviço público mudar pra melhor. Tanto que Temer já propôs uma medida provisória segundo a qual os cargos dirigentes deverão ser preenchidos por funcionários efetivos, ao invés de qualquer pessoa, por indicação política.
Neste final de semana aconteceu uma reunião com o deputado Wilson Santiago Filho e os servidores da SRT/PB, quando recebeu um abaixo assinado dos servidores de João Pessoa e Campina Grande acerca do assunto e manifestou seu apoio ao nosso movimento.
Os servidores têm agendadas outras reuniões com diversos políticos e a paralisação da Sede e agências do interior nesta segunda-feira, 11 de julho.
(Luiz Gonzaga Lima de Morais, com informações da Assessoria de Imprensa)